O branqueamento de corais é um problema ecológico grave relacionado principalmente com o aumento da temperatura da água dos oceanos. ... Isso acontece em razão da expulsão das algas zooxantelas ou por causa da perda do pigmento dessas algas, que vivem em associação mutualística com o coral.
Os corais são afetados diretamente pela temperatura, pela radiação solar e pela química dos oceanos. As águas dos mares estão ficando mais quentes, com isto os corais se contraem e começam a sufocar as algas dentro deles.
Infelizmente os recifes de coral sofrem com uma série de ameaças, que vão desde a sobrepesca até o desenvolvimento costeiro, passando pelo escoamento agrícola e o transporte marítimo. Além disso as mudanças climáticas agravam ainda mais essas ameaças locais.
"Sem os recifes, há a erosão da orla e as cidades costeiras desaparecem." Esta não é a primeira vez que os cientistas observaram o processo de branqueamento de corais na Grande Barreira. Dois grandes eventos de branqueamento já ocorreram na área – em 1998 e 2002, diz Hughes, da Força-Tarefa.
"Um recife amortece o efeito de uma tempestade vinda do mar aberto, diminuindo a força das ondas", afirma Peter Sale, especialista em manejo de recifes de corais. "Sem os recifes, há a erosão da orla e as cidades costeiras desaparecem."
38 curiosidades que você vai gostar
7 Maneiras inteligentes de proteger os coraisProteger os peixes que se alimentam de algas. ... Multar quem danifica os corais. ... Mapear as áreas de recifes. ... Alguns recifes têm sofrido particularmente com a poluição do mar e a pesca indiscriminada. ... Reconstruir corais com choques elétricos. ... Recolocar corais com balões submarinos.
Os recifes de coral ajudam a manter nossas águas costeiras livres da poluição. Muitos corais e esponjas são filtradores, o que significa que consomem material particulado (poluentes que não se dissolvem) presente na água. Isso evita que essas partículas se depositem no fundo do oceano e sujem-no com materiais nocivos.
A ideia é que a pulverização de sal na atmosfera possa encorajar a formação de gotículas maiores, resultando em nuvens maiores e mais densas. Clarear as nuvens acima da Grande Barreira de Corais foi sugerido como um último recurso para proteger o maior sistema de recifes do mundo de mais uma descoloração catastrófica.
Os recifes de corais são importantes ecossistemas que abrigam uma grande quantidade de formas de vida marinha, fornecendo-as abrigo e proteção. Estima-se que aproximadamente 65% dos peixes marinhos vivam nesse importante habitat, sendo fundamental, portanto, a sua preservação.
Quanto ganha um digital Influencer no Instagram?
Sou separada de fato tenho direito à pensão por morte?
Em qual região brasileira há maior número de rodovias?
Quais as ferramentas utilizadas na imersão em profundidade?
Pode assinar a carteira antes de dar baixa?
Como funciona o sensor de proximidade no celular?
Qual o melhor cimento para piso?
Quem toma anticoagulante pode tomar ginkgo biloba?
Qual o país que mais desperdiçam alimentos?
O que significa livro capa dura?
Qual foi o último sermão de Jesus?
Quando a glicose está baixa o que acontece?
Quem paga a perícia de insalubridade?