Quando a necrose pulpar se instala, o paciente normalmente sente um incômodo ao mastigar, já que o dente fica mais sensível do que o normal. “Pode apresentar também uma fístula com drenagem de secreção purulenta e em casos mais severos pode ocorrer um edema em face e febre”, acrescenta a especialista.
Entre os sinais e sintomas mais comuns da necrose dentária destacam-se a descoloração do dente, o aparecimento de abcessos ou fístulas e a dor. A dor associada à necrose pulpar costuma ser descrita como espontânea.
A necrose pulpar é quando a polpa do dente morre devido a uma infecção aguda, geralmente causada por uma cárie não tratada. Quando uma cárie perfura o dente, esta ataca a polpa dentária até a matar, causando a dor intensa que dura alguns dias! A dor desaparece porque o dente é deixado sem terminações nervosas.
A necrose pulpar é a falência do sistema de nervos e irrigação sanguínea do dente que ficam na região chamada de polpa dental. Quando isso acontece, o sistema vascular e nervoso que traz vitalidade ao dente para de funcionar, ou seja, o dente morre. O processo é assintomático, logo, o afetado não sente dor.
Em relação a necrose pulpar, é geralmente assintomática, sendo a alteração da cor da coroa dentária uma indicação de perda da vitalidade pulpar. Nos casos de diagnóstico duvidoso, o teste do preparo da cavidade (meio mecânico) será de grande valia.
33 curiosidades que você vai gostar
Quando há a morte da polpa, geralmente a dor é bem localizada, havendo sensação de “dente crescido” e dor ao mastigar, além disso, um sinal bem característico é que ao se abaixar a cabeça tem-se a sensação de que o dente “pesa”.
Consiste em realizar a cirurgia de acesso do dente suspeito sem anestesia. Se conseguimos atingir a câmara pulpar sem que o paciente sinta dor é sinal de que esta polpa não apresenta mais vitalidade.
O dente morto é o resultado da perda da vitalidade pulpar. Assim, quando a polpa dentária perde o sistema de nervos e a irrigação sanguínea, ela perde a sua vitalidade. E isso causa a morte do dente.
8 situações em que o dente precisa ser extraído
2) Necrose pulpar: quando o tratamento de canal não consegue acalmar a infecção. 3) Doença periodontal avançada: quando o dente não tem mais suporte ósseo ou apresente uma mobilidade severa.
Como é calculada a multa de 40 do FGTS?
Como eliminar o oxalato de cálcio da urina?
Quais os livros mais vendidos hoje?
Qual a maior empresa Sony ou Microsoft?
O que são Jogos de quebra gelo e integração?
Como usar o incenso para atrair dinheiro?
Qual a brisa de tomar Rivotril?
O que é uma calculadora científica?
Quais fatores afetam o potencial produtivo da bovinocultura no Brasil e por que eles afetam?
É correto afirmar sobre a ação penal?
O que e uma substância apolar e polar?
Qual é a equação reduzida da reta que passa pelo ponto a 5 7?
O que comer para tirar a gordura da barriga?
Qual a diferença entre biodiversidade e diversidade biológica?
Qual a diferença do boxe para o MMA?
Pode deixar comigo-ninguém-pode dentro de casa?
Que palavra pode substituir provocar?