A ludicidade contribui na aprendizagem e conhecimento da criança, pois possibilita criatividade, interação social e crescimento sadio através do relacionamento entre o grupo desenvolvendo seu potencial cognitivo, motor e social. ... Cada criança é um ser único, com anseios, experiências e dificuldades diferentes.
É preciso aplicar estratégicas de forma lúdica, seja através das brincadeiras, do ritmo de uma música, das poesias, das rimas ou do envolvimento da turma nas elaborações de atividades. Os jogos precisam estar no planejamento do professor e ele deve motivar seus alunos na criação de novos jogos.
Atividades lúdicas são brincadeiras que envolvem jogos ou interações com outras crianças e adultos. Seu objetivo é ensinar e divertir quem as pratica.
O lúdico é subjetivo, permitindo-se assim, fazer relação com o processo de ensino aprendizagem. ... Paulo Freire diz: “Que ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção” (2001, p. 52).
Ludicidade é um termo que tem origem na palavra latina “ludus”, que significa jogo ou brincar. ... A ludicidade é um instrumento potente para o processo de ensino-aprendizagem em qualquer nível de formação, mas está presente com mais frequência na Educação Infantil.
Levando isso em consideração, o Ensino Lúdico propõe a utilização e o incentivo do brincar em prol da educação e da formação do conhecimento. Através das atividades lúdicas, estudantes aprendem enquanto brincam e se divertem, o que torna o seu desenvolvimento cognitivo muito mais espontâneo e fácil.
As atividades lúdicas mostram o caminho para encontrarmos a personalidade de cada uma, pois cada criança reage de forma diferente. No momento da aprendizagem de uma LE, as crianças se deparam com um mundo totalmente novo, em que a apresentação deste novo idioma estimula a sua curiosidade, despertando sua motivação.
Atividades lúdicas são importantes de forma que, a criança desenvolva também o raciocínio lógico, evoluindo mentalmente, intelectualmente e favorecendo o amadurecimento social. Dessa maneira, estas atividades tem por objetivo aprofundar e desenvolver os conhecimentos do aluno, de forma divertida e não tradicional.
Conheça 14 atividades lúdicas para crianças
O lúdico na aprendizagem é capaz de desenvolver habilidades importantes, como atenção, imitação, memória e até imaginação. O cérebro humano se desenvolve por estímulos recebidos nos primeiros sete anos de vida. Por isso, é necessário incentivar todos os aspectos: cognitivo, motor e afetivo.
Por fim no Terceiro capitulo O Lúdico como Facilitador da Aprendizagem onde diz que o brincar é vital para o desenvolvimento do corpo e da mente. Nele se reconhece um meio de proporcionar educação integral, em situações naturais de aprendizagem que geram forte interesse em aprender e garantem prazer.
Esse conceito aborda a necessidade de utilizar métodos diferentes para captar a atenção dos estudantes e deixá-los interagir melhor com a matéria proposta. O lúdico pode ser utilizado na educação infantil, local em que é mais comumente aplicado, e também no ensino fundamental e médio.
E também pretendeu-se ressaltar o caráter do lúdico como ferramenta pedagógica na construção de um aprendizado mais significativo e perceber como ele pode ser utilizado em sala de aula, nas séries iniciais. Desta maneira, busquei subsídios para aprimorar a minha ação como educadora, realizando uma reflexão sobre o tema.
Quanto tempo leva para o lixo se decompor?
Sinonimo de menosprezar depreciar?
Quais são os objetos do Direito Comercial?
Papeis é oxitona paroxitona ou proparoxitona?
Quais são os melhores itens de Terraria?
Qual o signo que gosta mais de sexo?
Como colocar o torrent predefinido para baixar por torrent?
Quanto tempo dura sobrancelha de henna?
Qual a diferença entre água sanitária e hipoclorito?
Qual cidade brasileira nunca foi capital do país?
Qual o indicador da inflação no Brasil?
Quem fez cirurgia de vesícula pode subir e descer escada?