Na escuta ativa (ou empática), quem fala percebe claramente que quem escuta entende o problema é entende também os sentimentos que vem junto com o que é falado. Quem está ouvindo está interessado não só no que está sendo dito, mas na mensagem inteira.
Escuta empática na Comunicação Não-Violenta
Ouvir com empatia é diferente de ouvir com nossos ouvidos, é uma escuta que envolve o coração e a busca por compreender o que realmente está sendo dito. É comum que em uma conversa quotidiana quando alguém fale dos seus problemas e a outra pessoa comece a: ... A meu ver nenhuma dessas opções é empática.
A escuta empática vai além de prestar atenção no que está sendo dito. ... É a busca da compreensão da mensagem no contexto do outro. Ou seja, é respeitar e entender que a mensagem do outro é fruto de seus valores e de sua forma de ser.
Você ouve procurando entender o significado, o sentimento; ouve para compreender. O exercício de escutar o outro de forma integral exige um despojamento de paradigmas e de um espelhamento de atitudes. É, simplesmente, escutar com os olhos e com o coração.
Com a escuta ativa, não há julgamento. Você respeita as emoções, as experiências e os sentimentos dos outros – por mais que não concorde com eles. Então, podemos dizer que a empatia é como um benefício de se praticar os princípios da escuta ativa. Quanto mais você praticar, mais empático será.
O que bloqueia a escuta empática Alguns comportamentos comuns que frequentemente ocorrem e bloqueiam a escuta empática: ⁃ aconselhar: “acho que você deveria… como você não fez…” ⁃ gabar-se: “isso não é nada, escute o que aconteceu comigo…”
É recomendado que uma das partes explique o método da escuta empática; V. ... Pergunta 9 Resposta Selecionada: Resposta Correta: Comentário da resposta: Da mesma maneira que existem outras habilidades e atitudes necessárias ao processo de negociação, a escuta empática precisa ser adquirida.
É preciso ir além de engajar: acolher e ter escuta ativa contribui para criar uma cultura de confiança. Manter o engajamento e a motivação dos funcionários sempre será um desafio.
Como escutar empaticamente em tempos de Pandemia?
A empatia diz respeito não só à capacidade de se colocar no lugar do outro, mas também de conseguir enxergar o mundo além de seu ponto de vista. Um velho provérbio diz: “caminhe alguns quilômetros nos sapatos de outra pessoa antes de criticá-la” e resume bem o sentido de ser uma pessoa empática.
Uma das partes mais importantes de demonstrar empatia é ter paciência para entender melhor a perspectiva das outras pessoas. Julgar os outros faz parte da natureza do ser humano! Nossos ancestrais faziam isso para se defender de situações e pessoas perigosas. É normal levar um tempo para superar essa tendência.
Conheça 4 passos para uma comunicação empática e compassiva no ambiente de trabalho. Você sabe o que é comunicação não violenta?
A empatia deve ser um processo espontâneo durante o atendimento ao cliente. Por isso, não é possível criar um “roteiro de comunicação empática” para atender melhor. Entretanto, há algumas frases para empatizar que podem ser utilizadas de acordo com os estímulos fornecidos pelo cliente.
Como configurar o adaptador de Rede com fio?
O que os recrutadores gostam de ouvir?
Como responder em inglês que estou bem?
Como responder a uma mensagem no Instagram?
Como os indígenas tomavam chimarrão?
Como pagar meu empréstimo Santander?
Quanto vale os pontos no meu mundo Avon?
Como fica o aviso prévio trabalhado com a nova lei?
Como faço para parcelar a multa do Imposto de Renda?
Como pagar parcelas de financiamento de trás pra frente caixa?
Onde moram os missionários da Canção Nova?
Como funciona o ladrão da piscina?
Como funciona a TV a cabo SKY?