Redação. A carta do leitor é um gênero textual utilizado quando algum cidadão deseja posicionar-se criticamente a respeito de algum assunto ou acontecimento do momento. É um texto de curto tamanho, com linguagem concisa e assertiva.
Estrutura da carta de leitor
Para fazer uma carta do leitor, antes de tudo, é necessário ter uma posição crítica a respeito de algo que foi publicado em algum periódico. É importante considerar os assuntos e temas recentes e relevantes. Além disso, é importante atentar ao veículo no qual a carta será publicada: qual o seu perfil e de seus leitores?
A carta do leitor é tão importante que pode ser fonte para uma nova notícia, uma vez que ao expor suas considerações a respeito de um assunto, o destinatário pode acrescentar outros fatos igualmente interessantes que estejam acontecendo e possam ser abordados!
Características. As principais características da carta do leitor são: Textos breves e escritos em 1ª pessoa. Temas atuais e de caráter subjetivo. Linguagem simples, clara e objetiva. Presença de destinatário e remetente. Texto expositivo e argumentativo.
Assinatura: O leitor assina seu nome, o qual pode aparecer em forma de sigla, por exemplo, Afonso Miguel Pereira dos Santos (A.M.P.S.) Para compreender melhor o conceito de carta do leitor, segue abaixo dois exemplos, onde o primeiro apresenta uma linguagem formal e o segundo uma linguagem informal:
Como usar multímetro em eletrônica?
Como diminuir a concentração de uma solução?
Como fazer uma folha de papel almaço no Word?
O que fazer para reduzir o FAP?
Qual a maneira correta de capinar?
Dá para perceber ou dar para perceber?
Qual a unidade de medida do PhotoScape?
Onde o relógio deve ficar no pulso?
Como funciona o sistema de planilha?
Como recusar uma proposta de orçamento?
Quais são as funções de um multímetro?
Quais são os métodos para reduzir uma frase?
Como restaurar o tamanho da imagem no Photoshop?
Qual a maneira correta de se escrever de repente?
Como ajustar a barra de rolagem no Excel?