A esposa poderá receber a totalidade dos bens deixados pelo falecido marido, isto é, ser considerada herdeira universal, desde que inexistam outros herdeiros legítimos, bem como disposição em contrário por ele deixada através de testamento.
Veja bem, se você for casado no regime de COMUNHÃO PARCIAL DE BENS, ao se divorciar, sua esposa/seu marido não tem direito a receber parte da herança de seus pais. Ela/Ele somente terá direito sobre a metade dos bens adquiridos por vocês a título oneroso durante o casamento.
É preciso, primeiramente, saber se o regime do seu casamento é de comunhão parcil ou total de bens. Se for parcial, temos o seguinte: seu marido tem direito à metade dos bens adquiridos após o casamento. Herança, em tese, fica fora da divisão, já que é um direito que pertence ao herdeiro desde antes do casamento.
Além da meação, o cônjuge sobrevivente terá direto à herança, em conjunto com os filhos, sobre os bens adquiridos anteriormente ao casamento e recebidos em doação/herança pelo falecido ( patrimônio particular ).
Em caso de falecimento de pessoa casada sob regime da comunhão universal de bens, lembre-se que o cônjuge sobrevivente não é herdeiro, mas terá direto à metade dos bens do casal (a denominada meação , que é a divisão do patrimônio em razão da extinção do casamento, por divórcio ou morte).
33 curiosidades que você vai gostar
Assim, os filhos representarão o pai falecido na herança dos avós e receberão o que ele receberia se fosse vivo. Por exemplo: o falecido tinha dois filhos e se estivesse vivo, teria direito à herança de 25% dos pais; neste caso, os 25% serão divididos entre os dois filhos do filho pré-morto.
O bem recebido de herança pelo falecido passa a integrar seu patrimônio particular, com isso, após seu falecimento a companheira terá direito aos bens particulares como herdeira e não como meeira, em concorrência com os descendentes, caso haja, ou ascendentes.
É importante lembrar que o direito à herança só existe com o falecimento do detentor dos bens. Caso sua esposa venha a falecer, sem filhos e pais vivos e desde que não tenha deixado testamento dispondo de forma diferente, a herança será destinada integralmente ao cônjuge sobrevivente.
Para fins de herança, o viúvo terá direito a 50% do patrimônio deixado pelo falecido, mas não a título de herança, e sim como sua meação.
Como funciona a correção da redação do Enem?
Como atualizar Windows Search?
Quais as consequências de não se cumprir as normas de uma empresa?
Quem participa da mediação extrajudicial?
Qual o mascote das Olimpíadas de 2021?
Quais são componentes elétricos?
Porque a Suécia não foi invadida?
Quais os órgãos mais favorecido na prática do yoga?
O que comprar para pesca na praia?
Qual faculdade tenho que fazer para ser Professora de Português?
O que faz o relacionamento esfriar?
Como saber se a hérnia estrangula?
Quais são os sintomas de alergia a banana?
Qual é o número atômico do cloro?
O que fazer para sacrificar um gato?
Como funcionam os processos industriais?
O que é preciso para montar uma tapiocaria?