Como devo me dirigir a um oficial de justiça?

Pergunta de Jaime Pacheco Gomes em 03-10-2025
(37 votos)

Ex.: Vossa Excelência, Sr.

Qual o pronome de tratamento para oficial de justiça?

Reproduzimos aqui a parte que diz respeito ao Judiciário: Tratamento: Vossa Excelência. Vocativo: Excelentíssimo Senhor.


Qual a forma correta de chamar um juiz?

Em uma audiência, se a intenção é se referir ao magistrado de maneira solene é correto tratá-lo por “excelência” ou por “meritíssimo juiz”. É importante lembrar anotar que não há qualquer reparo a ser feito ao uso da expressão “senhor juiz”, que, além de respeitosa, por ser mais simples, torna-se mais recomendável.

Como se dirigir ao Tribunal de Justiça?

Membro de Tribunal de Justiça Vossa Excelência V.

Como se dirigir ao membro do Ministério Público?

O pronome de tratamento usado para tratar um promotor com cortesia e reverência é Vossa Excelência, com abreviatura V. Ex. ª. Segundo a Lei nº 8.625/93 Art.

Dicas de carros para Oficiais de Justiça


32 curiosidades que você vai gostar

Como se referir a um órgão público?

V. Como se dirigir aos Membros do Congresso Nacional (senadores e deputados federais)A carta começa com: Vossa Excelência.No corpo do texto: Excelentíssimo Senhor.No envelope: A Sua Excelência o Senhor Deputado Fulano de Tal ou DD. Membro da Câmara Fulano de Tal.

Como se referir aos tribunais de justiça?

Egrégio, colendo, areópago, pretório, douto, augusto

Todos esses termos, especialmente egrégio e colendo, são usados para se referir respeitosamente a tribunais e outros órgãos colegiados. São palavras comuns na linguagem jurídica.

Quando usar Egrégio Tribunal?

O adjetivo egrégio, derivado do latim egregius, significa nobre, notável, ilustre, insigne, admirável. É usado para reverenciar os Tribunais, em especial os de segunda instância, ou seja, os Tribunais de Justiça (dos Estados e do Distrito Federal) e os Tribunais Regionais (Federais, Eleitorais e do Trabalho).

Qual a diferença entre Colendo e egrégio?

3) Ora, por tradição, egrégio normalmente é o tratamento conferido, no Poder Judiciário, a um tribunal considerado em seu todo; já colendo se destina a seus órgãos fracionários (câmaras, turmas e seções).



Outras questões
Política de privacidade Sobre nós Contato Receitas
Copyright 2026 - todasasrespostas.com