A educação geralmente ocorre sob a orientação de educadores, mas os alunos também podem se auto-educar. A educação pode ocorrer em contextos formais ou informais e qualquer experiência que tenha um efeito formativo na maneira como se pensa, sente ou age pode ser considerada educacional.
Nesse sentido, a educação, em termos de Brasil, deve ser tratada como uma política social, que tem como compromisso fundamental à garantia dos direitos do cidadão, ou, ainda a escola deve assumir um novo papel frente à sociedade, que é o de propiciar ações para a efetivação dos direitos sociais.
O processo educativo é determinado por fatores sociais, políticos e pedagógicos, e como tal precisa ser definido de acordo com seu contexto histórico-social, partindo dos esquemas educativos primários, nas relações que o aprendiz trava antes mesmo de iniciar sua escolarização, passando pelo modo como a educação escolar ...
A escola acaba sendo um espaço privilegiado para esse processo, principalmente porque na escola não há espaço para a informalidade. ... Uma vez que a instituição escolar é um espaço em que ocorre o processo formal de educação, podemos dizer que esse ambiente e processo – formal-escolar – manifesta e produz divisão social.
Na educação, o conceito da disrupção se aplica a maneiras inovadoras de transformar as formas convencionais de ensino e aprendizagem, ajudando a alcançar objetivos importantes como: personalização do ensino, aprendizagem mais prática, multidisciplinaridade, desenvolvimento socioemocional, cultura digital, inclusão, ...
Já a palavra escolarização, de acordo com o dicionário Aurélio, é o ato ou efeito de escolarizar; o conjunto de conhecimentos adquiridos na escola. ... Já a escolarização prepara a pessoa através do conhecimento que garante a aprendizagem na construção do saber”, diz.
Enquanto processo de sociabilização, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade. Nesse sentido, educação coincide com os conceitos de socialização e endoculturação, mas não se resume a estes.
A educação no Brasil é deficitária, principalmente na esfera pública de ensino. É necessário que o governo federal e as esferas estaduais e municipais invistam no setor e garantam um ensino de qualidade para a população. Qual é a importância da educação?
A educação é um dos meios mais importantes para o desenvolvimento de uma sociedade. É exercida de forma que o indivíduo desenvolva suas habilidades, adequando-se à sociedade.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional a educação no Brasil se divide em: No Brasil, a educação é regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério.
Quais as lutas enfrentadas pelo sertanejo?
Qual programa usar para fazer etiquetas escolares?
O que é capitalismo e como surgiu?
Qual a importância da média moda é mediana na estatística?
O que começa com pé termina com U?
Quanto tempo leva para clarear o cabelo com canela?
O que é Excelência em gestão da qualidade?
Qual a relação entre corpo e alma para Espinosa?
Quando o porco-espinho ataca cachorro?
Como disfarçar o absorvente no biquíni?
Qual a maior cooperativa habitacional do Brasil?
Qual a importância da observação detalhada nos projetos de design de interiores?
Qual é o jogo mais legal da Play Store?
É verdade que o hambúrguer do McDonald's é feito de minhoca?
Qual a importância do relaxante muscular?