Pesquisas sugerem que algumas atividades físicas podem estimular a criação de novos neurônios. Pela primeira vez, os cientistas comparam os impactos neurológicos de diferentes tipos de exercícios: corrida, musculação e treinamentos de alta intensidade.
Beneficia a memória e a cognição
Quando praticamos atividades aeróbicas (caminhada, dança, yoga), há a liberação do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), uma proteína que estimula a formação de novos neurônios e está diretamente relacionada ao aprendizado, por isso pode favorecer funções cognitivas.
Sabe-se que o exercício acelera a maturação das células-tronco, ou seja, sua transformação em células adultas totalmente funcionais e melhora o mecanismo de aprendizagem de longo prazo. Todos esses elementos são fundamentais para melhorar o aprendizado e a memória.
Quando praticamos atividade física, o aumento da frequência cardíaca promove a oxigenação do cérebro, estimulando o fluxo sanguíneo no local. Isso estimula o cerebelo, responsável pela coordenação motora, e também aumenta a atividade no hipocampo, associado à memória e ao aprendizado.
5 hábitos que promovem a criação de neurôniosExercício aeróbico. Cientistas da Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, descobriram que é uma das técnicas mais adequadas para aumentar a neurogênese. ... Alimentação. ... Sexo. ... Estresse e ansiedade sob controle. ... Mente sempre ativa.
35 curiosidades que você vai gostar
Na verdade, é possível produzir novos neurônios. A neurogênese (formação de novos neurônios) continua ocorrendo no cérebro na velhice. Isso ocorre, em particular, em uma região do cérebro chamada hipocampo, que participa da memória e da aprendizagem.
O álcool e as drogas matam os neurônios e alteram a plasticidade sináptica. E o tabaco, a poluição e qualquer elemento que afete negativamente o sistema nervoso. E também a falta de exercício mental e a solidão. Por que os neurônios também morrem por inatividade.
Exemplos de exercícios para o cérebro que você pode facilmente adotar:Escove os dentes com a mão não-dominante;Faça o mesmo com o mouse;Realize tarefas com os olhos fechados, como tomar banho ou vestir-se;Veja as horas pelo espelho;Faça um percurso diferente para o trabalho;
Até uma caminhada de dez minutos pode melhorar a capacidade do cérebro. Dez minutos de exercícios leves e sem ânimo podem mudar imediatamente a maneira como certas partes do cérebro se comunicam e melhorar a função da memória, de acordo com um novo e animador estudo neurológico.
Como funciona a prova do IFSP?
O que significa a expressão Lampeira?
Que tipo de energia é emitida no decaimento alfa?
Quais são os deveres do Código de Ética da enfermagem?
Qual a diferença do NOW para o Netflix?
Pode dar chá erva-cidreira para cachorro?
Como calcular a solubilidade em água?
O que é competência originária dos tribunais?
O que é homicídio qualificado por motivo torpe?
Como é feito o cálculo da multa de trânsito?
Quantos filhos Dorinha Duval tem?
Qual a idade da pessoa mais velha com síndrome de Down?
Qual melhor plano de saúde individual?
Por que o ouro não gruda no IMA?