Histeria ou neurose histérica é uma psiconeurose caracterizada por alterações transitórias da consciência, como períodos de amnésia ou perda de memória, e por várias manifestações sensitivas ou motoras, também passageiras, como tiques, perda da sensibilidade cutânea, paralisia dos membros, cegueira ou convulsões.
As mulheres consideradas histéricas apresentavam uma ampla gama de sintomas, incluindo ansiedade, falta de ar, desmaios, nervosismo, desejo sexual, insônia, retenção de líquidos, sensação de peso no abdômen, irritabilidade, perda de apetite e uma "tendência a causar problemas para os outros".
O transtorno de personalidade histriônica é caracterizado por um padrão generalizado de excessiva emocionalidade e busca de atenção. O diagnóstico é por critérios clínicos. O tratamento é com psicoterapia psicodinâmica.
A afonia histérica é uma forma rara de disfonia funcional. ... A afonia histérica ocorre por medo de falar ou cantar, um trauma psíquico, a persistência de uma alteração vocal, o fracasso de tratamentos prolongados, o bloqueio afetivo, o desejo inconsciente de chamar a atenção.
Hilário designa uma situação ou uma pessoa cômica, extremamente divertida e que provoca muitos risos. Por exemplo: “Foi hilário ver a reação da menina durante a festa.” É um termo derivado do latim hilaris, com origem no grego hilaros (que significa alegre, animado).
O tratamento consistia em rezas, amuletos e exorcismos. As mulheres identificadas como histéricas eram interrogadas, perseguidas, torturadas e, por vezes, queimadas na fogueira.
Etimologia (origem da palavra histérica ). Feminino de histérico. Perto do encerramento das operações, no entanto, a reação " histérica " do mercado perdeu ímpeto. Folha de S.Paulo, 09
O termo tem origem no termo médico grego hysterikos, que se referia a uma suposta condição médica peculiar a mulheres, causada por perturbações no útero, hystera em grego. O termo histeria foi utilizado por Hipócrates, que pensava que a causa da histeria fosse um movimento irregular de sangue do útero para o cérebro.
A histeria também é mais frequente em pessoas que cresceram ou vivem em um ambiente familiar instável e de grande tensão, pois prejudica a capacidade para lidar com as emoções. Em casos mais raros, os sintomas de histeria podem surgir após a morte de alguém muito próximo ou a perda de um grande amor.
A psiquiatria, em sua mais recente classificação das doenças mentais (CID - 10) , dividiu a histeria em vários diagnósticos, acabando assim com a validade do termo. As divisões principais são: 1. Transtorno de personalidade histriônica 2. Transtorno dissociativo ou conversivo. ↑ AVILA, Lazslo Antônio; TERRA, João Ricardo.
Como saber se tenho direito a receber diferença do INSS?
Como ocorre o ciclo do oxigênio que ocorre entre o meio e os seres vivos?
Pode recorrer à pensão por morte?
Onde fica instalada a máquina virtual Java?
Como saber se vou receber a pensão por morte?
Como identificar o déficit de atenção em adultos?
Que Exame fazer para saber se tenho ansiedade?
Estou desempregada tenho direito ao auxílio maternidade?
Como ocorre o decaimento alfa e o beta?
Como desenvolver a tolerância à frustração?
Como os portugueses conquistaram o Brasil?
Para que serve o remédio Dolamin flex 125mg?
Como se desenvolve o câncer de estômago?
Como foi a Pré-História no Brasil Resumo?
Qual a importância das atividades culturais na escola?