A postura do profissional de enfermagem é crucial neste momento. “Para trabalhar em cuidados paliativos é preciso tirar a carapaça”, afirma Monique. “Não é fácil, não é tranqüilo, sofremos o luto, inclusive o luto antecipado, junto com a família. Se não estivermos preparados, será ainda pior”.
Cuidados Paliativos são indicados para todos os pacientes (e familiares) com doença ameaçadora da continuidade da vida por qualquer diagnóstico, com qualquer prognóstico, seja qual for a idade, e a qualquer momento da doença em que eles tenham expectativas ou necessidades não atendidas.
Nos cuidados paliativos, os enfermeiros atuam em equipes interdisciplinares, buscando oferecer um cuidado profissional que reduza o sofrimento e promova o conforto e a dignidade do paciente e da família, atendendo as necessidades básicas de saúde física, emocional, espiritual e social.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em conceito definido em 1990 e atualizado em 2002, “Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da ...
Cuidados Paliativos: a importância do cuidado, do conforto e do controle dos sintomas. Esse modelo de cuidados se dá com a prevenção e/ou alívio do sofrimento, por meio de identificação precoce, promovendo o controle da dor e diminuição de outros possíveis sintomas de difícil controle.
Oficialmente, os cuidados paliativos surgiram como prática na área da saúde na década de 1960 no Reino Unido com a médica, enfermeira e assistente de saúde Cicely Saunders, que dedicou sua vida ao trabalho para alívio do sofrimento humano.
Um dos pilares dos Cuidados Paliativos é o trabalho multiprofissional e interdisciplinar. O foco da atenção não é a doença a ser curada ou controlada, mas o doente, entendido como um ser biográfico, ativo, com direito à informação e à autonomia plena para decisões a respeito do seu tratamento.
Enfermeira do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo de 20 Colaboradora do Instituto Paliar desde 2016. Consultora sobre Condições Crônicas de Saúde e Cuidados Paliativos.
Princípios do Cuidado Paliativo (OMS 2002) Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em conceito definido em 1990 e atualizado em 2002, "Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma
Qual o papel do professor ao trabalhar com literatura em sala de aula?
Como o homem degrada a biosfera?
Qual foi o efeito da Palavra de Deus na vida de Amós?
Como um professor pode se qualificar?
Quanto custa uma passagem de Fortaleza para Aracati?
Qual a importância da contextualização no processo ensino-aprendizagem?
Como o professor pode agir para tornar significativa a aprendizagem?
Tem que se depilar antes da depilação a laser?
Como o professor é visto nos dias de hoje?
Como lidar com a variação linguística em sala de aula?
Como a música pode ajudar no aprendizado?
Qual o papel do professor da educação infantil frente às atividades lúdicas?
Quem é o pai e a mãe de Naruto?
Como instalar MariaDB CentOS 7?
Como a televisão pode ajudar na educação?
Como ir para Gramado saindo de Florianópolis?