Zonas tropicais ou intertropicais: são áreas próximas à linha do Equador, onde os raios solares incidem na superfície de maneira perpendicular, ou seja, com grande intensidade. Nessas regiões as temperaturas são elevadas, sendo assim, são consideradas as mais quentes do planeta.
Os 5 dos locais mais quentes do planeta1 – Vale da Morte (Estados Unidos)2 – Dallol (Etiópia)3 – El Azizia (Líbia)4 – Ghadames (Líbia)5 – Dasht-e-Lut (Irã)1 – Ulan Bator (Mongólia)2 – Monte MC Kinley (Estados Unidos)3 – Oymyakon (Rússia)
Termosfera - O topo da termosfera fica a cerca de 450 km acima da Terra. É a camada mais quente, uma vez que as raras moléculas de ar absorvem a radiação do Sol. As temperaturas no topo chegam a 2.000ºC. Exosfera - A camada superior da atmosfera fica a mais ou menos 900 km acima da Terra.
Além disso, o núcleo da Terra mantém-se quente graças a duas fontes de “combustível” distintas. Por um lado, a energia deixada pela formação do planeta. Por outro lado, a energia nuclear que existe devido à decomposição radioativa natural.
Novas medições sugerem que o centro da Terra é muito mais quente do que se pensava anteriormente e que teria uma temperatura de 6.000ºC, semelhante à da superfície do Sol.
26 curiosidades que você vai gostar
Termosfera - O topo da termosfera fica a cerca de 450 km acima da Terra. É a camada mais quente, uma vez que as raras moléculas de ar absorvem a radiação do Sol. As temperaturas no topo chegam a 2.000ºC.
Assim, a mesosfera é considerada a camada mais fria da atmosfera. Nela, a temperatura cai proporcionalmente com o aumento da altitude, como resultado da diminuição do aquecimento solar. Com a altitude, os gases da mesosfera tornam-se cada vez mais rarefeitos, inclusive o oxigênio.
Troposfera: é a camada que se estende do solo terrestre (nível do mar) até atingir 12 quilômetros de altitude. Conforme a altitude se eleva, a temperatura diminui, atingindo -60 °C no ponto mais alto. Nessa camada ocorre a formação das nuvens e das chuvas.
A linha Kármán, a 100 km de altitude, é considerada frequentemente como o limite entre atmosfera e o espaço exterior.
Conheça os locais mais quentes e mais frios do planeta Vale da Morte, Estados Unidos. ... Dallol, Etiópia. ... Deserto de El Azizia, Líbia. ... Salta, Argentina. ... Dasht-e-Lut, Irã ... Ulan Bator, Mongólia. ... Monte Mc Kinley, Estados Unidos. ... Omyakon, Rússia.
Astrônomos descobriram que a atmosfera externa da Terra se estende 630 mil quilômetros, aproximadamente 50 vezes o diâmetro do planeta, indo além Lua.
Configuração entre a superfície da Terra e o espaço sideral, com a linha de Kármán à altitude de 100 km (62 mi).
Qual é a camada mais fria da atmosfera terrestre? A camada mais fria da atmosfera terrestre é a mesosfera. As temperaturas em seu limite superior podem chegar a -90º C. A variação de temperatura acontece à medida que a altitude eleva-se.
Como o ar é um mau condutor de calor, a temperatura vai caindo conforme nos afastamos do nível do mar – em média, fica 6,4 ºC mais frio a cada mil metros de subida. Essa regra vale independentemente de os lugares altos estarem mais próximos do Sol.
Na termosfera a temperatura volta a aumentar com a altitude, e rapidamente. Ela atinge, em média, 1.500°C. Sua espessura varia entre 350 e 800 km, mas pode chegar a apenas 80 km, dependendo da atividade solar.
Principais características
Como dito anteriormente, a mesosfera é uma região extremamente fria, com temperaturas que variam de -10° C a -100° C. Dessa maneira, ela é considerada a camada mais fria da atmosfera. Na mesosfera, a temperatura cai proporcionalmente com o aumento da altitude.
Na mesosfera a queda de temperatura passa a ocorrer em virtude da baixa concentração de moléculas e da diminuição do calor oriundo da camada de ozônio, que ficou pra baixo. Apesar da baixa concentração, o ar presente na mesosfera é suficiente para oferecer resistência a objetos que entrem em nossa atmosfera.
Na termosfera, a temperatura aumenta à medida que a altitude aumenta. Isso ocorre porque a radiação solar, altamente energética, é absorvida pela pequena quantidade de oxigênio residual que ainda está presente nessa região.
Os Estados Unidos têm uma definição própria, que considera que o espaço começa a uma distância de 80 km da superfície da Terra. Se um piloto ultrapassa este marco, ele já pode ser chamado de astronauta.
Na década de 1990, o físico húngaro Theodore von Kármán determinou a fronteira a cerca de 50 milhas de altitude, ou aproximadamente 80 quilômetros acima do nível do mar.
De acordo com a Segunda Lei de Newton, para que um objeto em órbita se mantenha em posição fixa em relação a superfície terrestre, ele deve estar a uma distância fixa de 35.786 km do nível do mar e sob a linha do Equador.
A medição é problemática, já que há muitos fatores, como o choque com um asteróide, que fazem a Lua se afastar ou se aproximar ligeiramente da Terra. Essa distância é, em média, de 384.042 quilômetros, com uma variação de mais ou menos 2 centímetros, mas Murphy quer uma precisão ainda maior.
Como saber meu número Claro Chip?
Qual a diferença entre alusão e paráfrase?
Qual a diferença entre mídia impressa e mídia digital?
Qual o bairro mais luxuoso de Fortaleza?
Quais são as principais características do sistema capitalista e socialista?
Como surgiu a arquitetura contemporânea?
O que representa a afetividade na fase da Educação Infantil?
Quais são os principais impactos?
Com quantos meses aparece a linha nigra?
Quem criou o sistema operacional?
Qual a carne mais macia para fazer churrasco?
Como usar pó de café como fertilizante?
Quem não pode exercer a tutela?