A arquitetura contemporânea surgiu após a arquitetura moderna que, durante o seu desenvolvimento, recebeu influência da Revolução Industrial a respeito da introdução de novos materiais na área da construção civil. Nessa época, os artistas começaram a buscar diferentes formas para abordar os problemas projetais.
O conceito de arquitetura contemporânea
Como explicamos, a arquitetura contemporânea surgiu após a consagração dos movimentos modernistas. Trabalha-se com a ideia de que o nascimento desse novo conceito se deu a partir da década de 1980 e segue até os dias atuais.
O estilo contemporâneo surgiu no final dos anos 1980 e no início dos anos 1990 e se mantém em produção até os dias de hoje. Neste estilo, questões como funcionalidade, conforto térmico, design dinâmico e economia verde passam a ficar em primeiro plano.
São características da arquitetura contemporânea:
O uso de materiais não tóxicos; A busca por materiais naturais; O aproveitamento de materiais recicláveis; A valorização da luz natural.
A arquitetura contemporânea no Brasil é fortemente marcada pelo minimalismo. Ainda influenciados pelas referências modernistas, os arquitetos ajustam os padrões estéticos vindos de tradições anteriores à demanda da atualidade: a convivência com a tecnologia e a demanda por soluções menos danosas ao meio ambiente.
24 curiosidades que você vai gostar
A arquitetura contemporânea surgiu no fim da década de 1980 e permanece até os dias atuais. Não apresentando uma estética ou proposta únicas, pois mistura tendências, esse gênero combina elementos de diferentes estilos.
Esse estilo teve início no final dos anos 80 e permanece até os dias atuais. As principais características dos projetos da arquitetura contemporânea revelam a mistura de várias tendências, como o moderno e o pós-moderno em um comportamento definido como pluralismo.
Descubra as principais características da arquitetura moderna. Quer conhecer as principais características da arquitetura moderna? Saiba que esse estilo é marcado por materiais como aço, vidro e concreto, simplicidade e integração de ambientes e valorização da iluminação natural.
Os contemporâneos carregam a tecnologia e a tendência atual de decoração. Cadeiras e chaises clássicas, por exemplo, ficam lindas em um espaço contemporâneo”, explica. A arquiteta Adriana Morávia, do escritório Morávia & Arquitetura Interiores, explica como deve ser feito essa mistura.
A arquitetura moderna enquadra-se num período de tempo: 1920 e 1960, enquanto a arquitetura contemporânea aplica-se ao que está a ser desenvolvido hoje em dia… mesmo que a arquitetura contemporânea seja, frequentemente, de inspiração moderna!
O que é Contemporâneo:
Contemporâneo é um adjetivo que faz referência ao que é do mesmo tempo, que viveu na mesma época. Contemporâneo designa quem ou o que partilha ou partilhou o mesmo tempo, o mesmo período.
A Arte Contemporânea reúne expressões e técnicas inovadoras, que incentivam a reflexão subjetiva sobre a obra, apresentando um rompimento em relação à pauta moderna, o que pode ser considerado como o início do Pós-Modernismo.
Apesar de muitas pessoas utilizarem o adjetivo “moderno” para definir algo que na verdade é contemporâneo, os dois termos se referem a períodos bem diferentes. Enquanto o moderno especifica o movimento modernista, que ocorreu na primeira metade do século XX, o contemporâneo retrata o momento atual.
Início da arquitetura contemporânea
Idealizado por Joseph Paxton, ele foi construído em 1851 para a Exposição Universal de Londres. Com os avanços da Revolução, diversas tecnologias como o aprimoramento em vidro e aço foram surgindo.
As estruturas pré-históricas construídas de 10.000 anos a.c. até os anos 2.000 a.c, são consideradas o nascimento da arquitetura. O período conhecido como Idade da Pedra, foi quando os homens começaram a descobrir maneiras de se abrigar , o que faz surgir uma arquitetura rudimentar com pedras, folhagens e madeiras.
A arquitetura contemporânea no Brasil possui um estilo único que, embora se aproxime bastante da tendência modernista, não se assimila integralmente a nenhum dos previamente conhecidos. ... Esse estilo pouco convencional tem se mostrado crescentemente arrojado, notório e, como fruto disso, premiado mundialmente.
O estilo contemporâneo é marcado por explorar ambientes integrados com a ausência de paredes entre cozinha, sala de jantar e sala de estar. O conceito de espaço aberto é uma forma encontrada para deixar o ambiente maior, uma vez que com a ausência dessas paredes a sensação de amplitude é acentuada.
O Estilo Contemporâneo representa a mulher que gosta de estar com um visual atualizado, mas sem excessos. Por isso, podemos dizer que é o estilo de quem aprecia novidades, contudo, estas precisam estar validadas, ou seja, público expressivo já deve estar a usá-las.
Uma casa contemporânea possui linhas e formas simples em sua arquitetura, tanto na parte externa como no interior de seus ambientes. ... Uma casa contemporânea tem como características possuir grandes janelas de vidro, formatos mais irregulares, uso de concreto e aço entre muitas outras.
O Neoclássico é visto com frequência em palácios, prédios e outras construções oficiais e urbanas. No entanto, no interior do Brasil, o Barroco e o Rococó tiveram uma grande influência. O Barroco também é bastante identificado na arquitetura religiosa (sacra) do Brasil, em especial na segunda metade do século XVI.
A arquitetura romana se caracteriza pela sua solidez, com o emprego de arcos, abobadas e tetos curvos que nenhuma civilização grande anterior conhecia. Suas obras se espalharam por toda a Europa na forma de aquedutos, estradas, pontes, basílicas, residências, arcos do triunfo e panteões.
Os 5 pontos da arquitetura moderna e suas aplicações em projetos contemporâneosPilotis. A elevação do edifício em relação ao solo, realizada por meio de pilotis, libera o pavimento térreo para a circulação de pessoas e automóveis. ... Planta livre. ... Fachada livre. ... Janelas em fita.
Diferença entre arquitetura moderna e contemporânea
A Arquitetura Moderna é influenciada pelos ideais de vanguarda entre os anos entre os 1930 a 50. Já a Arquitetura Contemporânea tem forte influência da Idade Contemporânea, datando de 1980 até os dias de hoje.
O projeto minimalista valoriza os espaços cleans, as cores neutras, a modernidade, a tecnologia, o uso de poucos itens de decoração, os artigos geométricos e os móveis com design simples. Neste estilo, os detalhes se destacam.
12 estilos de arquitetura que todo mundo deve conhecerArquitetura mediterrânea. Esse conceito é ideal para famílias grandes e combina bastante com o clima do nosso país. ... Arquitetura escandinava. ... Arquitetura clássica. ... Arquitetura eclética. ... Arquitetura tropical. ... Arquitetura asiática. ... Arquitetura americana. ... Ambientes integrados.
Como congelar célula na fórmula?
O que acontece na fase Termofílica?
Tem como fixar uma mensagem no grupo do WhatsApp?
Como saber que profissão quero seguir?
Como colocar glitter em plástico?
Quais são os sintomas de mau-olhado?
Qual é o tipo de abacaxi mais doce?
Como ocorre a condensação da cromatina?
Como mudar a miniatura de um arquivo de vídeo?
Como foram feitas as raças de cães?
Como saber quanto de RAM eu preciso?
Como se mostra a literatura de 1500 no Brasil?
Como multiplicar números com vírgula Nos dois fatores?
Como aconteceu a independência da América Espanhola?