2 frase, dito, ditado, afirmação, sentença, dizer, locução, elocução, língua, linguagem, linguajar, enunciação.
Significado de Expressão
substantivo feminino Ação de exprimir, de expressar por palavras, por gestos, pela fisionomia. Modo de comunicação próprio; frase, dito, sentença: expressão idiomática.
1. Acto ou efeito de exprimir ou de se exprimir. 2. Maneira de exprimir ou de se exprimir através da escrita ou da fala (ex.: avaliação da expressão oral; liberdade de expressão; deu livre expressão ao seu pensamento).
Significado de Sinônimo
substantivo masculino [Gramática] Palavra ou expressão que possui o mesmo, ou aproximadamente o mesmo, significado que outra, podendo substituí-la sem que haja prejuízo ou alteração de sentido.
1. Indica alternativa ou opcionalidade (ex.: ver um filme ou ler um livro). 2. Indica consequência derivada da irrealização de algo (ex.: despacha-te ou não vamos chegar a tempo).
44 curiosidades que você vai gostar
Se a frase for uma pergunta e o pronome “que” for utilizado no final, deve ser acentuado – “o quê”. No entanto, se for apenas usado para mostrar ou realçar algo no começo ou no meio da frase, não deve ser acentuado – “o que”. Agora, caso seja uma expressão de sentimento, ou seja, uma interjeição, é melhor usar “quê”.
Significado de Ou seja
expressão Isto é; quer dizer que; expressão utilizada para explicar algo que já foi dito anteriormente ou para dar uma explicação adicional em relação ao assunto em questão: ela não sabia a matéria, ou seja, não estudou. Etimologia (origem de ou seja).
As expressões linguísticas são aqueles termos ou frases que possuem um significado diferente daquele que as palavras teriam isoladamente. Esses termos trazem com eles traços culturais de determinada região onde são utilizados. ... Significa fazer algo ao ar livre.
“O mesmo” ou “do mesmo” e suas variações não servem para substituir nome ou pronome, ou seja, não servem para substituir uma palavra dita anteriormente. A frase antes mencionada deve ser grafada assim: “Antes de entrar no elevador, verifique se ele encontra-se parado neste andar.”
Indica possibilidade: 1 é possível ser, há a possibilidade de ser, talvez seja, deve ser, é capaz de ser, é provável ser, de repente é. Exemplo: Isso pode ser apenas impressão sua.
Expressões idiomáticasAmigo da onça – amigo interesseiro, traidor.Andar nas nuvens – estar desatento, distraído.Arregaçar as mangas – dar início a um trabalho ou a uma atividade.Bater na mesma tecla – insistir demais no mesmo assunto.Boca de siri – manter segredo sobre algo.Cara de pau – descarado, sem-vergonha.
Expressões de texto operam apenas em valores de texto. Elas usam funções de texto e são úteis para formatar os resultados de consultas relativas ao texto. Por exemplo, durante a importação é possível formatar o campo Descrição para uma classe de recurso utilizando uma expressão de texto.
Passadori4 principais tipos de expressão e como desenvolver cada um deles. ... Facial: a linguagem universal. ... Vocal: o poderoso efeito da oratória. ... Escrita: a técnica sempre presente. ... Corporal: o conjunto dos tipos de expressão.
interjeição Usada para traduzir indignação ou admiração.
“Mau”, como adjetivo no gênero feminino, vira “má” e, como plural, tem “maus” e “más”.
A água é a vida.
Apesar de bem-intencionado, o uso da expressão “o(a) mesmo(a)” para retomar um termo citado anteriormente, evitando a repetição, é inadequado. A solução, nesse caso, é muito mais simples do que você imagina: basta utilizar os pronomes pessoais do caso reto “ele(s)” ou “ela(s)”.
1) “Conversamos com a vítima, e a mesma confirmou o ocorrido.” Nesse caso, no lugar de “a mesma”, o melhor é usar o pronome pessoal “ela” ou o pronome relativo “a qual”. Assim: “Conversamos com a vítima, e ela confirmou o ocorrido.” OU: “Conversamos com a vítima, a qual confirmou o ocorrido.”
«Eu mesma não recebi o meu, ainda» é a frase correta. A forma mesma é o feminino do adjetivo mesmo, que é variável. Associado ao pronome pessoal, mesma é uma partícula enfática ou de realce.
O linguista estuda a linguagem verbal, a gramática e a evolução dos idiomas. O linguista estuda a linguagem verbal, a gramática e a evolução dos idiomas. Ele investiga as línguas das diversas sociedades e sua relação com outros idiomas.
“Língua”, porém, é um conceito mais específico, restrito, que se caracteriza como um sistema formado por um conjunto de regras gramaticais abstratas e é uma habilidade exclusivamente humana. A linguística se dedica ao estudo de uma língua em determinado período ou momento.
A denominada conjunção coordenativa alternativa seja... seja, pelo fato de ser constituída por uma forma verbal, concorda com o sujeito e pode variar em tempo, como nestes exemplos: Sejam sócios, sejam visitantes, todos participarão do sorteio. A feira acontecerá de qualquer maneira, seja hoje, seja amanhã.
As expressões «isto é», «ou seja», e também «a saber», empregam-se entre vírgulas, porque, nas condições em que a prezada consulente as apresenta, estão intercaladas: «Fulano de tal, isto é, o Presidente da República, disse que...» Aparece por aí tanto erro no emprego da vírgula!
AS EXPRESSÕES “A SABER”, “ISTO É”, “QUAL SEJA”, “OU SEJA” e “OU MELHOR” Segundo recomenda a norma culta, as expressões RETIFICADORAS, EXPLICATIVAS, ENUMERATIVAS DEVEM aparecer entre vírgulas.
O que ou o quê são construções corretas. Sendo compostas por duas palavras, a escrita de forma junta - oque - está errada. Que é um pronome indefinido sinônimo de qual coisa. Sendo usado em interrogações diretas e indiretas, é também chamado de pronome interrogativo.
Como pesquisar no PubMed 2020?
Que horas sai o Diário Oficial da União?
Quanto custa para tirar a carteira do Coren?
Como encontrar Email por data?
Como tomar diclofenaco de sódio de 100 mg?
Qual é o melhor horário para tomar o anticoncepcional?
Para que serve o remédio Decadron 4MG?
Qual o melhor horário para tomar Diosmin?
Porque o Procv busca valor errado?
Quantas vezes tomar Amoxicilina por dia?
Como saber o valor que vou receber do Bolsa Família?
Como tomar o anticoncepcional Evanor pela primeira vez?