Doenças => Insetos
Os mosquitos são os vetores de doença mais conhecidos. Outros vetores incluem carrapatos, moscas, flebotomíneos, pulgas, triatomíneos e alguns caracóis aquáticos de água doce.
Apenas uma pequena porcentagem de insetos transmite doenças ao homem através da picada, e o mais perigoso, segundo um relatório da OMS, é o mosquito, que transmite malária, dengue, febre amarela, zika, chikungunya e outras.
A picada de borrachudo pode ser perigosa, pelo risco de transmissão da febre oropouche e da oncocercose, doenças que podem causar febre alta, dores articulares e musculares, meningite, lesões na pele e até cegueira.
Mosquitos, piolhos, pulgas, percevejos e carrapatos são capazes de transmitir uma série de doenças causadas por agentes infecciosos.
Os aracnídeos carrapatos e ácaros são tão nocivos à saúde humana que ganham importância médica. E, claro, existem os artrópodes letais, como algumas espécies de escorpiões, aranhas e lacraias.
A transmissão da doença pode ocorrer diretamente, pelo contato com pessoas infectadas, ou indiretamente, pelo contato com superfícies ou objetos utilizados pela pessoa infectada. Evidências atuais sugerem que a maioria das transmissões ocorre de pessoas sintomáticas para outras.
Aedes – Os mosquitos Aedes são portadores de muitas doenças virais, incluindo Zika, dengue, chikungunya e febre amarela. Anopheles – Os mosquitos Anopheles são mais conhecidos por espalhar a malária, embora possam transmitir outras doenças.
Um excelente remédio caseiro para picada de borrachudo é passar uma mistura de óleo de amêndoa doce com cravo-da-índia e camomila na pele, pois atuam amenizando os sintomas que podem acontecer devido à picada, além de ser capaz de evitar a picada do mosquito.
Os cientistas fazem um apelo: “Os insetos fornecem serviços essenciais e insubstituíveis, como polinização e decomposição, descoberta de novos medicamentos, indicação da qualidade do habitat e muitos outros. Precisamos de ações urgentes para fechar as principais lacunas de conhecimento e reduzir a extinção de insetos.”
Insetos podem incomodar muita gente, isso é verdade, mas é fato também que as menores criaturas da Terra – mesmo as não tão pequenas assim – são fundamentais para o ecossistema. Para evitar uma catástrofe global relacionada ao desaparecimento dos pequeninos, um grupo de 30 cientistas do mundo todo divulgou um estudo com dicas para preservá-los.
“Com extinções de insetos, perdemos muito mais que espécies. Perdemos abundância e biomassa de insetos, diversidade no espaço e no tempo com consequente homogeneização, grandes partes da árvore da vida, funções e características ecológicas únicas e partes fundamentais de extensas redes de interações bióticas.
Como é formado o código genético?
Quantos metros quadrados tem a Antártida?
O que é temer a Deus na Bíblia?
Qual a Soletracao correta da palavra love?
O que é a suspensão do processo?
Qual o termo técnico de necrose?
Quanto mais à esquerda estiver um número menor será o seu valor?
Como fazer um número elevado no Excel?
Qual é o melhor curso técnico?
O que é uma pessoa de mente aberta?
O que é pressão ocular sintomas?
Quanto tempo depois de depositar o dinheiro cair na conta?