Atualmente, no Brasil, existem diferentes tipos de políticas monetárias. A Política Monetária Contracionista e a Política Monetária Expansionista. A Política Monetária a ser adotada depende do comportamento da economia brasileira.
A política monetária não é um instrumento de desenvolvimento econômico, mas pode ser extremamente útil para promover impactos desejáveis no curto prazo. Uma estratégia como a redução da taxa de juros, pode trazer o efeito no curto prazo necessário para estimular a atividade econômica do país.
O que é a política monetária contracionista? Como eu já te falei, a política monetária contracionista serve para diminuir o avanço da inflação. Afinal, o aumento dos preços — sem que haja uma valorização da renda — compromete toda a sociedade.
Basicamente, há dois tipos de política monetária, com medidas e objetivos diferentes, que são a política expansiva e a restritiva.
De que forma a política monetária afeta a sua vida Talvez você não perceba, mas a política monetária faz parte da sua vida desde sempre. Por meio dos seus mecanismos de controle, a autoridade monetária brasileira pode injetar mais dinheiro na economia ou reduzi-lo para controlar a inflação.
A missão do BCB é assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e um sistema financeiro sólido e eficiente.
A política monetária só apresenta efeito em variáveis reais da economia no curto prazo à medida que surpreende os agentes. Ocorre que estes corrigem suas expectativas futuras com base na experiência presente. Isso significa que reduções da taxa de juros podem induzir maiores taxas de gasto e investimento.
A política monetária pode ser usada também para conter um cenário de deflação. Através da redução da taxa de juros, se reduz o estímulo à poupança e aumenta o consumo, acelerando assim a inflação.
Política contracionista é o nome dado a um tipo específico de política econômica, que tem como objetivo frear o mercado econômico aquecido e controlar questões como a inflação e a circulação de dinheiro.
3.1 POLÍTICA MONETÁRIA CONTRACIONISTA. O Banco Central é responsável por aplicar essa ação, o objetivo é fazer com que a quantidade de moeda seja diminuída em tamanha circulação, ocasionando assim a manutenção da economia objetivando principalmente a retenção da inflação alta.
Obteve-se como resultado desta pesquisa, que a inflação é responsável por diversas distorções na economia e que as políticas monetárias são de soma importância para a solvência da economia de um país. PALAVRA – CHAVE: Políticas Econômicas, Política Monetária, Inflação, Causas e Consequências.
Os três instrumentos tradicionais de política monetária são a taxa de juros no mercado de reservas bancárias, a taxa de redesconto e as alíquotas das reservas compulsórias sobre os depósitos do sistema bancário.
A passividade da política monetária implica que, no longo prazo, a taxa de expansão monetária do país que mantém o câmbio fixo será igual à taxa de expansão monetária do país no qual a moeda foi atrelada (o dólar, por exemplo), havendo também convergência da taxa de inflação.
A política econômica pode atuar em diversas modalidades. Segundo Lanzana (2002) Ela pode ser de natureza Estrutural, quando visa alterar a organização macroeconômica existente, pode ser conjuntural, quando visa conduzir uma situação como um período recessivo, hiperinflação ou escassez de produtos”.
Quais remédios são colocados embaixo da língua?
O que quer dizer bodas de cerâmica?
Qual a função dos receptores nicotínicos?
O que é conjunção integrante exemplos?
Quem muito falar traz perturbação?
Porque as folhas da comigo-ninguém-pode ficam amarelas?
Quem pode pedir citação por hora certa?
Qual o maior armazenamento do mundo?
Como causar impotência em um homem?
Em que ano se passa a série The 100?
Qual a importância da máquina de Von Neumann?
O que é a Lei Rouanet e como funciona?
Como surgiu a modernização do campo?
Como acelerar cicatrização da gengiva?
Quem teve AVC pode voltar ao normal?
Qual é a finalidade de um capacitor?
Quais os alimentos que ajudam produzir leptina?
Quais são as relações entre a ciência a tecnologia e a sociedade?