Simplificando: Anáfora - retoma por meio de referência um termo anterior. Catáfora - termo usado para fazer referência a um outro termo posterior.
Geralmente, a anáfora resgata uma informação citada anteriormente no texto. Já a catáfora é uma expressão que apresenta uma informação que ainda vai ser trabalhada no texto.
Já a catáfora faz referência a um termo que será citado posteriormente no texto. Fica mais fácil de entender visualizando os exemplos: “A reação da sociedade mediante a um possível novo aumento dos preços quer dizer isto: indignação.” — aqui, o pronome demonstrativo “isto” referencia o termo “indignação”.
Termos catafóricos Um catafórico faz uma referência a um termo posterior, que será enunciado mais à frente na oração. Madalena viu-a e saiu correndo. A cobra estava perto da árvore. O pronome oblíquo a é um pronome catafórico porque faz referência ao termo cobra, posteriormente apresentado.
Significado de Catafórico adjetivo Que faz referência à catáfora, ao fenômeno linguístico em que um termo, ao final da frase, recupera o sentido de outro termo mencionado anteriormente. ... Etimologia (origem da palavra catafórico).
Significado de Anafórico adjetivo [Gramática] Que retoma uma ideia anteriormente mencionada, geralmente se refere ao termo que retoma uma ideia anterior ou faz referência ao que já foi dito anteriormente.
A anáfora é a repetição da mesma palavra, que pode ter a mesma ideia ou não, no início de cada frase. Muitos confundem sua definição com o pleonasmo, porém essa figura de linguagem é a repetição da mesma ideia por meio de palavras diferentes em uma mesma frase.
Anáfora é o nome utilizado para a repetição de uma mesma palavra como recurso expressivo — figura de linguagem — e, também, para nomear a ferramenta linguística de retomar um referente anterior no texto.
É uma expressão que se refere a algo que será dito no texto posteriormente. Exemplo de catáfora: O pássaro seguia-o pelo caminho. O pronome oblíquo "o" refere-se ao moço.
Na linguística, a catáfora (do grego Kαταφορά, κατά, kata, "para baixo" e φέρω, pherō, "eu carrego"), é o uso de uma express utilizado para designar uma unidade verbal (uma palavra ou uma frase) que prepara uma informação a ser trabalhada/apresentada no texto.
Podemos dizer que a catáfora é um tipo de anáfora, pois estabelece os mesmos tipos de relação coesiva entres os termos, porém o termo anafórico se encontra antes do termo referente, acontecendo exatamente o contrário nas demais tipos de anáforas.
Vejamos alguns exemplos de CATÁFORA: A irmã olhou-o e disse: - João, estás com um ar cansado. (O pronome “o” faz referência ao termo subsequente “João”, de modo que só se pode compreender a quem o pronome se refere quando se chega ao termo de referência.)
Anáfora. É um mecanismo linguístico por meio do qual um termo recupera um outro termo que o antecedeu no texto. Exemplos: Mariana comprou um novo carro. O veículo é o lançamento do ano. Perceba a retomada do substantivo “carro” por outro substantivo, “veículo”. O doutor está de férias.
Para que serve chá de folha de bananeira?
Tem como descobrir se um PDF foi editado?
Quanto pesa um osso de pernil?
Quem toma testosterona pode ter filhos?
O que significa quetura na Bíblia?
Qual o sistema eletrônico do stf?
Pode comer banana na dieta low carb?
Quais as vantagens competitivas da Apple?
É normal queda de cabelo após cirurgia?
Como tomar batata doce para gastrite?
O que é o Ano Novo para os cristãos?
O que fazer quando o bebê não para de chorar?