Areia lavada grossa: Na maioria das vezes é usada na fabricação de argamassa para chapisco e concreto, seu diâmetro varia entre 2 a 4mm. Também conhecida como industrializada ou de brita, este tipo de areia é resultado da britagem das rochas, ou seja, vem da fragmentação mecânica das pedras.
O chapisco será sempre exigido como base para revestimento de qualquer tipo de bloco, executado com argamassa no traço 1:3, empregando-se areia grossa. Quando indicado pela escola, será utilizado chapisco de peneira no traço 1:3, cimento e areia média ou fina, para ser usado em muros.
A areia grossa é utilizada para fazer concreto em geral e, assim com a areia média, também pode ser utilizada para fazer o chapisco, como em muros e paredes externas. É ideal para a mistura na massa de cimento.
O chapisco é realizado com o traço de 1:3 de cimento Portland e areia grossa em volume (podendo conter aditivos para implementar a aderência, ou com função impermeabilizante).
Antes de qualquer coisa, é preciso preparar a massa do chapisco. Para isso, basta misturar areia grossa e cimento em uma proporção de três partes de areia para uma de cimento. Durante a mistura, a água deve ser adicionada aos poucos até a massa ficar áspera e com uma consistência bem mole.
33 curiosidades que você vai gostar
Chapisco é uma argamassa usada para revestir paredes ou tetos. Consiste em uma superfície de gesso grossa usada em paredes externas, formada por cal e às vezes cimento misturado com areia, pequenos cascalhos e, frequentemente, seixos ou conchas.
O traço mais utilizado para chapiscar paredes normalmente é o 1:3, uma lata de cimento para três latas de areia, sendo que a água deve ser acrescentada aos poucos enquanto você mistura os ingredientes.
O Sistema Matrix, da Votorantim Cimentos, fornece argamassas prontas para uso, como o Chapisco para Alvenaria. Trata-se de uma argamassa de ótimo desempenho e excelente rendimento, que proporciona alta aderência com o substrato e argamassas de revestimento. É indicada tanto para áreas internas, quanto externas.
Existem quatro tipos de chapisco, são eles:1 – Convencional. Mais utilizado, resistente e bastante áspero, aplicado com uma massa em proporção de areia x cimento em 3 x 1 – 3 partes de areia para cada parte de cimento.2 – Industrializado. ... 3 – Chapisco rolado. ... 4 – Chapisco com brita.
Uma maneira de valorizar a aparência simples e rústica do muro chapiscado é aplicando uma camada de pintura sobre essa superfície. Para isso, trouxemos passo a passo de como fazer a pintura em chapisco. Antes de iniciar o processo de pintura, é ideal esperar a cura total do cimento aplicado sobre o tijolo ou bloco.
Para argamassa de assentamento de tijolos usa-se areia grossa ou média. Para chapisco usa-se areia fina ou média.
A areia grossa é a única opção utilizada exclusivamente para concreto e contrapiso. Ela pode ser utilizada para fazer concretagem de diversos itens, como pilares e vigas. Embora a areia média possa também ser usada para alguns tipos de contrapiso e concreto, o contrário não é recomendado.
A areia lavada, ou areia natural, é a mais utilizada nas obras. Ela é extraída dos leitos dos rios através de dragas de sucção.
O esfarelamento é uma grave intercorrência nas propriedades técnicas do concreto ou da argamassa. Está relacionado ao excesso de água, dosagem incorreta do traço, uso de materiais de baixa qualidade ou utilização logo após o término do início de pega.
24 horas antes da execução do chapisco recomenda-se aspersão de água em abundância. Para blocos de concreto e cerâmicos e tijolos cerâmicos, recomenda-se a molhar toda a superfície antes da execução do chapisco. Não se deve efetuar a aplicação de qualquer revestimento sobre substrato com temperatura superior a 30º C .
Chapisco e ponte de aderência: traço indicado: 1 parte cimento Portland:3 partes areia média (1:3). Amolentar com solução BIANCO:água na proporção de 1 parte de BIANCO : 2 partes de água * Não é recomendado o uso de cimento de pega lenta (CP III e IV).
Resumindo, o chapisco tem a função de proporcionar maior aderência entre a alvenaria e o revestimento, o emboço é aplicado para regularizar a superfície do chapisco e o reboco é uma camada de acabamento.
O Chapisco Convencional Massareti é indicado como ponte de aderência entre alvenaria (blocos de concreto, cerâmicos, silico-calcários e tijolos) e a argamassa de revestimento, tanto em áreas internas quanto externas, proporcionando alto rendimento e qualidade à obras de qualquer porte.
Chapisco – É a primeira argamassa aplicada à base e que fica em contato direto com a alvenaria. É ele que torna a superfície da parede mais áspera e porosa, segurando com maior facilidade a segunda camada, que é o emboço.
Tanto o chapisco convencional quanto o industrializado são indicados como ponte de aderência entre bases de baixa absorção (peças estruturais de concreto) e argamassa de revestimento, tanto em áreas internas quanto externas, proporcionando alta qualidade de serviço para obras de qualquer porte.
Imagem: Rogério Doki/ Arte UOL - Chapisco: é a camada menos espessa e mais grosseira de revestimento, que antecede o emboço e garante sua aderência à parede. Pode ser feito com traço 1:3, ou seja, uma lata de cimento para três latas de areia grossa. Para este montante, o rendimento é de 35 m², em média.
O mais comum para chapiscar parede é 1:3, isto é, uma lata de cimento para três de areia grossa. Não existe um padrão de quantidade de água a ser adicionada, mas deve-se misturar aos poucos aos ingredientes.
Como tirar umidade da madeira?
Como mudar a fonte do Google no celular?
O que significa TAC na escola?
Quais os animais que não podemos comer Segundo a Bíblia?
Como melhorar o desempenho da macro?
Quais as respostas da esfinge?
O que diz a habilidade EF01LP13?
O que são os instrumentos na arte?
Quais são os 3 biocombustíveis mais produzidos no Brasil?
Quais as três modalidades de planejamento escolar?
Como é formado o Ministério Público?
Porque a carne do churrasco fica seca?
Qual a diferença entre pegar e pega?
Como funciona a broca do dentista?
Como se revoga uma lei complementar?