Como se revoga uma lei complementar?

Pergunta de Érica Luna Pires Rodrigues em 30-05-2022
(8 votos)

Leis Complementares não podem ser revogadas por leis ordinárias. Todavia, lei complementar poderá revogar lei ordinária.

Quem pode alterar lei complementar?

Um projeto de lei complementar pode ser apresentado por qualquer deputado ou senador, comissão da Câmara, do Senado ou do Congresso, pelo presidente da República, pelo procurador-geral da República, pelo Supremo Tribunal Federal, por tribunais superiores e cidadãos.


Quais são as formas de revogação da lei?

São dois os tipos de revogação: ab-rogação (revogação total) e derrogação (revogação parcial). A derrogação é, em realidade, uma modificação da lei, pois esta não perde a sua vigência, mas apenas parte dela a perde.

Qual a validade de uma lei complementar?

Portanto, se lei complementar pode veicular matéria reservada à lei ordinária, sem incorrer em vício de inconstitucionalidade formal, mas, nesse caso, tal lei só será apenas formalmente complementar (será materialmente ordinária), isto é, o conteúdo dessa lei permanecerá com status ordinário.

Como derrubar uma lei?

2º da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro estabelece que a uma lei pode ser retirada do ordenamento jurídico em virtude do advento de diploma legal posterior que: (i) a modifique ou (ii) a revogue expressamente, bem como quando (iii) a nova legislação for incompatível ou discipline a matéria tratada pela ...

AGU Explica - Lei Ordinária x Lei Complementar


27 curiosidades que você vai gostar

Quem pode revogar uma lei federal?

A eficácia é suspensa. Lei com eficácia suspensa não é lei revogada. Só quem poderia revogá-la seria o próprio Estado por meio de outra lei revogadora.

O que pode revogar um decreto?

A chave para este entendimento encontra fundamento na Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (a LINDB), art. 2º, que assim dispõe: “A lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatível ou quando regule inteiramente a matéria de que tratava a lei anterior”.

Qual a força de lei complementar?

A Lei Complementar (LC) tem o propósito de complementar a constituição: explicando, adicionando ou completando determinado assunto na matéria constitucional. É importante ressaltar que, nem sempre as leis complementares, destinam-se a complementar diretamente o texto constitucional.

Como se altera uma lei complementar?

Em face da lei ordinária, a lei complementar possui um quórum de aprovação mais complexo. Por esse motivo, sua modificação deve ocorrer apenas por uma lei do mesmo escalão ou hierarquicamente superior.



Outras questões

O que é o despacho saneador?

Quando a letra L tem o som de U?

O que fazer para ficar com a barriga negativa?

Quanto tempo o albendazol fica no corpo?

Quanto custa fazer uma notificacao extrajudicial?

Qual o conceito de número de massa?

O que é tecido muscular estriado cardíaco?

O que plantar em terreno em declive?

Qual o melhor exercício para glúteos e pernas?

Qual é a média do QI brasileiro?

Como calcular o atm?

O que e hipnoterapia?

Quais os principais produtos utilizados na gastronomia espanhola?

Quais são os materiais para lavagem intestinal?

Porque o latim é uma língua morta?

Quanto tempo demora o registro de uma marca no INPI?

É crime comprar no nome de outra pessoa?

Como tirar 2 via de DARE?

O que é o estado de condensação?

Qual é a importância da informação?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com