cinco anos
A maioria dos extintores de incêndio tem a validade de cinco anos no casco e nos seus componentes (como visor, manômetro e mangueira). Com relação aos extintores para carro, a validade é de cinco anos — nesse caso, não há a necessidade da recarga após seu vencimento, pois os mesmos são descartáveis.
Para saber se o extintor está vencido é muito simples: encontre no extintor a validade da carga, quando se tratar de um extintor novo e quando já for um extintor recarregado verificar a etiqueta de garantia onde consta a validade da carga e do teste hidrostático que está afixado no cilindro do extintor ou através do ...
seis meses Normalmente, os extintores de água ou pó químico devem ser recarregados uma vez ao ano. Já os equipamentos de gás carbônico precisam de recarga a cada seis meses.
5 ANOS
TESTE HIDROSTÁTICO COM VALIDADE DE 5 ANOS. CONFORME AS ESPECIFICAÇÕES DA NBR 15808 E COM CERTIFICAÇÃO INMETRO.
5 anos
O extintor do tipo ABC é mais completo do que o BC, utilizado por alguns veículos. O novo modelo também é eficaz no combate a incêndios em materiais como madeira e tecidos, comuns no interior dos carros. O extintor ABC tem validade de 5 anos.
É possível fazer a recarga do seu cilindro atual fazer uma troca por um novo. Em qualquer um desses procedimentos, atentar para o selo do INMETRO e para a etiqueta da empresa onde constarão as novas datas de validade do extintor.
Extintores vencidos ou fora do padrão exigido devem ser deixados em posto de revenda depois de serem trocados. Segundo Corpo de Bombeiros, o produto será encaminhado para empresa credenciada que vai fazer o descarte da maneira correta. “A medida que for trocar o extintor do teu carro, deixe o usado no posto de revendo.
Na inspeção deve-se deve verificar:
Os requisitos técnicos são definidos pela norma ABNT NBR 12962 -Inspeção, manutenção e recarga em extintores de incêndio. Portanto, é a norma ABNT NBR 12962 que define os prazos para inspeção e manutenção de extintores. Para resumir: Os extintores com carga de água ou pó químico devem ser inspecionados a cada 12 meses.
A recarga de extintores somente pode ser feita por profissionais qualificados em empresas certificadas, sem qualquer alteração nas condições originais do material. A cada recarga, um anel de identificação é colocado no extintor, obedecendo a cor definida para o ano em vigor.
Saber verificar a data de validade do extintor é tarefa de nós Técnicos em Segurança do Trabalho, Engenheiros, cipeiros, outros prevencionistas e os funcionários da empresa. Quanto mais pessoas aglomeradas em redor de uma causa menor será a chance de erro.
A área escrita “mês/ano de realização do serviço” consta o período em que a última recarga foi feita. Como esta carga tem validade de 12 meses, o prazo de validade é de um ano após a data no selo. Por exemplo: no selo está destacado o mês de abril e o ano de 2017, então a validade da carga deste extintor é ABRIL DE 2018.
Por que é importante saber verificar a data de vencimento do extintor? Extintor vencido é sinônimo de prejuízo! Imagine que comece um incêndio na empresa, o funcionário pega o extintor e o mesmo não funciona por estar vencido, o fogo foge de controle e então…
Os extintores são classificados de acordo com o agente que utilizam para extinguir o fogo. Cada agente é indicado para um tipo de incêndio, separados em classes, conforme abaixo: Classe A: incêndios ocorridos em materiais fibrosos ou combustíveis sólidos.
O que faz um técnico científico?
Qual a estrutura de uma autobiografia?
Como se fala Eu te amo em Tupi-guarani?
Quais são as formas de reprodução dos fungos?
Como escrever um ensaio sobre um tema?
Como iniciar uma carta para um familiar?
O que país representado no mapa o Brasil não faz fronteira?
Como identificar o título de um verbete?
Como restaurar o sistema para configuração de fábrica?
Qual a palavra certa xeiro ou cheiro?
Como escreve um milhão em número?
Como fazer uma ligação a cobrar para o exterior?
Como funciona a ordem de saque no jogo de simples e em duplas?