→ Linguagem literária: pode ser encontrada na prosa, em narrativas de ficção, na crônica, no conto, na novela, no romance e também em verso, no caso dos poemas. Apresenta características como a variabilidade, a complexidade, a conotação, a multissignificação e a liberdade de criação.
Língua literária é o nome dado ao registro de uma determinada linguagem utilizado na escrita literária. O contrário da linguagem literária é a linguagem coloquial. Todos os textos pedidos na escola devem ser escritos em linguagem literária.
Os textos literários são aqueles que possuem função estética, destinam-se ao entretenimento, ao belo, à arte, à ficção. Já os não literários são os textos com função utilitária, pois servem para informar, convencer, explicar, ordenar.
A linguagem literária é conotativa, utiliza figuras (palavras de sentido figurado), em que as palavras adquirem sentidos mais amplos do que geralmente possuem. Na linguagem literária há preocupação com a escolha e a disposição das palavras, que acabam dando vida e beleza a um texto.
Alguns exemplos de textos literários são: peças teatrais, romances, crônicas, contos fábulas, poemas, etc. Uma das características distintivas dos textos literários é a sua função poética, onde é possível constatar ritmo e musicalidade, organização específica das palavras e um elevado nível de criatividade.
25 curiosidades que você vai gostar
Texto Literário:Linguagem conotativa (sentido figurado);Presença da Função Poética (centra-se na mensagem e preocupa-se com a arrumação das palavras);Presença da Função Emotiva (expressa sentimentos);Presença de figuras de linguagens;Musicalidade.
Basicamente, os gêneros literários são divididos em: clássicos e modernos. Na categoria de gêneros literários clássicos estão: lírico, épico e dramático. Já no grupo de gêneros literários modernos estão: romance, novela, conto, crônica, poema, canção, drama histórico e teatro de vanguarda.
Um texto literário é marcado pela função poética da linguagem, ou seja, pela seleção e combinação das palavras com ideia de privilegiar ritmo, sonoridade, beleza, criatividade, entre outros. A literatura não tem compromisso com a realidade, e sim com a recriação dela.
Os textos literários são baseados na imaginação do escritor/artista e, portanto, são subjetivos. Com a função de entreter o leitor, esse tipo de texto está intimamente relacionado com a arte. Por ser um texto artístico, não tem compromisso com a objetividade e com a transparência das ideias.
Como o professor pode ajudar o aluno no processo de aprendizagem?
Quais vitaminas curam a esquizofrenia?
O que os quilombolas fazem para sobreviver?
Como se formaram os primeiros seres vivos da Terra?
Como os povos originários reagiram aos colonizadores?
Qual o tratamento para hemangioma na coluna?
Qual o mecanismo de defesa do corpo contra os radicais livres externos?
Qual o papel da fisioterapia no tratamento da dor e incapacidade do ombro?
O que pode ser dor no metatarso?
Como saber se o vidro e temperado laminado?
Como saber se tem dinheiro na Nota Fiscal Paulista?
Quem trabalhou de 71 a 88 tem direito ao PIS?
Como se caracteriza a prática de dumping?
Como saber se tenho Precatórios a receber?
O que que é uma pessoa determinada?
São exemplos de exercícios que usam preferencialmente o metabolismo anaeróbio?