De acordo com o estudo “Metatarsalgia”, a sobrecarga na cabeça dos ossos do metatarso é a principal razão para o aparecimento de dores nessa região do pé. O uso de calçados de salto ou a prática excessiva de atividades físicas intensas, com saltos e impacto nos pés, são as causas mais comuns de sobrecarga nesses ossos.
De acordo com a gravidade da lesão, o tratamento pode ser feito com remédios analgésicos ou com repouso absoluto. Nesses casos, é indicado também o uso de bota imobilizadora e muletas, para que o paciente não prejudique a recuperação por sobrecarregar a região.
Como comentado acima, as fraturas dos metatarsos habitualmente consolidam em 6 a 8 semanas, mas isso depende também de fatores associados como, diabetes (pode demorar o dobro do tempo), tabagismo, grau de desvio e fragmentação, imobilização adequada, ente outros fatores.
A causa é uma lesão ao osso. Este distúrbio geralmente ocorre em meninas que estão passando pela puberdade e que estão crescendo rapidamente ou em pessoas em quem o osso ligado à base do hálux (primeiro osso do metatarso) é curto ou o segundo osso do metatarso é longo.
O primeiro metatarso é o osso longo, localizado no antepé, que tem a cabeça articulada com o “dedão” e a base ligada ao cuneiforme (osso do tarso).
Saúde do tornozelo e pé A metatarsalgia secundária ocorre por diversas condições clínicas que, indiretamente, provocam alguma deformidade, geram sobrecarga mecânica ou processos inflamatórios na região frontal do pé.
Como dito anteriormente, o tratamento para a dor no quinto metatarso vai depender muito do diagnóstico dado pelo especialista com base nas causas do problema. Entretanto, algumas pessoas costumam fazer uso de anti-inflamatórios e analgésicos, a fim de resolver as dores, porém isso é totalmente inadequado.
Como dito anteriormente, todos os ossos metatarsos são suscetíveis à dor, mas o quinto é ainda mais e isto ocorre porque ele absorve muito impacto durante corridas ou caminhadas, principalmente para aqueles que possuem uma pisada incorreta, utilizam calçados inadequados como o salto alto ou tênis rígidos demais.
Estas palmilhas ajudam a acomodar o pé como um todo, reduzindo a pressão exercida sobre os metatarsos. Além disso, o uso de almofadas de metatarso e inseres ortopédicos também podem ajudar a aliviar a dor causada pela metatarsalgia. A fisioterapia também pode ser útil para ajudar a tratar a metatarsalgia.
São muitos os fatores causadores de dores no quinto metatarsos, a maioria deles está associada a sobrecarga aplicada na cabeça do osso ou à prática intensiva de esportes que exigem grande uso de saltos e movimentos bruscos, como o vôlei.
Qual a diferença de assistência funeral e auxílio funeral?
Quais são os tipos de energia que você conhece?
Qual a pior inflação do mundo?
Quais os objetivos do tratamento da radioterapia?
O que diz a carta de São Tiago?
Como fazer apresentação de slides por topicos?
Quais são os tipos de curativos cirúrgicos?
Como receber dinheiro de Portugal para o Banco do Brasil?
Qual o melhor conservante para pão?
Quais as principais características do baião?
Quem tem artrose no ombro pode aposentar por invalidez?
Como definir o fator de diluição?
Quais são os sintomas de uma overdose?
Quem paga o tratamento do Quilos mortais?
Qual é a ave que vive no Polo Sul?
Quanto tempo em média dura uma casa de eucalipto?