O que é o regime cumulativo e não cumulativo?

Pergunta de Verónica Marques de Machado em 30-05-2022
(44 votos)

Imposto cumulativo se refere ao lucro presumido, enquanto o não-cumulativo refere-se ao lucro real. Além disso, perceba que a tributação do PIS e Cofins muda conforme o regime tributário da empresa. Se está no lucro presumido, eles são cumulativos; se está no lucro real, eles são não-cumulativos.

O que é regime cumulativo?

O regime cumulativo é um tipo de regime tributário que pode ser escolhido por um empreendedor. Nele, todos os impostos que são pagos em uma determinada operação – como importação, por exemplo -, não são abatidos nas próximas operações da empresa.


O que significa regime não cumulativo?

Regime não cumulativo é um regime tributário em que uma empresa pode não recolher PIS e COFINS, caso eles já tenham sido recolhidos em uma operação anterior da mesma cadeia produtiva. Dessa forma, não há recolhimento cumulativo.

O que é regime não cumulativo de PIS e Cofins?

O regime não cumulativo do PIS e do COFINS consiste em deduzir, dos débitos apurados de cada contribuição, os respectivos créditos admitidos na legislação. A sistemática é denominada "regime de não cumulatividade do PIS e COFINS".

Qual a diferença do regime cumulativo e não cumulativo?

Imposto cumulativo se refere ao lucro presumido, enquanto o não-cumulativo refere-se ao lucro real. Além disso, perceba que a tributação do PIS e Cofins muda conforme o regime tributário da empresa. Se está no lucro presumido, eles são cumulativos; se está no lucro real, eles são não-cumulativos.

Qual a diferença entre os regimes CUMULATIVO e NÃO CUMULATIVO (PIS/COFINS)?


42 curiosidades que você vai gostar

Quem pode optar pelo regime não cumulativo do PIS e COFINS?

As pessoas jurídicas de direito privado, e as que lhe são equiparadas pela legislação do imposto de renda, que apuram o IRPJ com base no Lucro Real estão sujeitas à incidência não cumulativa, exceto: as instituições financeiras, as cooperativas de crédito, as pessoas jurídicas que tenham por objeto a securitização de ...

Porque o ICMS é um imposto não cumulativo?

O ICMS será não-cumulativo, compensando-se o que for devido em cada operação relativa à circulação de mercadorias ou prestação de serviços com o montante cobrado nas anteriores pelo mesmo ou outro Estado ou pelo Distrito Federal.

O que é imposto seletivo e não cumulativo?

IMPOSTO NÃO-CUMULATIVO – Diz-se do imposto/tributo que, na etapa subsequente dos processos produtivos e/ou de comercialização, não incide sobre o mesmo imposto/tributo pago/recolhido na etapa anterior. Exemplos: IPI, ICMS e PIS/COFINS Não Cumulativos.

Como apurar PIS e Cofins não cumulativo?

A base de cálculo da Contribuição para o PIS/Pasep e Cofins, com a incidência não-cumulativa, é o valor do faturamento mensal, assim entendido o total das receitas auferidas pela pessoa jurídica, independentemente de sua denominação ou classificação contábil (Lei nº 10.637, de 2002, art 1º, §§ 1º e 2º e Lei nº 10.833, ...



Outras questões

Como organizar as sacolinhas de supermercado?

Como identificar PRMs?

Como organizar caixas de arquivo morto?

Como identificar uma pessoa com desvio de caráter?

Como Organizar os produtos de beleza no Guarda-roupa?

O que a Cortana consegue fazer?

Como descobrir a função de um gráfico afim?

Como organizar um RPG de WhatsApp?

Tem como saber se um iPhone já foi aberto?

Como enrolar tapete grande?

Como fazer o bebê a usar a Naninha?

Como saber qual redutor usar?

Como fazer uma nota falsa?

Como funciona a sala VIP da Gol?

Como organizar laços de cabelo no Guarda-roupa?

Quanto custa o Festival de Parintins?

Como ler retentor?

Como Organizar os produtos de uma loja de cosméticos?

Como utilizar o Vectra 3D?

Como detectar problema de rede?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com