A digestão das proteínas começa no estômago, que devido a presença de ácido clorídrico, desnatura as proteínas (destrói as ligações de hidrogênio da estrutura química). ... No intestino delgado as proteínas sofrem a ação das enzimas produzidas pelo pâncreas (tripsina, quimotripsina, elastase e carboxipolipeptidase).
A digestão química ocorre através da ação de enzimas digestivas que hidrolisam as macromoléculas do alimento (como proteínas, amido e lipídeos), quebrando-as em moléculas menores (como aminoácidos, açúcares simples e ácidos graxos) passíveis de serem absorvidas através da membrana das células do TGI (veja a figura 4.7) ...
A digestão de macronutrientes orgânicos (carboidratos, proteínas e lipídios) é efetuada pelas enzimas do sistema gastrintestinal (SGI) ou sistema digestório (SD).
As aminopeptidases agem na extremidade aminoterminal da proteína; as carboxipeptidases agem na extremidade carboxiterminal. Os produtos principais da digestão de proteínas são aminoácidos livres, dipeptídeos e tripeptídeos, todos os quais podem ser absorvidos.
A digestão das proteínas inicia-se no estômago. O pH do lúmen do estômago é ácido (1-2) o que desnatura as proteínas da dieta e cria o pH adequado à ação da pepsina. As células parietais segregam HCl. Anídrase carbónica: CO2+ H2O ↔↔↔↔H2CO3 Protólise: H2CO3↔↔↔↔H+ + HCO3-
No intestino delgado as proteínas sofrem a ação das enzimas produzidas pelo pâncreas (tripsina, quimotripsina, elastase e carboxipolipeptidase). Após, os peptídeos e aminoácidos absorvidos são transportados ao fígado através da veia porta. Apenas, 1% da proteína ingerida é excretada nas fezes.
Além disso, o intestino conta com a atuação de algumas enzimas que têm função essencial no processo de digestão. Os nutrientes oriundos da degradação das proteínas serão absorvidos pelo organismo, pois agora, já podem atravessar as microvilosidades do intestino delgado e alcançar os capilares sanguíneos.
Esquema geral da digestão e absorção das proteínas da dieta e de proteínas endógenas que entram no tubo digestivo. Proteínas Oligopeptídeos Pepsina, tripsina, quimotripsina e elástase Aminoácidos Di- e Tripeptídeos
Como fica as multas de trânsito durante a pandemia?
Quais tecnologias estão em alta?
Qual a importância dos fermentos químico e biológico na formação das massas?
Como é a morte por overdose de medicamentos?
Quem é o responsável por administrar o Estado?
Como saber se estou com uma lesão?
Quando Deus tem um propósito na vida de alguém?
Pode ser empregado e empregador?
Quem foi o maior gênio de todos os tempos?
Quanto ganha um professor meio período?
Qual o peso que um cano PVC suporta?
O que aconteceu no Dia 26 de outubro?