São Paulo – Quando o assunto é agricultura transgênica, um dos principais perigos apontados por especialistas é a redução da diversidade de sementes. ... Nesse processo de contaminação, as sementes convencionais, também conhecidas como crioulas, vão desaparecer.
São vários e graves os riscos potenciais, tendo os cientistas apontado como os principais deles:
As primeiras plantas transgênicas foram utilizadas na China no início da década de 1990. Nos Estados Unidos, a primeira aprovação de uso comercial de uma planta transgênica ocorreu em 1994, quando a empresa Calgene lançou um tomate com elevada resistência ao armazenamento.
A polêmica que cerca os OGM tem fundo econômico, social e ambiental. Seus defensores argumentam que a biotecnologia aumenta a produção de alimentos a ponto de atacar de frente a fome mundial. Segundo o governo norte-americano, os africanos seriam os principais beneficiados.
Entre os aspectos positivos dos alimentos transgênicos o destaque é para: Aumento da produção de alimentos; Aumento do conteúdo nutricional; Maior resistência, durabilidade e tempo na estocagem e armazenamento; Maior resistência às pragas (bactérias, fungos, vírus e insetos); Diminuição de agrotóxicos.
Pesquisadores do Primeiro Mundo prometiam, através de um conjunto de técnicas, aumentar estrondosamente as produtividades agrícolas e resolver o problema da fome nos países em desenvolvimento.
Os principais riscos relacionados a alimentos transgênicos, estão ligados a saúde humana. Estes alimentos quando modificados geneticamente, secretam substancias incomuns as quais podem desencadear um processo alérgico no organismo dos seres humanos (LEITE 2007).
Apesar de só querer a melhora em todos os sentidos, também existem desvantagens na biotecnologia como: alergias, por conta dos produtos modificados; desequilíbrio de ecossistema, por não ser uma coisa natural, e sim modificada; também podem existir contaminações genéticas.
Disponibilidade de plantas transgênicas no Brasil. A primeira planta transgênica no Brasil, uma soja tolerante a herbicida, foi liberada para o cultivo comercial em outubro de 1998.
A autorização para cultivo de transgênicos no Brasil veio com a soja transgênica tolerante ao glifosato, em outubro de 1998. Desde então, mais de 110 plantas geneticamente modificadas foram aprovadas e liberadas para plantio em escala comercial.
Foram implementadas tecnologias importadas que eram desenvolvidas para climas temperados e não para ecossistemas tropicais, onde os solos são bem diferentes e há uma maior biodiversidade, como é o caso do Brasil. A produção de transgênicos é realidade e os principais alimentos modificados são o milho, a soja e o trigo.
A produção de transgênicos é realidade e os principais alimentos modificados são o milho, a soja e o trigo. A soja, por exemplo, está presente em grande parte dos alimentos industrializados sob diversas formas, é um dos principais alimentos transgênicos e nem sempre essa informação é repassada corretamente ao consumidor.
Distribuição global dos cultivos transgênicos em 2005. Os cinco países coloridos em laranja cheio concentravam cerca de 95% de todos os cultivos. Em 1946, os cientistas descobriram pela primeira vez que o DNA pode ser transferido entre organismos.
Nos últimos anos, também se descobriu que algumas doenças humanas são provocadas por deficiências genéticas. Descobertas como essas intensificaram-se ainda mais com as novas técnicas de biologia molecular, que possibilitou a criação de medicamentos mais eficazes, bem como a otimização dos métodos de diagnóstico e tratamento de várias doenças.
Como remover app da tela Xiaomi?
Como saber o número da conta no boleto?
Como faço para votar nos Prêmios Nick?
Como que funciona nas empresas o ciclo é vida dos arquivos?
Como identificar a rede no computador?
Como tirar gases do feijão rápido?
Como voltar a ver as atualizações de um amigo no Facebook?
O que é terceira veia da picanha?
O que fazer quando se engole um palito?
Como saber se o bebê tem rinite?
O que fazer para diminuir o osso do nariz?
O que tomar para dor de espondilite?
Como saber que tipo de alergia?
Como saber se já estou com dilatação?
Como faço para saber a capacidade do meu HD?
Quais são os alimentos in natura?