Qual o prazo para ocorrer a prescrição intercorrente?

Pergunta de Mónica Daniela Alves em 30-05-2022
(70 votos)

“Art. 11-A. Ocorre a prescrição intercorrente no processo do trabalho no prazo de dois anos. § 1º A fluência do prazo prescricional intercorrente inicia-se quando o exequente deixa de cumprir determinação judicial no curso da execução.

Como contar a prescrição intercorrente na execução?

206, § 5º, I, CC) o prazo para exercer a pretensão executória é de 5 anos, sendo este, também, o prazo da prescrição intercorrente, contados a partir do fim da suspensão por 1 (um) ano concedida. Outra inovação é o tratamento expresso do instituto como causa de extinção da execução, prevista no art. 924, V.


Quando começa a contar a prescrição intercorrente na execução fiscal?

Nos termos Súmula 314/ STJ, o prazo da prescrição intercorrente inicia-se após um ano da suspensão da execução fiscal, quando não localizados bens penhoráveis do devedor.

Como saber se houve prescrição intercorrente?

Assim, para se verificar o prazo da prescrição intercorrente, é necessário buscar auxílio na legislação material. Os prazos mais comuns são os inerentes às relações civis, constantes nos arts. 205 e 206 do Código Civil.

Como saber se um crime já prescreveu?

A prescrição pela pena máxima cominada é a única cujo início da contagem do prazo prescricional se dá antes da propositura da ação penal. O art. 111 do Código Penal estabelece o momento de início da contagem, variável conforme a natureza do crime. A regra é: inicia-se a contagem da data da consumação do crime.

Prescrição Intercorrente: como funciona a prescrição intercorrente no CPC após a Lei 14.195/2021?


38 curiosidades que você vai gostar

Como funciona a prescrição intercorrente em execuções fiscais?

A prescrição intercorrente, por sua vez, ocorre durante o trâmite do processo depois de iniciada a Execução Fiscal. Assim, caso a Fazenda inicie os procedimentos judiciais para cobrança e não encontre o devedor, bens passíveis de penhora ou permaneça inerte, o transcurso de 5 anos leva a extinção do crédito tributário.

Em que consiste a prescrição intercorrente na execução fiscal?

Em outras palavras, prescrição intercorrente é aquela que sobrevém durante o período “corrente” da ação de execução fiscal, isto é, uma espécie de prescrição, prevista no artigo 174 do CTN, que ocorrerá durante a cobrança judicial do crédito (execução fiscal).

É possível o reconhecimento da prescrição intercorrente na execução fiscal?

O reconhecimento da prescrição intercorrente decorre do fato de, após a propositura da execução fiscal, o processo permanecer paralisado por prazo superior a cinco anos, se matéria tributária, ou seis anos, se não tributária. Nos dois casos, o reconhecimento pode ser feito de ofício pelo Poder Judiciário.

Quanto tempo prescreve um processo de execução?

Prazos prescricionais no Código Civil. Os prazos para a prescrição estão estabelecidos apenas nos artigos 205 e 206 do Código Civil, mas como regra geral, são de 10 (anos). No que diz respeito ao prazo para a decadência, estes encontram-se espalhados pelo Código Civil. Ainda assim, o prazo não passa de 2 (dois) anos.



Outras questões

O que fazer para vender com costura?

Quais profissionais podem exercer a acupuntura?

Como ajudar uma pessoa com problemas emocionais?

Como desinfetar ar condicionado do carro?

Como evitar o efeito do limão nos dentes?

Como homem reage ao término?

Como esterilizar luva?

Como limpar extrator de cravos?

Como Libra se comporta no amor?

São Jorge é protetor de quem?

Como está hoje o cantor Bon Jovi?

Como habilitar o aparelho da SKY Pré-pago?

Como evitar infecção urinária no homem?

Como saber se um homem está flertando com você?

Como resolver conflitos dentro de uma equipe?

Como conservar pão para não ficar duro?

Como higienizar as Pincas?

Pode lavar a kombucha?

Quando a mãe mora longe?

Como diminuir os conflitos no ambiente de trabalho?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com