Qual o prazo para embargos à ação monitória?

Pergunta de Mélanie Isabela Barbosa Tavares em 30-05-2022
(5 votos)

Dentro da ação monitória, aplica-se o prazo de 15 dias úteis, conforme o artigo 701 do Novo CPC, para que o devedor entre com embargos monitórios contra mandado monitório, que é emitido pelo juiz após a constatação da veracidade da prova escrita entregue pelo autor, assim citando o réu.

Qual recurso cabível contra ação monitória?

O recurso cabível contra a sentença que acolhe ou rejeita os embargos à ação monitória está previsto no parágrafo 9º do artigo 702 do CPC/2015. De forma explícita, estatui que contra a sentença que acolhe ou rejeita os embargos à ação monitória “cabe, portanto, apelação“.


Qual o prazo prescricional da ação monitória?

É de cinco anos prazo para ação monitória em caso de cheque ou promissória sem força executiva. O prazo para ajuizamento de ação monitória contra emitente de nota promissória ou cheque, quando perderam a força executiva, é de cinco anos.

Qual a natureza dos embargos Monitórios?

Segundo forte entendimento existente na processualística, os embargos à ação monitória têm natureza jurídica de defesa, de modo que a resposta a eles assemelha-se sobremaneira a uma réplica.

O que pode ser alegado em embargos à monitoria?

A ação monitória é cabível por quem detém prova escrita, mas sem eficácia executiva, nas situações: para exigir do devedor o pagamento de quantia em dinheiro; a entrega de coisa fungível ou infungível; entrega de um bem móvel ou imóvel; e o adimplemento de obrigação de fazer ou não fazer.

Ação Monitória: Embargos à Ação Monitória - art. 702, CPC


27 curiosidades que você vai gostar

Como responder a uma ação monitória?

Acima de tudo, é muito importante que o réu se defenda na Ação Monitória ou de Execução, apresentando Defesa: os Embargos à Ação Monitória (ou embargos à Execução). Ou seja, esses Embargos são meio amplo de Defesa (como a Contestação), e devem ser utilizados pelo “devedor” para responder o pedido de pagamento.

Pode pedir penhora em ação monitória?

745-A do CPC na Ação Monitória - Janete Ricken Lopes De Barros. A Reforma do processo de execução de título extrajudicial, introduzida pela Lei 11.382/2006, eliminou a oportunidade que o executado tinha de oferecer bens à penhora, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, após a citação.

Qual o valor da causa na ação monitória?

O valor a ser atribuído à causa corresponderá ao da quantia, ao da coisa pretendida, ou da estimativa do proveito econômico perseguido (artigo 700, parágrafo 3º).

Como pagar uma ação monitória?

Quando o devedor efetua o pagamento total do valor de uma ação monitória, os honorários advocatícios são reduzidos a 5% do valor devido. Caso o devedor não possua condições de pagar a dívida em parcela única, poderá optar por pagamento de forma parcelada.



Outras questões

Qual a melhor altura de travesseiro para dormir?

Como ligar Contatora com temporizador?

Como saber que um sistema e conservativo?

Qual a medida ideal do abdômen?

O que pode queimar um transistor?

Qual é a melhor marca de rolamentos?

Como uma seringa funciona?

Como medir centésimos?

Onde vejo o serial do Nintendo switch?

Como se livrar do Mr X?

Como saber se o tumor no cérebro é maligno ou benigno?

Como viajar com ID Jovem?

Como saber a dureza de um material?

Como conseguir emprego social media?

Porque é usado à dexametasona para diagnóstico da síndrome de Cushing?

Como é o funcionamento de uma máquina térmica?

O que faz o LEFT JOIN?

Como funciona o jogo Jumanji?

Como funciona o LDR no Arduino?

Como fritar asa congelada?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com