Para viajar de forma gratuita ou obter o desconto de 50% nas passagens a partir do ID Jovem, é preciso solicitar um único bilhete de viagem. Isso deve ser feito nos nos pontos de venda da transportadora, com antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida previsto.
Jovens podem viajar gratuitamente entre Estados de ônibus e trem, aproveite! Bit. Ly/viajar-gratis | Jovens de 15 a 29 anos, com renda de até dois salários-mínimos, já podem se cadastrar no aplicativo ID Jovem e viajar gratuitamente de um estado a outro do Brasil.
Não há limite de vezes em que o jovem pode emitir o documento para aproveitar os benefícios, desde que esteja dentro das regras. A gratuidade para viajar nos ônibus só será dada se houver vaga. Por lei, as companhias devem destinar dois assentos para quem possui a ID Jovem.
O ID Jovem é lei e todas as empresas que estão em conformidade com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) são OBRIGADAS a oferecer duas viagens gratuitas nas linhas convencionais e, quando estas estiverem esgotadas, mais duas passagens pela metade do preço.
O Id Jovem não se aplica às empresas aéreas. Apenas transportes terrestres interestaduais.
Não é necessário imprimir o ID Jovem, basta apresentar a imagem do cartão na tela do celular no momento da aquisição da passagem de ônibus, acompanhada de documento original com foto.
Mas será que dá pra comprar passagem com o ID Jovem pela internet? Na verdade, a compra online não é garantida. Isso porque as empresas não são obrigadas a vender passagem com ID Jovem pela internet. Além disso, é obrigatório que o próprio jovem faça a compra da passagem portando seu ID Jovem.
Esse benefício vale para qualquer jovem, estudante ou não, desde que preencha os outros critérios. Então, se você se interessou, saiba que é preciso ter idade entre 15 a 29 anos, além disso, é necessário ter renda familiar total de até dois salários mínimos.
O Id Jovem não se aplica às empresas aéreas. Apenas transportes terrestres interestaduais.
Todas as companhias são obrigadas a aceitarem o documento de identidade dos jovens. Essa é uma determinação do decreto que implementou o benefício. Caso alguma empresa se negue a oferecer as duas vagas gratuitas e/ou o desconto de 50% na passagem, é preciso apresentar uma justificativa formal e por escrito da recusa.
Poucos jovens no Brasil conhecem de fato o programa, dos quase 16 milhões de jovens que tem direito ao programa, apenas 20 mil estão utilizando efetivamente os benefícios do Id Jovem no país.
Além disso, o jovem beneficiário não pode fazer reserva em mais de um horário no mesmo dia, nem para o mesmo destino. Também não pode fazer para dias ou horários em que a viagem é considerada impraticável. Isso demonstra que o passageiro que reservar lugares, não deixando o benefício disponível para outros jovens cadastrados.
Após geração do NIS, o jovem poderá gerar sua ID pelo aplicativo oficial ou pelo site, como foi mencionado. Os benefícios da identidade jovem envolvem acesso de meia entrada em eventos artístico-culturais, como shows, teatros, eventos esportivos, como jogos de futebol, além de passagens para transporte interestadual gratuito ou com custo reduzido.
Qual é o valor do adesivo contraceptivo?
Como funciona a chaleira que apita?
Como é feita a excreção e a circulação dos equinodermos?
O que é biotecnologia e onde é aplicada?
Como funciona o aquecedor na banheira?
Como calcular 44 horas trabalhadas de segunda a sábado?
Como é feito alinhamento dos fios?
Como deixar o ar condicionado mais gelado Agratto?
Quanto custa a capa da invisibilidade?
Como transferir meu dinheiro do Rappi?
O que é chave seletora do chuveiro?
Como funciona a circulação Uteroplacentária primitiva?
Que estruturas compõem a cintura escapular?
Como é feita a circulação geral da atmosfera?
Como consertar a caixa de descarga do banheiro?