Para determinar o ponto do doce de leite, você pode colocar uma pequena porção sobre um prato. Se estiver pronto, o doce não deverá estar líquido e sim mais consistente. Outro modo de verificar o ponto é passando o dedo sobre a metade da colher de madeira.
O constituinte do leite envolvido com a coagulação é a proteína, a caseína do leite. Quando ela coagula a gente diz que o leite “coalhou” ou “talhou”. E porque a proteína coagula? Acontece que a proteína gosta de estar em temperatura ambiente e também gosta que um leite esteja em um pH neutro, próximo ao da água.
Leve ao fogo brando, não precisa colocar água, pois junta bastante líquido. Mexa para desmanchar os pedaços. Deixe até secar bem. Quando passar a colher e aparecer o fundo da panela está no ponto.
Coloque a lata no centro da panela de pressão. Dá para cozinhar mais de uma, até três ou quatro latas de uma vez, dependendo da capacidade da panela. Cubra com água até uns três dedos acima da lata.
Para tentar consertar a bobagem, adicionei um pouco de chocolate em pó (amargo) e creme de leite.
Uma dica simples para deixá-lo menos doce é acrescentar/misturar creme de leite (de caixinha) a gosto. Ou acrescentar leite desnatado.
O leite não começará a coalhar antes de atingir 82 graus Celsius. Para acelerar o processo, deixe a temperatura atingir níveis ainda mais altos. Você pode monitorar a temperatura utilizando um termômetro de cozinha apropriado. Mexa o leite de vez em quando, mas não em excesso.
A produtora dá a dica de não usar colher de pau para não 'talhar' o doce, e sim uma de silicone. Deixe a mistura ferver em fogo alto. Quando 'pegar' fervura, abaixe o fogo e deixe o leite por aproximadamente cinco horas no fogo. O ponto para desligar o fogo é quando o doce estiver 'grosso' e escuro.
Macia e com menor concentração de água, a cabotiá, também conhecida como abóbora japonesa, é ideal para fazer purês, nhoques e sopas. Mais úmida e fibrosa, a abóbora de pescoço é a ideal para o preparo de doces e pães.
Coloque o leite condensado em uma forma de 20 cm x 20 cm. Abra a lata e despeje o seu conteúdo em uma assadeira. Espalhe o leite condensado com uma colher ou espátula para cobrir todo o fundo da forma. É possível usar várias latas para fazer uma quantia maior de doce de leite.
O doce de leite deve ficar com uma consistência encorpada e cremosa e com uma cor de caramelo. Você também pode bater o doce no liquidificador se quiser que fique bem lisinho. Refrigere o doce de leite por até três semanas. Não quer consumi-lo imediatamente? Guarde-o na geladeira.
O melhor doce de leite do mundo é este, o mineiro feito com leite ainda cru! Se o pires for de algum arterial que vá ao forno ou microondas como aqueles vidros Marinex ele resiste a altas temperaturas e você não terá problemas com isso!
Ela deve ser grande o suficiente para que o leite não derrame quando ferver. 1 litro de leite rende cerca de 1 xícara de doce de leite, portanto use uma quantia maior para fazer mais doce. Você também pode usar outro tipo de leite para experimentar um sabor diferente.
Quanto custa ambulância nos EUA?
Qual a diferença entre as três revoluções industriais?
O que significa tecido flanelado?
Quais as vantagens e desvantagens da semeadura direta?
Pode tomar vitamina D sozinha?
Como corrigir a falta de nitrogênio no solo?
Qual esporte mágico faz sucesso na América do Norte?
Em qual cidade foi instalado o primeiro quiosque do Banco24Horas?
O que significa palavra atarantado?
Em que ano nasceu Ney Latorraca?
Quais taxas pagar para licenciamento 2022 RJ?
Como se classificam os fungos Cite as diferenças de cada grupo?
Quando fazer gessagem no solo?
Quanto tempo durou o Realismo?
Onde é possível encontrar os metais pesados?