O segundo maior planeta do Sistema Solar e o segundo maior “dono” de luas: Saturno e seus 62 satélites naturais não são fáceis de desvendar, mas algumas sondas e naves espaciais já nos trouxeram muitas respostas sobre o planeta gasoso.
Saturno tem 62 satélites naturais, como a nossa Lua.
O sistema de satélites de Saturno é muito desequilibrado: uma lua, Titã, compreende mais de 96% da massa em órbita ao redor do planeta.
Só em volta de Júpiter são 63!
Tem luas de todos os tamanhos. Ganimede e Titan chegam a ser maiores que o planeta Mercúrio – que tem 4 880 quilômetros de diâmetro. Já Deimos, em Marte, uma das menores luas conhecidas, tem apenas 12,6 quilômetros de diâmetro.
Apesar de não ser possível pousar em Júpiter, é possível aterrissar nas luas de Galileu, levando à possibilidade de exploração humana tripulada. Os principais alvos são Europa, devido à possibilidade de vida e oceanos, e Calisto, devido à sua pequena dose de radiação.
17 curiosidades que você vai gostar
Júpiter não tem solo
Trata-se de um planeta sem superfície sólida, o que significa que seria impossível fincar uma bandeira tal como Neil Armstrong e Buzz Aldrin, os primeiros astronautas a pisar na Lua, fizeram. Na verdade, não seria possível nem pisar em Júpiter.
Quem caísse de páraquedas em Júpiter ou Saturno entraria em uma atmosfera gasosa, que fica densa até virar líquido. O núcleo é feito de gelo e metais.
Destes 64 satélites, quatro se destacam pela dimensão, correspondendo a cerca de 99,9% da massa de todos somados. São as chamadas "luas galileanas", pois foram descobertas em janeiro de 1610 pelo físico, matemático, filósofo e astrônomo italiano Galileu Galilei. São elas Io, Europa, Ganimede e Calisto.
Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, possui 79 luas.
O segundo maior planeta do Sistema Solar e o segundo maior “dono” de luas: Saturno e seus 62 satélites naturais não são fáceis de desvendar, mas algumas sondas e naves espaciais já nos trouxeram muitas respostas sobre o planeta gasoso.
Terra: O Planeta Água.
Ele é classificado como um gigante gasoso, porque é composto basicamente por gases (hidrogênio e hélio). Isso significa que Saturno não tem uma superfície sólida, ou seja, não existe ali um chão para se pisar: se fizéssemos isso, iríamos afundar, afundar e afundar.
Podemos cogitar os gigantes gasosos: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno? Nem pensar. Esses planetas não têm a superfície rochosa de que necessitamos para viver, portanto não serão nossas futuras casas. Porém, algumas das luas destes planetas têm características interessantes.
Os planetas gigantes (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) têm apenas um núcleo sólido, que é envolto por uma grande camada de gás, porém esse gás é extremamente comprimido, a pressões muito altas, nas camadas internas, logo abaixo da região visível. Assim sendo, seria impossível pousar qualquer sonda neles.
Júpiter possui 79 satélites confirmados, o segundo maior número "seguro" de satélites entre os oito planetas do Sistema Solar.
Dentre os satélites de Galileu, Calisto é o que se encontra mais distante de Júpiter e, dentre as 79 luas, é a segunda maior. Sua superfície é muito cheia de crateras, sendo algumas das mais antigas do Sistema Solar. Calisto é formada por gelo e rochas e acredita-se que seu núcleo é composto de silicatos.
A Terra e Marte, por exemplo, possuem uma e duas luas, respectivamente. No grupo dos planetas gasosos, temos os casos de Júpiter e Saturno, cujo número total de satélites naturais pode chegar a 79 e 82, respectivamente.
Satélite natural: 82 no total, sendo 53 luas conhecidas e 29 a serem confirmadas.
Caso o interior de Júpiter fosse oco, caberiam 1300 Terras dentro dele. É um planeta gasoso, como Saturno, Urano e Netuno. Júpiter possui a maior velocidade de rotação entre os planetas do Sistema Solar. A força gravitacional em Júpiter é de 22,9 m/s², enquanto na Terra essa força é de 9,8 m/s².
Sim, porque no final das contas, se não existisse esse planeta tipo Júpiter, que consiga estabilizar as órbitas em um sistema solar, os planetas rochosos internos acabariam sendo destruídos. Essa estabilidade em uma escala de bilhões de anos tem permitido o surgimento da vida na Terra.
Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, tanto em diâmetro quanto em massa, e é o quinto mais próximo do Sol. Possui menos de um milésimo da massa solar, contudo tem 2,5 vezes a massa de todos os outros planetas em conjunto. É um planeta gasoso, junto com Saturno, Urano e Netuno.
Como saber se realmente amo Deus?
Quem tem glaucoma pode usar o colírio Lacrima Plus?
Como identificar uma crise de ausência?
Pode demitir funcionário em véspera de feriado?
Pode usar açúcar para esfoliar o rosto?
Como é feito o sistema de classificação dos atletas nos Jogos Paralímpicos?
O que é bom para acabar com piolho de passarinho?
Como mudar de 2.4 GHz para 5ghz no celular?
Qual a parte mais quente de uma chama?
Quais são os produtos produzidos pela agricultura?
Qual o efeito da injeção Dexalgen?
Onde ficam os arquivos no celular Motorola?
Como funciona o sistema de aposentadoria nos Estados Unidos?
Qual o score mínimo para crediário?
Como cuidar do cabelo cacheado morena iluminada?