Em relação à atuação do pedagogo em espaços não escolares, o mesmo documento ressalta que o perfil do graduado em Pedagogia deverá contemplar consistente formação teórica, diversidade de conhecimentos e de práticas, que se articulam ao longo do curso.
A educação não formal é aquela que ocorre fora do sistema formal de ensino, sendo complementar a este. É um processo organizado, mas geralmente os resultados de aprendizagem não são avaliados formalmente.
Ele deverá se valer de saberes combinados de Pedagogia e Ciências Sociais para situar os sujeitos no presente e melhorar a realidade na qual estão inseridos. As características dessa disciplina não se limitam aos elementos que definem a educação formal convencional.
A educação não-formal designa um processo com várias dimensões tais como: a aprendizagem política dos direitos dos indivíduos enquanto cidadãos; a capacitação dos indivíduos para o trabalho, por meio da aprendizagem de habilidades e/ou desenvolvimento de potencialidades; a aprendizagem e exercício de práticas que ...
A educação não- formal capacita os indivíduos a se tornarem cidadãos do mundo, no mundo. Sua finalidade é abrir janelas de conhecimento sobre o mundo que circunda os indivíduos e suas relações sociais.
16 curiosidades que você vai gostar
A educação formal é aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados; a informal como aquela que os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização - na família, bairro, clube, amigos, etc., carregada de valores e cultura própria, de pertencimento e sentimentos herdados; e a educação não ...
Na educação não-formal, os espaços educativos localizam-se em territórios que acompanham as trajetórias de vida dos grupos e indivíduos, fora das escolas, em locais informais, locais onde há processos interativos intencionais ( a questão da intencionalidade é um elemento importante de diferenciação).
3)"O que parece importante considerar é que a educação não-formal, como área do conhecimento pedagógico, passou a ser observada como válida e como possibilitadora de mudanças, inclusive dentro da própria concepção de educação, a partir de seu aparecimento e de sua inclusão como área pedagógica em documentos e artigos ...
A educação não formal pode ser então compreendida como a ferramenta que proporciona a interação e aprendizagem entre os conteúdos trabalhados em sala de aula, ou seja, em espaços formais, com outros lugares de vivência dos alunos, como museus, teatros, etc.
Como tirar os bichinhos do Waze?
Qual o problema mais comum no Cerrado?
É possível ter uma vida normal com lúpus?
Como saber se o Câncer está apaixonado?
Como calcular o consumo de água pelo hidrômetro?
Quais os documentos necessários para averbar uma construção?
Quais são os documentos de um imóvel rural?
Quem teve infarto pode tomar ibuprofeno?