O Conselho de Administração é a principal ferramenta utilizada pela Governança Corporativa. Segundo o IBGC: Seu papel é ser o elo entre a propriedade e a gestão para orientar e supervisionar a relação desta ultima com as demais partes interessadas. O Conselho recebe poderes dos sócios e presta contas a eles.
Governança Corporativa é o sistema pelo qual uma organização é controlada. ... Para que a governança possa ser colocada em prática é preciso que a empresa tenha o que chamamos de estrutura da Governança Corporativa, que são os órgãos que a compõem.
Quatro princípios regem as boas práticas de governança corporativa: a transparência, a equidade – entre os sócios e stakeholders – a prestação de contas e a responsabilidade corporativa.
A Comissão de Valores Mobiliários, órgão regulador, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, órgãos orientadores, auxiliam os conselhos em quais caminhos seguir e evitar conflitos legais.
Ao conselho cabe o papel de adequar a organização ao seu entorno, de forma a torná-la melhor aceita. Na realidade, o próprio conselho é formado por membros que também conformam seu comportamento por essas regras e convenções.
O Conselho de Administração supervisiona as atividades gerenciais da empresa, sendo responsável pela estratégia da organização. É ele que dá as orientações gerais dos negócios, bem como seu parecer sobre relatório de contas. O objetivo principal do Conselho é maximizar o retorno dos investimentos.
Governança Corporativa - Composta por Acionistas, Conselho Fiscal, Conselho de Administração, Comitês, Comitê de Auditoria, Auditoria Independente e Presidente, representa o sistema do qual todas as organizações podem prover relacionamentos envolvendo diretoria, conselho de administração, comitês e os proprietários.
Você deve considerar esse sistema pelos benefícios que ele pode trazer à sua organização. O que acontece, na prática, é que as ações de governança corporativa têm potencial para transformar os princípios já citados em atitudes que facilitam o acesso ao capital e contribuem para a longevidade das empresas.
A estrutura organizacional de uma governança corporativa abrange seus sócios, o conselho de administração da empresa, o conselho fiscal, uma auditoria independente, o comitê de auditoria, a auditoria interna da organização, seu CEO, e seus diretores.
A essência da governança corporativa está na transparência, havendo clareza quanto aos seus atos tanto para o público interno quanto externo. Interessante observar que esse é um dos valores mais importantes de uma instituição atualmente, seja ela qual for, o que é próprio de um mundo cada vez mais aberto e globalizado .
Além dos sócios atuantes através da assembleia geral, as atribuições das outras partes da estrutura de governança corporativa são as seguintes:
Como saber se a Periquita vai colocar ovo?
Como saber se o plano de saúde cobre a cirurgia?
Como saber se o ovo e caipira?
O que é preciso para ter um parto normal?
Qual o tempo necessário para trocar pneu de moto?
Como ver se o planeta está retrógrado no mapa astral?
Quanto tempo demora pro piercing na sobrancelha cicatrizar?
Como saber se o olho do gato tá furado?
Como saber se o chip já está ativo?
O que fazer quando o bebê está abaixo do peso?
O que é ser uma pessoa imprevisível?
Qual é o significado de sonhar com ovo choco?
Como saber se o pneu é original de fábrica?
Qual é a sequência para montar o cubo mágico?
Como montar um cronograma de estudos infalível?
Como montar um closet perfeito?