Conforme exposto podemos considerar que a cultura tem um importante papel no processo de aprendizagem, pois ela permite não só a socialização, mas discussão de diferentes saberes no ambiente escolar, através do conteúdo cultural podemos exemplificar vários temas,nas diferentes disciplinas do currículo escolar.
Quando se entende um currículo como um conjunto de práticas por meio das quais significados são produzidos e compartilhados em um grupo, a cultura evidencia-se no respeito e no acolhimento das manifestações culturais dos estudantes, por mais desprestigiadas que sejam.
O currículo cultural é uma arena de disseminação de sentidos, de polissemia, de produção de identida- des voltadas para a análise, interpretação, questionamento e diálogo entre e a partir das culturas.
Coloca-se como estratégia, quatro pontos fundamentais para obtenção de sucesso na elaboração de um currículo que contemple a diversidade cultural: 1) formação de professores; 2) planejamento de currículos; 3) desenvolvimento de materiais apropriados e, 4) a análise e revisão crítica das práticas vigentes.
A série Currículo: conhecimento e cultura propõe uma reflexão sobre o currículo escolar, tendo como pressuposto a diversidade da sociedade contemporânea. Ao longo da série, são pro- blematizadas questões que envolvem desde a construção e a organização do currículo até sua vivência nas escolas.
22 curiosidades que você vai gostar
Dito de forma resumida, o currículo é a organização do conhecimento escolar. Essa organização do currículo se tornou necessária porque, com o surgimento da escolarização em massa, precisou-se de uma padronização do conhecimento a ser ensinado, ou seja, que as exigências do conteúdo fossem as mesmas.
O currículo escolar é o caminho que o estudante deve percorrer durante sua vida na escola. Nele, estão organizados os conteúdos que o aluno vai aprender ao longo do estudo em uma instituição de ensino.
Compreender e saber lidar com o fenômeno da diversidade cultural é um fator fundamental que pode evitar a discriminação e a exclusão escolar e social. ... O diálogo intercultural se propõe a contemplar as relações e trocas entre as diferentes culturas.
O currículo, nessa pers- pectiva, passa a ser considerado artefato social e cultural, deixando de se preocupar, apenas, com a organização do conhecimento a ser transmitido aos alunos. A ideologia, cultura e poder, de acordo com essa nova visão, passa a fazer parte da construção do currículo.
Atividades artísticas e culturais como a música, além de serem prazerosas, estimulam áreas do cérebro que permitem o desenvolvimento de outras formas de linguagem. São atividades que aguçam a sensibilidade do aluno, melhoram sua capacidade de concentração bem como sua memória.
Veja como fazer um currículo artístico.
...
Para colocar a formação no currículo artístico, siga este molde:Nome do curso e do grau conferido (se for o caso);Nome da instituição;Data de conclusão;Data de início.
Outro princípio importante é a chamada justiça curricular. É nele que o professor se apoia para incluir práticas corporais pertencentes a outros grupos sociais, às vezes, pouco representados na escola.
O currículo dos índios.
O currículo é um instrumento político que se vincula à ideologia, à estrutura social, à cultura e ao poder. A cultura é o conteúdo da educação, sua essência e sua defesa, e currículo é a opção realizada dentro dessa cultura.
Conhecimento, cultura e currículo se relacionam inteiramente, pois os atos de ensinar e aprender ocorre em todo lugar, e na escola as diversidades culturais devem ser discutidas para que os educandos possam aplicar os conhecimentos obtidos também fora da sala de aula, a realidade de cada indivíduo possibilita a ...
Existe uma intrínseca relação entre cultura e educação, visto que a própria educação é considerada como sendo parte da cultura. A cultura pode ser entendida como fruto da inventividade humana, só existe cultura porque existe o homem, e a educação está incluída neste meio.
Se estabelece mediações entre as diversas definições que assume o Currículo na Sociedade e na escola, propondo resgatar o papel social do professor, alunos e técnicos. Se concebe o Currículo como um conjunto de conhecimentos científicos e culturais, que deve ser situado em seu tempo histórico.
O currículo escolar tem ação direta ou indireta na formação e desenvolvimento do aluno. Assim, é fácil perceber que a ideologia, cultura e poder nele configurados são determinantes no resultado educacional que se produzirá.
O ensino deve usar a diversidade cultural como forma de melhorar os conhecimentos dos estudantes e estimular a sua autoestima e respeito ao outro, e não para segregar. Assim, é interessante que eles aprendam a reconhecer as diferenças e as semelhanças, para que convivam bem com isso.
Para respeitar a diversidade sociocultural, ainda escalonada na valorização e prestígio escolar, é preciso conceituar o currículo para além dos conteúdos e entende-lo como “experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento em meio a relações sociais e que contribuem para a construção das identidades dos ...
As diferenças culturais são essenciais em todas as sociedades, pois são as diferenças que fazem a diferença, é a diversidade que oferece oportunidade de conhecer o outro, de respeitar, entender, analisar e estudar os conhecimentos culturais passados, na busca de enriquecer as diversas culturas do presente.
O multiculturalismo na escola pode ser entendido como possibilidade de inclusão de todos à educação, independente das diversidades e dos grupos minoritários, geralmente excluídos e marginalizados. Um currículo ampliado abrangerá as necessidades dos grupos minoritários e reconhecerá a singularidade dos indivíduos.
É um documento para todas as escolas, sem exceção. Já o currículo é definido por cada instituição de ensino e, além dos elementos da Base, devem conter metodologias e abordagens pedagógicas adotadas pela escola. Também devem estar presentes nos currículos todas as especificidades locais e diferenciais das instituições.
O Currículo escolar é uma organização que se fez necessária a partir do surgimento da escolarização em massa, na qual se percebeu a necessidade de uma padronização do conhecimento a ser ensinado.
O objetivo do Curriculum é conceder dados técnicos sobre o candidato para a empresa que esta recrutando, permitindo que seja feita uma pré-seleção a partir das informações existentes no documento.
Como selecionar por cor AutoCAD?
Como liberar o PIN da SUFRAMA?
Como selecionar duas colunas ao mesmo tempo no Excel?
Como passar óleo mineral em tábua de Carne?
Quando retirar os pratos da mesa?
Como liberar a memória do notebook?
Como selecionar toda a tabela do Excel?
Como desbloquear meu Banricompras?
Como selecionar várias fotos no WhatsApp iPhone?
Qual é o processo de separação de misturas?
O que acontece se pingar colirio no ouvido?
Como selecionar várias linhas aleatórias no Excel?
Como cortar a barra de chocolate?
Como incorporar no The King of Fighters 97?
Como faço para enviar vídeos mais longos no YouTube?
Qual tinta para pintar cadeira de vime?