Pe “Jogos pedagógicos são atividades que buscam o desenvolvimento dos alunos de forma lúdica”. Pf “Jogos pedagógicos são atividades que o professor trabalha com o objetivo de levar seu aluno à aprendizagem de forma divertida, interessante e motivadora”.
SÃO OBJETIVOS PEDAGÓGICOS DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS: conscientizar as crianças de que elas são o futuro da sociedade. impor regras rígidas às crianças. desenvolver a autonomia, a coordenação motora, a concentração e a criatividade. trabalhar aspectos emocionais e difundir o gosto pela pesquisa.
Em outras palavras, os jogos educativos têm um poder maior de fixar o aprendizado e envolver os estudantes no ambiente escolar. Além disso, há ganhos visíveis em criatividade, autonomia e concentração — sem falar que os games potencializam o raciocínio lógico e o pensamento crítico.
estimula a criatividade; ajuda no entendimento da importância de regras e limites; contribui para o desenvolvimento de laços afetivos; promove a interação e o compartilhamento.
Sabemos que é imprescindível a importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil, visto que através do lúdico a criança se desenvolve de forma integral nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo, bem como, adquire autonomia, habilidades e valores.
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1. PODEMOS CITAR COMO DOIS FATORES FUNDAMENTAIS DOS JOGOS NA ESCOLA A: competência e habilidade. valorização e motivação.
A brincadeira é o que acontece no jogo. O jogo acontece em qualquer lugar e não apresenta regras. O brinquedo é o suporte da brincadeira.
Na Educação Infantil, os jogos e brincadeiras possibilitam às crianças se expressarem através da prática diária de atividades dirigidas que as fazem desenvolver suas capacidades motoras cognitivas e sociais. Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia.
Os jogos e as brincadeiras são fontes de felicidade e prazer que se fundamentam no exercício da liberdade e, por isso, representam a conquista de quem pode sonhar, sentir, decidir, arquitetar, aventurar e agir, com energia para superar os desafios da brincadeira, recriando o tempo, o lugar e os objetos.
Por meio de diferentes jogos, brincadeiras e outras atividades lúdicas, nas aulas de educação física, há a possibilidade de fomentar no espaço escolar, a expressão e o aperfeiçoamento dos movimentos e das habilidades motoras da criança, contribuindo pra o seu desenvolvimento integral, possibilitando-lhe uma formação ...
Em diversos espaços, os jogos e brincadeiras possibilitam às crianças a construção do seu próprio conhecimento, pois oferecem condições de vivenciar situações-problemas, a partir do desenvolvimento de jogos planejados e livres que permitam à criança uma vivência no tocante às experiências com a lógica e o raciocínio e ...
"Brinquedo = objeto destinado a divertir uma criança". "Brincadeira = ação de brincar, divertimento. / Gracejo, zombaria. / Festinha entre amigos ou parentes. / Qualquer coisa que se faz por imprudência ou leviandade e que custa mais do que se esperava: aquela brincadeira custou-me caro".
O brincar não é algo que seja da infância, como uma condição natural dela. A brincadeira é uma prática de viver, uma experiência poética de conexão com as coisas que se percebem, se sentem e se pensam sobre o mundo.
No jogo existem regras previamente estabelecidas, que todos os intervenientes devem seguir. No brincar não existem regras (ou estas são criadas pelos intervenientes da brincadeira de forma livre), não existe um vencedor, nem uma competição. ... O foco do brincar está na cooperação e, sobretudo, na diversão.
Os Jogos Populares são aqueles conhecidos também como jogos de rua em que seus elementos podem ser alterados, decididos pelos próprios jogadores, com flexibilidade das regras, e sem exigir recursos mais sofisticados, pois sua origem esta na cultura popular, descrita por Vieira e Cavalcante (2002).
Piaget (1978) aponta três sucessivos sistemas de jogo: de exercício, simbólico e o de regras.
Evidenciou-se que os jogos pedagógicos promoveram experiências significativas de aprendizagem de uma maneira lúdica e prazerosa, além de demonstrarem que o professor deve buscar estratégias metodológicas diversificadas que despertem o interesse dos alunos e favoreçam o seu desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo.
O conceito de brincadeira, segundo o dicionário, é a ação de brincar, divertir, entreter, distrair. Geralmente são jogos livres que têm a finalidade de encenar e utilizar objetos lúdicos. A principal diferença entre a brincadeira para outras atividades diárias é a sua natureza divertida e criativa.
O conceito de brincar está internamente relacionado com a diversão, a exploração, a imaginação, a aprendizagem e a criatividade.
O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação e organiza suas emoções. O principal objetivo da brincadeira é explorar.
Os Jogos e Brincadeiras têm a possibilidade de despertar a criatividade e a ludicidade, nos alunos do Ensino Médio, ao ponto de desenvolverem maior envolvimento e participação nas aulas de Educação Física e de obterem maior satisfação nas realizações das atividades propostas.
Jogos e BrincadeirasAbaixar-se.Amarelinha.Aponte o que ouviu.Badminton - Pré-desportivos.BilboquêBola de gude.Boliche - garrafas PET.Cabeça pega o rabo.
Os jogos são constituídos de maneira autônomas em relações as crianças, e ainda ajuda a desenvolver as suas capacidades físicas e motoras, com isso, ele se torna cada vez mais cômodo para as crianças, por que é através dos jogos que as crianças melhoram sua coordenação motora e física e reforçando a sua auto-estima.
Jogo é toda e qualquer atividade em que exista a figura do jogador (como indivíduo praticante) e regras que podem ser para ambiente restrito ou livre. Geralmente os jogos têm poucas regras e estas tendem a ser simples. ... Jogos geralmente envolvem estimulação mental ou física e muitas vezes ambos.
Os tipos de jogos: o técnico, o conceitual, o específico e o contextual.
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