Abafamento. Consiste em diminuir ou impedir o contato do oxigênio com o material combustível. ... Conforme a diminuição do oxigênio em contato com o combustível vai tornando a combustão mais lenta, até a concentração de oxigênio chegar próximo de 8%, onde não haverá mais combustão.
O agente resfriador mais comum e mais utilizado é a água. 5.2 EXTINÇÃO POR ABAFAMENTO Este método consiste em impedir que o COMBURENTE (geralmente o oxigênio), permaneça em contato com o combustível, numa porcentagem ideal para a alimentação da combustão.
Ocorre, normalmente, quando a superfície de um material em combustão é resfriada a fim de que sua temperatura caia abaixo daquela e libera vapores em quantidade suficiente para manter a combustão; assim o fogo será extinto.
O calor é produzido pela combustão ou pode também ser originado pelo atrito dos corpos, tem três processos de transmissão: Condução, convecção e irradiação.
Classe A - Assim é identificado o fogo em materiais sólidos que deixam resíduos, como madeira, papel, tecido e borracha. Classe B - Ocorre quando a queima acontece em líquidos inflamáveis, graxas e gases combustíveis. Classe C - Classe de incêndio em equipamentos elétricos energizados.
Quais são os tipos de agentes extintores
- Resfriamento - Incêndios que envolvam líquidos em chamas, somente poderão ser extintos pelo método do resfriamento. Ex: Absorve a temperatura do fogo, o que irá promover a extinção total do incêndio. - Abafamento - Quando o vapor é gerado em volume suficiente, o ar poderá ser deslocado e o fogo poderá ser extinto.
Gás Carbônico (CO2) É indicado para incêndios da classe B e C. Seu princípio de extinção ocorre por abafamento e resfriamento e age em materiais combustíveis e líquidos inflamáveis e também contra fogo oriundo de equipamentos elétricos.
Destes pressupostos, retiramos os métodos de extinção do fogo: extinção por resfriamento, extinção por abafamento, extinção por isolamento e extinção química. Este métodos de extinção do fogo consiste na diminuição da temperatura e, consequentemente, na diminuição do calor.
– É o primeiro método básico de extinção de incêndios, que consiste em reduzir a quantidade de oxigênio para abaixo do limite de 16%. Métodos de extinção de incêndios: ABAFAMENTO. Imagem ©: internet. Não havendo comburente para reagir com o combustível, não haverá fogo.
Portanto para extinguir o fogo, basta desfazer o triângulo (combustível, Oxigênio e Calor), isto é, retirar um dos seus lados, logo extinguiremos o fogo. Foi acrescentado um quarto método, conseqüente da evolução dos estudos neste campo, extinção química do fogo:
Pode-se abafar o fogo com o uso de materiais diversos, como areia, cobertores, vapor d’água, espumas, pós e gases especiais. Quer aprender mais sobre como se prevenir e quais são as noções básicas na hora de combater um fogo?
Como pedir reembolso da Cassi?
O que é serviço de streaming e como ele funciona?
Como funciona o internamento domiciliar?
Como se chama quem nasce no país Taiwan?
Quando surgiu o princípio da presunção de inocência?
Quando surgiu o pensamento sistêmico?
Quando surgiu o skate no mundo?
Onde surgiu o socialismo e o comunismo?
Qual a origem da palavra sousplat?
Quem criou o Prontuário Eletrônico do paciente?
Em que ano o slackline foi criado?
Quem inventou o primeiro jornal impresso do mundo?
O que falar para sair da friendzone?
Como funciona a Educação Infantil no Brasil?
Quando surgiu o Serviço Social na saúde?