Atividades que envolvem colagem, desenhos, pintura e até mesmo modelagem são essenciais para promover a criatividade, a autonomia, a expressão e a socialização das crianças, contribuindo para a construção e ampliação de habilidades artísticas durante seu processo de alfabetização.
O ideal é utilizar tintas, trabalhando com pintura a dedo, massa de modelar (desenvolvendo criatividade), folhas de revistas (orientando a criança a “rasgar” determinada figura e posteriormente utilizar de tesouras e colas para realizar colagens).
Desenvolver a concentração, a percepção visual e a coordenação motora fina. ... Além de ser um passatempo lúdico e divertido, as atividades de colagem utilizando diferentes materiais são uma excelente oportunidade para desenvolver a percepção visual, a coordenação motora fina e a criatividade das crianças.
Distribua em alguns cantos, no chão ou em mesas, os materiais para recorte e colagem (papéis, tesouras, pincéis de pêlo e recipientes com colas). Distribua nos cantos algumas mesas pequenas para as crianças realizarem recortes e colagens. Deixe o centro do espaço livre para as que preferirem fazer os recortes no chão.
A ação de recortar fortalece os músculos da mão e estimula as habilidades que preparam a criança para lidar com outros utensílios no futuro. Exemplos disso podem ser objetos como um lápis, um botão ou uma faca. Além disso, recortar estimula a coordenação entre os olhos e as mãos.
ENSINE A CRIANÇA MOLHAR A PONTA DO PINCEL DE PAPEL CREPOM E PASSAR NA FOLHA OU JORNAL. ESSA ATIVIDADE ESTIMULA A COORDENAÇÃO MOTORA FINA, ÁREA COGNITIVA E SOCIOAFETIVA, TRABALHA AS FUNÇÕES COMO PERCEPÇÃO SENSORIAL, MEMÓRIA VISUAL E CRIATIVIDADE ARTÍSTICA.
Induza o pequeno a fazer movimentos de abrir e fechar a tesoura para que ele possa cortar o material. O próximo passo é observar seu progresso para que, logo depois, algumas linhas (mais largas) sejam traçadas no papel para que essa etapa seja treinada.
O objetivo desta atividade educativa de Natal é auxiliar no desenvolvimento de habilidades como a coordenação motora, a percepção visual, a linguagem artística e a criatividade das crianças do maternal.
Durante à realização das atividades de colagem para crianças, você deve garantir que o local seja apropriado e que sejam forradas as mesas que serão utilizadas. Alguns materiais são mais fáceis de colar utilizando pincéis para se aplicar a cola do que diretamente do tubo de cola.
Isso porque, antes de começar a colar, a criança deve fazer uma série de escolhas e decisões sobre o material a ser utilizado. Também, a colagem é uma técnica de arte, através da qual, podemos ensinar às crianças muito sobre simetrias, formas e figuras geométricas.
Para as atividades de colagem você pode trabalhar com diversos tipos de materiais como: barbante e lã. Por meio da exploração desses diferentes materiais, as crianças podem experimentar diferentes texturas e sensações, ampliando assim seu conhecimento de mundo e sua capacidade de expressão.
Resumindo, colagem é muito legal para as crianças e faz muito bem. Seja na escola ou em casa, já que muitas mães fazem atividades com as crianças que ainda não estão em idade escolar. Então deixe seu comentário ou a sua dica para esta atividade ficar mais legal ainda! Também nos ajude a divulgar nosso site nas redes sociais abaixo.
O que fazer para um taurino voltar?
Qual a porcentagem de pessoas ambidestras no mundo?
Qual o ser vivo mais alto do mundo?
Como é feito o processo de homologação?
Como fazer uma imagem de divulgação?
Qual é a função da betametasona?
Qual a contribuição da literatura infantil no ensino aprendizagem?
Quais são as principais características do direito da personalidade?
Como ativar o alto contraste atalho?
Qual é o fato gerador do INSS?
O que é tomografia de coronárias?
O que o Shikamaru fala sempre?
Qual é o sinônimo de discriminação?
Porque os coreanos gostam de ser chamados de Oppa?
Quantos livros tem o Canon protestante?
Como saber se o cólo do útero é baixo ou alto?