3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1) Conhecer e brincar com brinquedos do passado; 2)Comparar os brinquedos do presente com o do tempo dos avos; 3)Desenvolver a comunicação e expressão através de jogos e brincadeiras, ampliando as possibilidades expressivas do próprio corpo, aprender a brincar respeitando regras e limites. 4.
As brincadeiras antigas proporcionam inúmeros benefícios, tanto no desenvolvimento físico, quanto na linguagem, raciocínio, percepção, memória e pensamento, ou seja, no desenvolvimento intelectual. Nesse sentido, pais e escola podem trabalhar juntos, um dando suporte para o outro.
Não é só a nostalgia que vão estar presente nas brincadeiras, a forma que brincávamos antes, proporcionam benefícios como:Criatividade.Respeito ao próximo.Responsabilidade.Integração social.Autonomia.Independência.Muito, mas muito bate-papo.
Brincadeiras antigas ajudam no desenvolvimento
Brincadeiras ao ar livre que envolvem a imaginação ajudam no desenvolvimento. Além disso, são notáveis os benefícios para força, resistência e equilíbrio. As brincadeiras antigas, como esconde-esconde e pega-pega, ajudam na coordenação do corpo e a dormir e comer melhor.
As brincadeiras possuem o objetivo de socializar e interagir com o meio. É por meio delas que as crianças expõem sua criatividade, habilidade e imaginação. Desde a infância esses aspectos são estimulados para promover a evolução durante toda a vida.
34 curiosidades que você vai gostar
Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais (RCNEI, 1998, p. 22).
Os jogos e brincadeiras auxiliam a criança no processo de pensar, imaginar, criar e se relacionar com os demais. “A brincadeira é atividade física ou mental que se faz de maneira espontânea e que proporciona prazer a quem a executa”.
O resgate das brincadeiras tradicionais seria uma forma de valorizar a cultura lúdica infantil, promovendo o desenvolvimento físico, psicológico e social tanto das crianças, como de adultos e idosos, aproximando assim diferentes gerações.
As brincadeiras do século XXI são tão saudáveis quanto as do século XX. Que bom seria se todas as crianças pudessem brincar. Brincar e estudar, evidentemente. Pois a brincadeira e o estudo são considerados imprescindíveis para o crescimento saudável.
Os jogos e brincadeiras tradicionais contribuem diretamente para o raciocínio, percepção, memória e, estar inserida em um ambiente em que ela aprenda brincadeiras como: pular corda, amarelinha, esconde-esconde, passa anel, pular elástico e stop, por exemplo, possibilita um crescimento mais saudável à criança.
Através dessas brincadeiras, a criança é estimulada a desenvolver o equilíbrio, a coordenação neuromotora e rítmica, o raciocínio lógico e ainda a sociabilidade e a competitividade saudável.
Acredite, brincar fortalece o sistema imunológico, estimula a criatividade e melhora a coordenação motora dos pequenos.Deixar a criança mais forte. ... Garantir níveis adequados de vitamina D. ... Afastar o sedentarismo. ... Aprimorar os sentidos. ... Impulsionar a criatividade.
8 benefícios do esporte para crianças e adolescentesAjuda a incorporar hábitos saudáveis. ... Desenvolve a coordenação motora. ... Aprimora a cognição. ... Estimula a convivência em grupo. ... Combate a obesidade infantil. ... Ensina a respeitar regras. ... Prepara para lidar com frustrações. ... Diminui o risco de doenças mentais.
Baseando-nos principalmente em teorias de Vygotsky, procurou-se identificar suas contribuições acerca do desenvolvimento infantil trabalhando com a noção de que a criança satisfaz através do brincar, suas necessidades distintas em a cada fase da sua vida.
Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas. ...
Uma boa sugestão para comemorar o dia das crianças é a família fazer um levantamento das brincadeiras do tempo de seus pais e de seus avós, aproveitando para se distraírem com seus filhos, ensinando-os outras formas de diversão e as possibilidades de se criar jogos e brincadeiras.
Através dos jogos populares as crianças captam um saber popular, transmissor de cultura, que lhes possibilita descobrir os códigos básicos da sociedade em que vivem. Desta forma, os jogos populares infantis apresentam enorme potencial educativo no quadro de uma educação física sob o enfoque multicultural.
Podemos citar que as crianças de antigamente não tinham tantos brinquedos como as de hoje e por isso tinham que usar mais a criatividade para cria-los. Podemos citar como exemplos de brincadeiras mais antigas como: roda peão, esconde - esconde, bola de gude, pular corda, pular tabua, pé de lata, amarelinha, etc.
Ligadas a costumes populares e ainda à socialização, as brincadeiras tradicionais ajudam a desenvolver a coordenação motora, exploram o movimento, o equilíbrio, o respeito às regras e o lado intelectual das crianças.
As brincadeiras antigas são fundamentais na infância, pois estas são ligadas aos costumes populares que ajudam a promover a socialização, o desenvolvimento da coordenação motora, o equilíbrio, do respeito às regras e o cognitivo das crianças (REGINA, 2008).
Os jogos tradicionais vão proporcionar para a criança seu desenvolvimento integral, visto que, os mesmos possibilitam para quem brinca uma grande variedade movimentos, atua no desenvolvimento de uma melhor consciência corporal, melhorando a motricidade, a cognição e ajuda na socialização.
Os jogos e brincadeiras proporcionam as crianças, aprender de forma prazerosa. Por meio dos jogos e brincadeiras as crianças interagem umas com as outras desenvolvendo suas habilidades, ampliando seu intelecto sem ter a “obrigação” de aprender; tudo acontece de forma espontânea.
SÃO OBJETIVOS PEDAGÓGICOS DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS: conscientizar as crianças de que elas são o futuro da sociedade. impor regras rígidas às crianças. desenvolver a autonomia, a coordenação motora, a concentração e a criatividade. trabalhar aspectos emocionais e difundir o gosto pela pesquisa.
3. SÃO OBJETIVOS PEDAGÓGICOS DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS:conscientizar as crianças de que elas são o futuro da sociedade.impor regras rígidas às crianças.desenvolver a autonomia, a coordenação motora, a concentração e a criatividade.trabalhar aspectos emocionais e difundir o gosto pela pesquisa.
Sabe-se que a brincadeira tradicional é transmitida pela oralidade infantil e seus conteúdos provêm dos tempos passados, de fragmentos de contos, mitos, práticas religiosas e culturais abandonadas pelos adultos.
Como faço para recarregar a Sky livre nas lotéricas?
É possível reabrir um processo arquivado?
Que número eu ligo para falar com um atendente da Vivo?
O que significa reembolso em processo AliExpress?
Como colocar crédito no Bilhete Único online?
O que acontece com os órgãos durante a gravidez?
Como faço para reapresentar um cheque devolvido?
Como transferir dinheiro de outro país para o Brasil?
Para que serve o remédio doxazosina 2mg?
Como o empregador consulta a CTPS Digital?
Pode usar cílios postiços todos os dias?
Para que serve o propionato de cálcio?
Como começa a ser formado um embrião?