Valores americanos Como passatempos, incentivava-se a jardinagem, o golfe e - para quem quisesse dançar - quadrilhas de country americano. Esse transplante cultural causou vários problemas ao longo dos 17 anos que a Fordlândia pertenceu a Henry Ford.
Um sonho do futuro fincado na década de 20 do século passado. Assim era a Fordlândia, um megaprojeto do empresário e pioneiro da indústria automobilística Henry Ford para produzir látex — e consequentemente a borracha para os pneus de seus veículos, além de uso em peças como juntas, mangueiras e válvulas.
A Fordlândia foi abandonada em 1934, mas ainda pertencia à Ford. Só em 1945, quando japoneses descobriram como fabricar pneus a partir de derivados do petróleo, o terreno foi devolvido ao governo brasileiro. As construções permanecem por lá, deterioradas pelo tempo, é claro, mas em condições relativamente boas.
"Fordlândia": a cidade fantasma que o magnata Henry Ford criou na Amazónia. O que começou como um sonho, para muitos dos funcionários da Ford na Amazónia (Brasil), acabou como uma espécie de pesadelo, depois do projeto de fabricação de borracha - na década de 30 - ter falhado.
Problema 4 - Em 1945, com o surgimento da borracha sintética, feita com derivados de petróleo o projeto já não havia mais razão de existir. Em 1945 o então pelo presidente da companhia, Henry Ford II (neto de Henry Ford) cancelou o programa.
38 curiosidades que você vai gostar
Fordlândia foi abandonada e se tornou uma cidade fantasma, com pouco mais de mil habitantes. Mas a história não termina aqui. Edsel Bryant Ford, filho do fundador, resolveu insistir com a produção na Amazônia e conseguiu convencer o pai a dar continuidade ao projeto, mas dessa vez com mais cautela.
Desde o início, a falta de aptidão e a tragédia amaldiçoaram o projeto, meticulosamente documentado em um livro pelo historiador Greg Grandin, que li no barco enquanto navegava rio Tapajós acima.
Henry Ford, então o homem mais rico do mundo, projetou a Fordlândia como ponto central de produção de látex para atender a demanda do mercado global, uma mostra das ambições de seu império.
A Fordlândia, como o vilarejo foi batizado, acabou se rebelando um fiasco completo. Um fungo dizimou a plantação de 1,5 milhões de seringueiras, e o choque cultural entre americanos e povo local transformou um inferno a rotina de trabalho. ... Fordlândia transformou numa cidade fantasma.
Hoje, tem 16 mil habitantes e área de 17.074 quilômetros quadrados. A cidade tem três distritos: Aveiro, Brasília Legal e Pinhal, que ocupam as duas margens do Rio Tapajós. A vila de Fordlândia não é considerada um distrito e tem cerca de 1 mil habitantes.
A Amazônia já estava perdendo a primazia do monopólio de produção da borracha porque os seringais plantados pelos ingleses na Malásia, no Ceilão e na África tropical, com sementes oriundas da própria Amazônia, passaram a produzir látex com maior eficiência e produtividade.
São características do fordismo: linha de montagem automatizada, trabalho especializado e controle de qualidade no final do processo produtivo. O aumento da produtividade e a diminuição dos custos de produção são dois dos principais objetivos do fordismo.
Era uma área extensa, de aproximadamente 15 mil quilômetros quadrados no sudoeste do Pará, na região de Santarém, a 800 quilômetros de Belém. Foi onde se construiu a Fordlândia, referência ao empresário norte-americano Henry Ford, que planejava estabelecer ali sua base de fornecimento de borracha.
É na casca da seringueira que são encontradas as estruturas secretoras que contêm látex, chamadas de vasos laticíferos. Mas é somente a partir do sexto ano de idade que a planta inicia a produção da matéria-prima da borracha natural. As folhas da Hevea brasiliensis possuem três divisões, são trifolioladas.
Para Ford, a motivação principal por trás do projeto era garantir sua própria fonte de borracha, necessária para a fabricação de pneus e peças automotivas, como válvulas, mangueiras e juntas. ... Mas a borracha era controlada pelos europeus, que a produziam em suas colônias e fixavam o seu preço.
LaRue (botânico da Universidade de Michigan) fez da área na época. A miséria, o trabalho escravo de extração da borracha e as condições de vida quase primitivas da população, destacados pelo relato de LaRue, foram mais que suficientes para justificar, para Ford, seu projeto civilizatório na Amazônia.
Método de produção criado por Henry Ford
O fordismo surgiu com o objetivo de sistematizar a produção em massa. Criado em janeiro de 1914, pelo norte-americano Henry Ford, o sistema foi um marco no mercado automobilístico da época, pois reduziu o tempo de produção e o custo dos veículos.
Ficou acertado então que o governo americano passaria a investir fortemente no financiamento da produção de borracha amazônica, enquanto ao governo brasileiro caberia o encaminhamento de milhares de trabalhadores para os seringais, no que passou a ser tratado como um heroico esforço de guerra.
Barcos saem regularmente de Santarém com destino a Itaituba, passando por Fordlândia no caminho, porém sem parar lá. Para realmente visitar o lugar, você vai precisar alugar um barco com tripulação para lhe levar. As agências de turismo em Santarém podem preparar tudo isso, porém tenha em mente que não vai sair barato.
[...] A velha cidade de Airão é hoje uma cidade morta às margens do rio Negro, 250 quilômetros a noroeste de Manaus." Como a população estava a abandonar a cidade, surgiu a lenda das formigas.
Essa alternativa traz três características implementadas por Henry Ford em sua fábrica, no início do século XX: produção em série, linha de montagem (com as esteiras rolantes) e produção em massa, o que barateou os custos e padronizou o consumo.
Fordismo é um sistema de produção industrial criado pelo empresário norte-americano Henry Ford, fundador da Ford Motor Company, em 1914. ... O Fordismo tinha como objetivo a produção em massa: a capacidade de produzir mais com custos menores, a partir de um ganho de escala e eficiência.
O Toyotismo era uma forma de dinamizar a produção e baratear os custos. ... O Fordismo tem como base a produção em massa e o estoque de uma grande quantidade de mercadorias. O Toyotismo, por sua vez, é baseado na demanda. A produção é flexível e varia de acordo com as necessidades do mercado.
O declínio
A ocorrência deste declínio e do golpe que os produtores da borracha sofreram pode ser entendida como consequência da falta de estímulo do governo imperial que não criou programas de desenvolvimento e proteção aos produtores de borracha, pois estavam atrelados ao interesse econômico dos cafeicultores.
Quais os tipos de diversidade mais comuns no ambiente de trabalho?
Quais são os 5 sinais vitais primordiais?
Quais as cirurgias plásticas mais simples?
O que é a contaminação dos alimentos?
Quais são as cidades em torno de Brasília?
Qual é o melhor inicial de água?
Qual o tempo de residência médica?
Qual é a base do pensamento de Pitágoras?
Em que se baseia o conhecimento científico?
Quais são as linhas laterais da quadra?
Como consultar o Renda Básica 2021?
Como estudar e trabalhar na Inglaterra?
Quanto tempo demora a troca de penas de um periquito?