O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qua- lidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
Na Psicologia, a ética tem um papel fundamental, já que profissionais com essa característica ganham maior credibilidade na profissão. ... Além de zelar pela ética e contribuir para o desenvolvimento da profissão. O Código de Ética do psicólogo está em vigor desde 2005 e é o terceiro da profissão.
Vazquez (1999) conceitua moral como um conjunto de princípios, valores, prescrições e atos considerados válidos pelo agrupamento social, enquanto a ética se ocupa das condições objetivas e subjetivas do ato moral.
Essa abertura e afetação necessárias ao encontro com o outro implicam a compreensão do cuidado como uma atitude ética, em oposição à atitude de cuidado como técnica, e faz uma exigência ética ao psicólogo: não exercer sobre o outro qualquer poder ou domínio que anule sua alteridade, e nem fazer dele um meio para ...
Art. 4º O Psicólogo, para ingressar ou permanecer em uma organização, considerará a filosofia e os padrões nela vigentes e interromperá o contrato de trabalho sempre que normas e costumes da instituição contrariarem sua consciência profissional, bem como os princípios e regras deste Código.
26 curiosidades que você vai gostar
Respeitar e promover a liberdade. ... Promover saúde e qualidade de vida. ... Exercitar a responsabilidade social. ... Universalizar o acesso da população às informações. ... Rejeitar situações em que a Psicologia esteja sendo aviltada. ... Eliminar opressão, exploração e violência. ... Analisar criticamente a realidade. ... Aprimorar-se continuamente.
"Manter o diálogo constante é necessário para levar os princípios que a categoria definiu como pilares, tentando construir conjuntamente uma ética social pautada por esses preceitos de dignidade, respeito, integridade, bem-estar e qualidade de vida", diz.
A ética do cuidado baseia-se em três valores fundamentais: saber cuidar, saber realizar transações em que ambas as partes ganham (ganha-ganha) e saber conversar.
Em uma sociedade não-patriarcal, a ética do cuidado é uma ética humana assentada em sentimentos morais e na habilidade humana para cuidar de forma responsável dos outros. O cuidado poder ser desenvolvido por todos os sujeitos morais.
A ética do cuidado apresenta-se como uma das mais importantes áreas de estudos dentro da filosofia moral, contribuindo para uma revisão significativa de diversos elementos e conceitos tidos como fundamentais para o debate sobre a ação moral.
Atualmente moral pode ser entendida como o conjunto de comportamentos que são aceitos, esperados e incentivados pelos indivíduos de uma sociedade, compreendendo toda uma série de crenças, normas e valores que determinam esses comportamentos e definem o que está certo e errado, o que é bem e mal no âmbito do convívio ...
Através do cuidado de si, estão constantemente construindo-se e, nessa construção, não há propriamente uma separação entre a ética e a estética, uma vez que se constroem como sujeitos e profissionais num exercício muito próximo da ascese. ... O lugar da ética na formação do psicólogo : cuidado e autopoiese.
Moral representa os hábitos e costumes de uma sociedade, enquanto ética é um comportamento moral individual racionalizado e uma espécie de filosofia da moral.
A divulgação científica da psicologia é uma democratização do conhecimento científico sobre quem somos nós. Entre suas muitas teorias, a psicologia tem um importante corpo de conhecimento e de contribuições para o dia-a-dia das pessoas que não é uma elucubração de pensadores brilhantes, mas fruto de muita pesquisa.
RESOLUÇÃO CFP Nº 010/05
Aprova o Código de Ética Profissional do Psicólogo. O CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, no uso de suas atribuições legais e regimentais, que lhe são conferi- das pela Lei no 5.766, de 20 de dezembro de 1971; CONSIDERANDO o disposto no Art. 6º, letra “e”, da Lei no 5.766 de 20/12/1971, e o Art.
Para se ter uma conduta profissional ética, o profissional deve conhecer os conceitos e aplicá-lo na sua vida pessoal e profissional. Ele precisa ter uma atitude, um conjunto de cognições, sentimentos e predisposição para agir conforme os pressupostos morais e valores humanos.
A ética na enfermagem está estritamente relacionada à qualidade dos serviços prestados pelos profissionais da área. Isso porque são pessoas que atuam nos cuidados a enfermos, crianças e idosos, ou seja, precisam trabalhar com respeito à vida, à dignidade e aos direitos humanos.
Em outros termos, trata-se de pensar a razão sob a forma de cuidado, do cuidar da vida, de permitir que o outro seja o que deve ser; que o mundo seja aquilo que historicamente constituiu-se a ser.
Percebemos aqui a dualidade do termo, em Heidegger. O cuidado (Sorge) é ocupação (Besorgen), à medida que se elabora no ser-em, e é também preocupação (Fürsorge) à proporção que se faz no ser-junto-a. Para Martin (1988, p. 259), o cuidado é sempre ocupação e preocupação, ainda que de modo privativo.
Muitas feministas posteriores aplaudiram as críticas que a ética do cuidado dirigiu às teorias éticas mais canónicas, nomeadamente por não dar atenção, ou ignorar intencionalmente, as experiências e o raciocínio das mulheres.
Ressalta-se que a ética no contexto da UTI é de extrema relevância para a formação do profissional de enfermagem, pois lidamos com vidas, pacientes que apresentam todo o contexto diante da realidade em que está inserido.
Além de buscar promover uma relação mais próxima e cuidadosa para com o meio natural, a ética ambiental preconiza que as relações entre os seres humanos sejam respeitosas e construtivas e que esta lógica se estenda ao relacionamento com animais, plantas, espécies e ecossistemas.
A Psicologia Positiva é sustentada por três pilares. O primeiro se refere ao estudo das emoções positivas, enquanto o segundo está voltado aos traços positivos, principalmente as forças e as virtudes. Já o terceiro corresponde ao estudo das instituições positivas, como a democracia, a família e a liberdade.
Princípios fundamentais
O Psicólogo baseará o seu trabalho no respeito à dignidade e à integridade do ser humano; II. O Psicólogo trabalhará visando a promover o bem-estar do indivíduo e da comunidade, bem como a descoberta de métodos e práticas que possibilitem a consecução desse objetivo; III.
Art. 9º - É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.
Quanto tempo demora para travar a barriga?
Como identificar o predicativo do objeto?
O que a toxoplasmose pode causar?
Por que foi criado o termo ideologia?
É possível a cláusula de eleição de foro no contrato de trabalho?
Qual é o exame de sangue mais completo?
Como ter pensamentos positivos todos os dias?
O que aconteceu com o navio João Cândido?
Qual o valor de uma micropigmentação fio a fio?
O que fazer para tirar o pus da unha inflamada?
Como saber se a cirrose está avançada?
Que tipo de analgésico uma gestante pode tomar?
Quem foi o mais famoso imperador do Mali?
Quais são as patentes de um soldado?
Como consultar o extrato do INSS pela internet?
O que significa quando o gato dorme em cima do dono espiritual?