- O vapor de água é o gás predominante nas erupções vulcânicas, mas também são lançados na atmosfera o monóxido de carbono, o dióxido de carbono, o hidrogénio, o azoto, o ácido clorídrico e compostos de enxofre. - Os piroclastos são fragmentos sólidos de origem lávica ou da rocha encaixante, expelidos pelos vulcões.
O material expelido pelos vulcões (magma), sai do manto TERRESTRE..
O material expelido pelos vulcões chamam - se lava ou magma. Assim sendo, esse material é oriundo de rochas sólidas.
a) O nome do fenômeno representado na imagem E é: Erupção Vulcânica.
A lava deriva directamente do magma, o material em fusão que se encontra sob a superfície da Terra, cuja composição reflecte, pelo que ao solidificar, depois de desgaseificar e arrefecer, forma escoadas lávicas constituídas pelas correspondentes rochas ígneas extrusivas.
Atualmente, a não existência de vulcões no Brasil deve-se ao fato de o nosso território encontrar-se em uma área continental das placas tectônicas, isto é, ele está mais afastado da zona de encontro entre uma placa e outra.
A natureza dos materiais expulsos pelos vulcões condiciona o tipo de erupção vulcânica, que está relacionada com as características da lava e do magma que lhes dá origem.
Para compreender o surgimentos dos vulcões é necessário que saibamos que a crosta terrestre é constituída por placas litosféricas, também chamadas de placas tectônicas. As placas tetônicas são blocos gigantescos que compõem a litosfera e sobre os quais estão os continentes e oceanos. Estas placas estão em movimento, se afastam e colidem.
Há desde os vulcões que entram em erupção frequentemente e provocam grandes explosões até os que passam longos períodos sem atividade e emitem apenas pequenos volumes de gases. Vulcão Extinto – estrutura em que se detecta que já houve atividade vulcânica, no entanto, sabe-se que a formação rochosa não entrará mais em erupção.
Vulcão Ativo – são vulcões com distintos níveis de atividade. Há desde os vulcões que entram em erupção frequentemente e provocam grandes explosões até os que passam longos períodos sem atividade e emitem apenas pequenos volumes de gases.