No Brasil, cada orixá foi associado a um santo da Igreja Católica, numa prática que ficou conhecida por sincretismo religioso. Oxum é sincretizada como Nossa Senhora da Conceição, na maioria dos estados brasileiros, e sua data é 8 de dezembro.
Nossa Senhora Aparecida na Umbanda é Oxum . Uma santa referenciada no ritual católico como Maria, Mãe de Jesus, mas também muito reverenciada dentro da Umbanda. Hoje é o dia dessa mãe que nos conforta, nos ampara, a mãe que todos amam: Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil.
Ogum é o orixá de vestes azul e branca ou vermelho e branca, senhor do ferro, da guerra, da agricultura e da tecnologia. Seus filhos costumam pedir força e proteção. As ervas mais ligadas a Ogum são a Abre Caminho, Arruda, Folha de Seringueira e Espada de Ogum (ou São Jorge).
Cada um dos 16 orixás – as entidades cultuadas no candomblé e na umbanda – corresponde a um ou mais santos católicos. ... Claro que a associação não é exata: ao contrário dos santos católicos, os orixás são entidades com virtudes e defeitos, e seus seguidores acreditam que eles conhecem o destino de cada um dos mortais.
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Oxum é uma orixá, é a rainha da água doce, dona dos rios e cachoeiras, cultuada no candomblé e também na umbanda, religiões de origem africana. ... A figura de Oxum carrega um espelho na mão. Algumas pessoas confundem Oxum e Oxumarê, mas segundo a Umbanda e o Candomblé são divindades distintas.
Na tentativa de defender a religiosidade e a identidade de um povos, eles mantiveram a crença através dos Otás [pedras]. Assim, cada Orixá tinha sua pedra - colocada dentro imagens que representam os santos católicos - reverenciada sem a opressão dos senhores.
Se trata de uma entidade divina andrógina, que representa as energias da criação da Natureza e personifica o céu. O culto a oxalá normalmente acontece nas sextas-feiras, e é visto por muitas pessoas como uma resposta à devoção católica a Nosso Senhor do Bonfim, que representa uma importante tradição religiosa na Bahia.
Em Cuba, Olokun que é fundamento de Ifá, foi ligado ao fundo do oceanos por Obatalá para evitar que sua força fizesse calamidades.
São Jorge é o protetor dos soldados, dos militares e dos ferreiros. É o homem do Exército de Deus, que enfrentou um dragão com seu cavalo e enfrentaria as bestas do inferno para defender o Reino dos Céus. Ogum é o orixá que vai na frente em uma batalha. Ele é destemido e desbravador.
Os filhos de Ogum custam a perdoar as ofensas dos outros. Não são muito exigentes na comida, no vestir, nem tão pouco na moradia, com raras exceções. ... As pessoas de Ogum são práticas e inquietas, nunca "falam por trás" de alguém, não gostam de traição, dissimulação ou injustiça com os mais fracos.
A devoção a São Jorge cresceu no Brasil pelos escravos que, proibidos de adorar seus Orixás, passaram então a fazer seus pedidos, cultos e rituais fora das igrejas, associando a imagem de São Jorge a Ogum. Ogum é o Orixá da guerra, do fogo e da tecnologia. ... Ele ensinou aos homens a trabalhar o ferro com o fogo.
Cultuada no candomblé e na umbanda, Oxum é sincretizada como Nossa Senhora da Conceição, na maioria dos estados brasileiros.
Oxum, Orixá do amor, conhecida no sincretismo como Nossa Senhora Aparecida, é doce, protetora e feminina. E para quem acredita na umbanda pede à ela muito amor, proteção, alívio das mágoas de quem não nos merecem e até mesmo fertilidade.
No Brasil, cada Orixá foi associado a um santo da religião Católica. Oxum, por sua vez, é sincretizada como Nossa Senhora da Aparecida. Entenda mais essa relação e descubra o que é sincretismo religioso.
Oxalá é o Orixá da vida, considerado como pai de todos, e o maior dos Orixás, para quem todos se curvam. Ele é também conhecido, como o criador dos seres humanos e do nosso mundo, como explica esse mito yorubá: ... Ele se manifesta em nossa vida através da fé e da paz.
Segundo a mitologia iorubá, Olodumaré, também conhecido como Olorum, é o deus supremo e inacessível. Ele criou o mundo e os orixás para governá-lo e servirem de intermediários entre ele e os humanos. Olodumaré não aceita oferendas, pois como é o criador de tudo tem poder sobre tudo e não há nada que ele não possua.
São espíritos que se apresentam sob o arquétipo de velhos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro. São considerados divindades purificadas.
Veja abaixo a relação dos Orixás com os santos católicos:Exú – Santo Antônio de Pemba ou santo Antônio.Oxalá – Jesus Cristo ou Senhor do Bonfim.Ogum – São Jorge.Oxóssi – São Sebastião ou Santo Antônio.Xangô – São Pedro ou São Jerônimo.Omolú – São Lázaro ou São Roque.Logun Edé – Santo Expedito.
O sincretismo entre a Umbanda ou Candomblé e o Catolicismo é marcante, tendo seus Santos e Orixás relacionados diretamente. Entre eles, está Santo Antônio, que na Bahia é sincretizado com Ogum, em Recife com Xangô e no resto do país como Exu, o Senhor dos Caminhos.
Costuma se dizer que São Jerônimo, que no sincretismo religioso corresponde ao orixá Xangô, castiga os mentirosos, os ladrões e malfeitores. Seu símbolo principal é o machado de dois gumes e a balança, símbolo da justiça.
Os filhos de Oxum costumam ser mais gordinhos, pois têm tendência a ganhar peso. Costumam lidar bem com a sua aparência, até porque são muito vaidosos, mas precisam se cuidar mais, já que são preguiçosos para fazer dieta e exercício físico. Adoram os prazeres da vida e da comida.
A pessoa de quem ela gostar não poderá se queixar de falta de carinho. Por todas essas qualidades e grande dedicação ao relacionamento, é costume dizer que as filhas de Oxum têm sorte no amor. Se Oxum é sua guia, a sua combinação perfeita é com os filhos de Nanã, Omulu e Oxóssi.
Oxum é um orixá feminino da nação Ijexá, adotada e cultuada em todas as religiões afro-brasileiras. É o orixá das águas doces dos rios e cachoeiras, da riqueza, do amor, da prosperidade e da beleza.
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