Sabe aquelas máscaras lindas que compõem o cenário das tramas? Elas que estão presentes no teatro, na tragédia e na comédia são denominadas como máscaras gregas. As máscaras gregas marcaram o começo do teatro na Grécia Antiga, assim como do apogeu da civilização a partir do século V a.C.
A máscara teatral grega era confeccionada de materiais como: folhas, madeira, argila e couro. Eram feitas de modo que toda a face do ator ficasse coberta, exceto os olhos e a boca. ... Os artefatos também possuíam um cone que se encaixava na boca, servindo de megafone.
As máscaras eram instrumentos essenciais no figurino dos atores, sendo muito utilizadas no teatro grego. ... Dessa forma, as máscaras, antes utilizadas como artefatos ritualísticos, podiam representar personagens de ambos os sexos.
Os símbolos do teatro moderno — as máscaras da comédia e tragédia — surgiram entre 5 a.C. na Grécia. O uso das máscaras, ou personas, como eram chamadas, ocorreram primeiramente na Grécia Antiga.
Além de representar as expressões do ator, as máscaras também serviam como megafone para que as pessoas pudessem ouvir melhor os diálogos da encenação. É interessante destacar que as máscaras de teatro não eram compatíveis com os tamanhos do corpo. Por isso, era necessário aumentar o figurino.
As máscaras eram confeccionadas de modo que apenas a boca e os olhos dos atores ficassem visíveis, sendo feitas com madeira, cortiça, tecido, argila ou couro e muitas vezes eram decoradas com cabelos de pessoas e animais.
A máscara teatral grega inicialmente era confeccionada de materiais como: folhas, madeira, argila e couro.
A máscara é possivelmente o mais simbólico elemento de linguagem cênica através de toda história do teatro. Seu uso, provavelmente, remonta à representação de cabeça de animais em rituais primitivos, quando ou o objeto em si ou o personagem que o usava representavam algum misterioso poder.
A máscara é possivelmente o mais simbólico elemento de linguagem cênica através de toda história do teatro. Seu uso, provavelmente, remonta à representação de cabeça de animais em rituais primitivos, quando ou o objeto em si ou o personagem que o usava representavam algum misterioso poder.
As duas mascaras representam para o teatro o gênero da comédia e do drama. A máscara que está sorrindo faz referencias as comédias e a que está triste à tragédia. A ideia delas remonta desde o período da Grécia Antiga e o surgimento do teatro.
As máscaras gregas marcaram o começo do teatro na Grécia Antiga, assim como do apogeu da civilização a partir do século V a.C.
Aliás, foi no Renascimento que as máscaras de teatro passaram a ser usadas pelas “farsas” nos castelos. Assim, os nobres ficavam no mesmo nível dos convidados. Logo depois, passaram a ser características da retomada do teatro popular na Europa com a Commédia Dell’Arte.
Semelhante aos elementos da cultura grega, os romanos também fizeram uso de máscaras de teatro. Porém, eles as conceituavam de “personas” e “larvas”, que também indicavam as expressões emocionais e físicas. Diferente da do teatro grego, no teatro romano, os personagens usavam mais de uma máscara, de acordo com as cenas.
Como começar a fazer um resumo?
O que dar para acalmar o gato?
Como testar certificado digital Correios?
O que fazer com funcionário alcoólatra?
Como se livrar da insegurança e do medo?
Como testar a vibração do celular?
Como se tornar um bom cafajeste?
Como lidar com funcionários rebeldes?
Como lidar com pessoas inseguras no trabalho?
O que é uma pessoa cheia de frescura?