No Brasil, empinar pipas é uma brincadeira muito popular entre crianças e jovens, nos meses em que há mais vento (por exemplo, em agosto, na região Sudeste). Em diferentes regiões do país, a pipa é conhecida por outros nomes, como papagaio, pandorga, quadrado, arraia e barrilete.
Soltar pipa leva à socialização e desenvolvimento de habilidades motoras. Também chamada de pandorga, papagaio e maranhão, a pipa é uma boa brincadeira para as férias de julho – momento em que a maior parte dos dias são ensolarados e com bons ventos.
Rio de Janeiro – pipa, arraia, morcego, lebreque, bebeu, coruja e tapioca. São Paulo – papagaio, curica, cângula, jamanta, pepeta, casqueta, cometa e chambeta. Rio Grande do Sul – pandorga e cafifa. Bahia – arraia, barril estilão, pião e bolacha.
Ainda de acordo com o secretário, soltar pipa em época de pandemia está proibido e é crime utilizar cerol ou linha chilena. Segundo o código penal, se a pessoa acabar machucando alguém ao utilizar a pipa, a pena em caso de condenação varia de três a seis meses de prisão.
As pipas nasceram na China antiga. Sabe-se que por volta do ano 1200 a.C. foram utilizadas como dispositivo de sinalização militar. Os movimentos e as cores das pipas eram mensagens transmitidas à distância entre destacamentos militares. ... Hoje, a pipa mantém a sua popularidade entre crianças de todas as culturas.
Soltar pipa envolve diversos aprendizados. Ao fabricar sua própria pipa, a criança desenvolve sua coordenação motora e pode expressar sua criatividade. Na hora de empinar, é preciso trabalhar em equipe. A criança pode ficar contra o vento segurando o fio, e você, segurando a pipa na frente dela.
Sabe-se que por volta do ano 1200 a.C. foram utilizadas como dispositivo de sinalização militar. Os movimentos e as cores das pipas eram mensagens transmitidas à distância entre destacamentos militares. O político e inventor norte-americano Benjamin Franklin utilizou uma pipa para investigar e inventar o para-raios.
O principal perigo, quando você começa a empinar a pipa, vem da falta de atenção, para o que acontece a sua volta. Seus olhos acompanham a pipa, voando pelo céu, e vem então o risco de ser atropelado, cair de cima de uma laje, cair em um buraco. É por isso que ao soltar pipa é importante que esteja em um terreno plano, com poucos obstáculos.
Imagine que a letra “A” seja você e que a letra “B" seja seu amigo segurando a pipa. “A” está em um lado (com o carretel) ----------> "B” está do outro lado (segurando a pipa) O vento deve estar soprando em linha reta, de você para a outra pessoa. Se você tiver noção disto, você conseguirá empinar sua pipa por muito mais tempo.
Escolha sua pipa. Existem muitas variedades para escolher e você pode até mesmo fazer a sua própria. As pipas com a forma padrão são mais fáceis de voar, mas se você procura algo mais desafiador, escolha uma pipa grande e diferente.
“A” está em um lado (com o carretel) ----------> "B” está do outro lado (segurando a pipa) O vento deve estar soprando em linha reta, de você para a outra pessoa. Se você tiver noção disto, você conseguirá empinar sua pipa por muito mais tempo. Para que a pipa voe mais alto, solte mais linha.
Quais os sintomas de câncer no osso da perna?
Quais são os sintomas da eritroblastose fetal?
Qual a função da Embrapa Solos?
O que quer dizer ligação em série?
Quem inventou o etanol como combustível?
Como limpar piso antiderrapante área externa?
Quais são os aminoácidos não essenciais?
Como saudar São Cosme e Damião?
Qual a composição química do vinho?
Como calcular o juros de mora ao dia?
Como acabar com infecção nos rins?
Qual o tripé da educação infantil?
Qual a importância da criação de unidades de conservação?
Como abrir uma franquia na Espanha?
O que é eletrólitos e não eletrólitos?
Como desenvolver a afetividade?
Qual é a diferença entre metodologia e método?
Como faço para me habilitar ao processo TJSP?
Qual o objetivo de trabalhar a primavera na educação infantil?