Os recursos didático-pedagógicos são componentes do ambiente educacional estimuladores do educando, facilitando e enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem.
Os mais utilizados são rádio, TV, cartaz, livros, DVD, mural e quadro de giz, usados diariamente. Os recursos nunca utilizados são o data show, álbum seriado e flanelógrafo. Para o professor os recursos didáticos ajudam a ensinar de maneira diferenciada e são facilitadores da aprendizagem.
Os recursos didáticos são todas as ferramentas que auxiliam no processo de ensino- aprendizagem, tendo como principal função a de facilitar a compreensão acerca do assunto abordado pelo professor (CASTOLDI; POLINARSKI, 2009; ESCOLANO et al., 2010; MARASINI, 2010; SILVA et al., 2012).
Os recursos didáticos são materiais de apoio que auxiliam o professor de forma pedagógica, facilitando o desenvolver da aula. Tais recursos também são utilizados para motivar os alunos e incentivar o interesse deles no tema abordado.
Neste contexto, recursos didáticos são materiais utilizados pelo professor para auxiliar o ensino e a aprendizagem de seus alunos em relação ao conteúdo proposto. Deve servir como motivação aos mesmos, predispor maior interesse pelo conteúdo ministrado e facilitar a compreensão do conteúdo proposto (SOUZA, 2007).
26 curiosidades que você vai gostar
Qual a importância do Material Didático? O material didático ajuda o aluno a alcançar um melhor entendimento da matéria que está sendo estudada, pois apresenta o tema de forma mais completa e pode ser utilizado como consulta quantas vezes forem necessárias para absorver o conteúdo.
Os resultados mostraram que todos os avaliados consideram importante o uso de recursos didáticos diferenciados e por isso já os utilizaram em momentos específicos de suas atividades docentes. Os recursos citados como mais comumente empregados foram debates, filmes, programas de televisão e aulas de laboratório.
Os resultados mostraram que todos os avaliados consideram importante o uso de recursos didáticos diferenciados e por isso já os utilizaram em momentos específicos de suas atividades docentes. Os recursos citados como mais comumente empregados foram debates, filmes, programas de televisão e aulas de laboratório.
Os recursos didáticos, segundo a Classificação Brasileira dos Recursos Audiovisuais, são classificados em visuais (álbum seriado, cartazes, exposição, fotografias, flanelógrafo, gráficos, gravuras, mapas, modelos, mural, museus, objetos, quadro de giz, quadros, transparências), auditivos (aparelho de som, discos, fitas ...
Quantos centímetros é um parágrafo?
Onde foi o acidente que matou Gonzaguinha?
Qual é a importância da mineração para o ser humano?
Quantas vezes por semana pode fazer o Heccus?
Como calcular o índice de inflação acumulado?
É verdade que existem pessoas com sangue azul?
Qual a diferença entre a RDC 216 e RDC 275?
Qual foi o maior superávit primário da história do Brasil?
Qual a vantagem de comer tapioca?
Quais biomas compõem a região Centro-oeste?
Como ocorre a transformação do ferro-gusa em aço?
Como se livrar das drogas sozinho?
Qual o órgão que nos permite enxergar?
Como o farmacêutico clínico faz a diferença na Atenção Farmacêutica ao paciente?
O que acontece quando a mãe não aceita a gravidez?