A irrigação por gotejamento ou microaspersão apresenta grande viabilidade técnica e econômica para o sucesso da fruticultura. Além de exigir baixa pressão de água, ela apresenta viabilidade operacional e excelente controle da aeração e umidade do solo.
Quando cultivadas em vasos, as frutíferas pedem mais regas do que quando plantadas diretamente na terra. É importante garantir umidade suficiente para o desenvolvimento delas, mas sem encharcar o solo pois isso pode comprometer as raízes. Ao regar, direcione a água sempre na terra, e não sobre as folhas.
Utilize aplicações de água repetitivas e agrupadas -- regue de uma forma que permita que a água penetre antes de regar novamente. Regue a árvore e deixe-a penetrar antes de continuar. Caso tenha um sistema de fornecimento de água com temporizador, será um método valido.
Em regiões com alta velocidade o melhor método é por aspersão; Em regiões intermediárias a maioria dos sistemas atende a plantação; Em regiões de baixa velocidade o melhor sistema é a irrigação localizada.
Neste sentido, o sistema mais indicado para o cultivo é o de microaspersão, tido que, em solos de textura média e arenosa, irriga um maior volume de solo. O sistema de gotejamento é também de elevada eficiência, embora o custo inicial seja alto (GENÚ & PINTO, 2002).
O método de irrigação por superfície apresenta os seguintes sistemas: sulcos, faixas e inundação. Na irrigação por sulcos, a água é aplicada em pequenos canais denominados sulcos, infiltrando-se ao longo do perímetro molhado e movimentando-se nas direções vertical e lateral (Fig. 6).
No início, deve-se regar as árvores de 3 a 4 vezes na semana, mas sem deixar a terra encharcada demais. Deve-se levar em conta também o clima da região. Se for um clima mais frio, regar com menor frequência.
Os melhores períodos para regar as plantas são as primeiras horas da manhã e no final da tarde, após as 15 horas. Evite molhar as plantas em horários muito quentes, pois a água evapora muito rápido. Regar a noite também não é indicado, pois a absorção da água é menor, fazendo com que as folhas demorem muito para secar.
Irrigação por gotejamento ou localizada Pode ser feita por gotejamento ou micro-aspersão; é a de mais alta eficiência de aplicação, requer baixa pressão, apresenta facilidade de operação e bom controle sobre a umidade e aeração do solo.
Na irrigação por superfície, a distribuição da água acontece pela gravidade na superfície do solo. Ou seja, a água é lançada diretamente no solo. É o método com a maior área irrigada no mundo e no Brasil.
O que é o Sistema de Amortização mista Sam?
Quem é mais inteligente o cachorro ou o cavalo?
Com quantas semanas escuta o coração do bebe no consultorio?
Qual é a abreviatura da palavra missionária?
Quanto ganha um desossador na Irlanda?
Qual é o papel da comunicação em sistemas centralizados?
Qual o tamanho da cuba número 1?
Por que Vargas implantou o Estado Novo?
Qual o nome do usuário do roteador Tp-link?
Quais são os principais controle epigenético da expressão gênica?
Quais são as principais Megalopóles da África?
Quantos anos tem a árvore mais antiga do mundo?
O que pode causar inflamação na mama?
Pode tomar omeprazol com pantoprazol?
Qual é a força que mantém prótons Unidos no núcleo atômico?
Qual área da Enfermagem ganha mais?