A irrigação por gotejamento ou microaspersão apresenta grande viabilidade técnica e econômica para o sucesso da fruticultura. Além de exigir baixa pressão de água, ela apresenta viabilidade operacional e excelente controle da aeração e umidade do solo.
Quando cultivadas em vasos, as frutíferas pedem mais regas do que quando plantadas diretamente na terra. É importante garantir umidade suficiente para o desenvolvimento delas, mas sem encharcar o solo pois isso pode comprometer as raízes. Ao regar, direcione a água sempre na terra, e não sobre as folhas.
Utilize aplicações de água repetitivas e agrupadas -- regue de uma forma que permita que a água penetre antes de regar novamente. Regue a árvore e deixe-a penetrar antes de continuar. Caso tenha um sistema de fornecimento de água com temporizador, será um método valido.
Em regiões com alta velocidade o melhor método é por aspersão; Em regiões intermediárias a maioria dos sistemas atende a plantação; Em regiões de baixa velocidade o melhor sistema é a irrigação localizada.
Neste sentido, o sistema mais indicado para o cultivo é o de microaspersão, tido que, em solos de textura média e arenosa, irriga um maior volume de solo. O sistema de gotejamento é também de elevada eficiência, embora o custo inicial seja alto (GENÚ & PINTO, 2002).
O método de irrigação por superfície apresenta os seguintes sistemas: sulcos, faixas e inundação. Na irrigação por sulcos, a água é aplicada em pequenos canais denominados sulcos, infiltrando-se ao longo do perímetro molhado e movimentando-se nas direções vertical e lateral (Fig. 6).
No início, deve-se regar as árvores de 3 a 4 vezes na semana, mas sem deixar a terra encharcada demais. Deve-se levar em conta também o clima da região. Se for um clima mais frio, regar com menor frequência.
Os melhores períodos para regar as plantas são as primeiras horas da manhã e no final da tarde, após as 15 horas. Evite molhar as plantas em horários muito quentes, pois a água evapora muito rápido. Regar a noite também não é indicado, pois a absorção da água é menor, fazendo com que as folhas demorem muito para secar.
Irrigação por gotejamento ou localizada Pode ser feita por gotejamento ou micro-aspersão; é a de mais alta eficiência de aplicação, requer baixa pressão, apresenta facilidade de operação e bom controle sobre a umidade e aeração do solo.
Na irrigação por superfície, a distribuição da água acontece pela gravidade na superfície do solo. Ou seja, a água é lançada diretamente no solo. É o método com a maior área irrigada no mundo e no Brasil.
Por que gatos não gostam de agua?
Quanto custa um curso de comissário de bordo?
O que significa pprt no whatsapp?
Que fatores interferem no desenvolvimento da nossa imagem corporal?
Como fazer para conseguir carga para transportar?
Quem tem ácido úrico pode comer feijão verde?
Quais são os efeitos colaterais do milho?
É normal respirar quantas vezes por minuto?
O que significa a sigla do motor Mpfi?
Como consultar meu seguro de vida?
Quais são as variáveis do treinamento?
Como é a alimentação dos judeus?