Antes mesmo que sua biografia registrasse patologias que ele carregará consigo até o fim (dores de cabeça, nos olhos, no estômago etc.), Nietzsche encontrará as feições do mal nas formas históricas que a sua época registrou (cólera, escarlatina, tifo) deixando marcas indeléveis no seu imaginário.
Na sequência de um surto psicótico em 1889, com a idade de 44 anos, ele foi internado no manicômio de Basileia e em 18 de janeiro de 1889 foi transferido para o manicômio de Jena. Ele permaneceu na escuridão demente até sua morte em 25 de agosto de 1900.
Colapso mental e morte (1889–1900) Em 3 de janeiro de 1889, Nietzsche sofreu um colapso mental. Nietzsche teria testemunhado o açoitamento de um cavalo no outro extremo da Piazza Carlo Alberto, e então correu em direção ao cavalo, jogou os braços ao redor de seu pescoço para protegê-lo e, em seguida, caiu no chão.
Weimar, Alemanha
Friedrich Nietzsche/Local de falecimento
Friedrich Nietzsche, filósofo, poeta e filólogo alemão, cujo pensamento é considerado como um dos mais radicais, ricos e sugestivos do século XX, morreu em Weimar, em 25 de agosto de 1900. Sua delicada saúde -- marcada pela pouca visão e constantes enxaquecas --, o obrigou a se aposentar em 1889.
O que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte. Friedrich Nietzsche Crepúsculo dos Ídolos.
O alemão defendia que cada um deveria estar consciente de seu próprio corpo e do mundo real em que vive. Ele disse para seus leitores para não viverem em um sonho ou tomarem decisões pautadas em pensamentos irreais. Ele acreditava que a ideia de céu era fruto de uma incapacidade de lidar com a vida no mundo.
Uma doença do estômago também o incomodava e mais tarde ele quase ficou cego – possivelmente por causa de uma sífilis não curada. Após ter enviado mais e mais cartas e anotações com traços de megalomania, Nietzsche foi internado em clínicas psiquiátricas, primeiro em Basel e depois em Jena.
25 de agosto de 1900 Friedrich Nietzsche/Data de falecimento
Nietzsche defendia a inexistência em vários sentidos: de Deus, da alma e do sentido da vida. Para ele, o ser humano deveria abandonar as muletas metafísicas, a chamada morte dos ídolos. O filósofo se opunha aos dogmas da sociedade, principalmente ao defender que a verdade era uma ilusão.
Biografia de Friedrich Nietzsche. Friedrich Nietzsche (1844-1900) foi um filósofo, escritor e crítico alemão que exerceu grande influência no Ocidente. Sua obra mais conhecida é “Assim Falava Zaratustra”. O pensador estendeu sua influência para além da filosofia, penetrando na literatura, poesia e todos os âmbitos das belas artes.
Apesar da inclinação à rotina professoral, Nietzsche sofria com enxaquecas, problemas digestivos e respiratórios crônicos, que o fizeram abandonar o cargo na universidade. Na década seguinte, com ajuda de amigos e vivendo de uma minguada pensão, o filósofo realizou diversas viagens para outros países, atrás de climas mais amenos.
Na obra, estão as ideias-chaves do pensamento de Nietzsche: a ideia de Super-Homem, a ideia de Transmutação de Valores, a ideia de Espírito Senhoril e a ideia de Eterno Retorno. Que derrotariam a moral cristã e o ascetismo servil.
Tais ambiguidades se refletem não só na vida de Nietzsche, mas também em sua doença terminal e morte. Na sequência de um surto psicótico em 1889, com a idade de 44 anos, ele foi internado no manicômio de Basileia e em 18 de janeiro de 1889 foi transferido para o manicômio de Jena.
O que é um texto não literário?
Quantos ml de Monovin a colocar no shampoo de 400 ml?
Como aplicar o Monovin A em cavalos?
Como usar o Monovin B12 no cabelo?
Como esconder as manchas brancas na pele?
Como usar o fertilizante 10x10x10?
Como aplicar Metronidazol no aquário?
Como saber se eu tenho assinatura digital?
Como usar o LocalDate em Java?
Como usar o Matizador meu liso?
Como identificar pessoas visuais?