Qual o juízo competente a realizar o exame de admissibilidade recursal?

Pergunta de Cátia Ema de Mendes em 27-05-2022
(55 votos)

Normalmente o recurso é interposto perante o órgão responsável pela prolação da decisão recorrida (juízo a quo), e posteriormente é repassada ao órgão responsável pela análise do mérito recursal (juízo ad quem). Assim, o juízo de admissibilidade, às vezes, é feito perante esses dois juízos.

Quem faz o juízo de admissibilidade dos recursos?

O juízo de admissibilidade consiste na atividade judicial pela qual o Poder Judiciário analisa se foram preenchidos os requisitos mínimos exigidos para que a sua inércia seja rompida.


Quem faz juízo de admissibilidade CPC?

Ademais, é importante destacar que no CPC/73, a decisão proferida pelo Juiz de 1º grau quanto à inadmissibilidade do Recurso de Apelação é suscetível de Agravo de Instrumento; no Novo CPC não é mais possível, eis que a responsabilidade é exclusiva do Tribunal de Justiça em analisar a admissibilidade.

Quem julga o juízo de admissibilidade?

A interposição do Recurso Especial é feita perante o Tribunal de origem, sendo dirigido ao Superior Tribunal de Justiça que exerce a competência constitucional para o seu julgamento. No Tribunal de origem, há o Juízo de admissibilidade do recurso, por despacho da Presidência ou da Vice-Presidência.

Como é feito o juízo de admissibilidade?

O Juízo de admissibilidade ou de prelibação ocorre quando o juízo a quo verifica, após a interposição do recurso, se este deve ser ou não ser recebido e processado. Faz – se análise da presença ou ausência dos pressupostos objetivos e subjetivos, assim positiva, o recurso será conhecido.

PROCESSO CIVIL: O que quer dizer JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL?


44 curiosidades que você vai gostar

Quanto tempo demora um recurso de admissibilidade?

Sendo assim, o recurso intempestivo não será conhecido. Os prazos de interposição são, em regra, de 15 dias úteis, salvo o embargo de declaração que tem prazo de 5 dias úteis; (vi) preparo: custas de preparo (correspondem às taxas para entrar com o recurso).

Quais são os requisitos de admissibilidade?

Esse é um requisito objetivo, segundo o qual o recurso a ser interposto tem que ser um recurso adequado. Ou seja, a parte deve verificar qual é o tipo de decisão proferida da qual se quer recorrer, o motivo da decisão, e interpor aquele que seja o recurso adequado para o seu caso.

O que é julgamento de admissibilidade?

A doutrina chama o exame destes requisitos de juízo de admissibilidade ou prelibação. ... O exame do recurso pelo seu fundamento, isto é, saber se o recorrente tem ou não razão quanto ao objeto do recurso, denomina-se juízo de mérito ou de libação.

De quem é a competência para a análise dos pressupostos recursais de admissibilidade?

Este deve ser formulado por advogado com procuração para tal mesmo em Juizados Especiais. Se este não havia juntado a procuração lhe será dado um prazo em prol de regularizar a situação em atendimento ao princípio da Economia Processual, artigo 76, §2 do CPC.



Outras questões

Como a poluição afeta o ciclo do nitrogenio?

Qual o país que o homem tem direito a sete mulher?

Como funciona o redirecionamento de chamadas?

O que o governo faz com o dinheiro dos impostos?

Quais são os elementos da administração escolar?

Quais são os tipos de cardápio?

O que muda após a Constelação Familiar?

Qual a diferença entre interpretação e integração jurídica?

O que fazer para disfarçar a raiz branca do cabelo?

Como saber se madeira e MDF?

O que servir em um jantar de massas?

O que é MDP 12 mm?

Quais são os três critérios da classificação das bases?

Como requentar marmitex?

Porque declarar Imposto de Renda?

O que é autonomia segundo a filosofia?

O que é o Bloco K da ECD?

Qual é a fruta do Diabo?

Qual parto ganha mais dinheiro?

O que pode substituir aluno?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com