Para prevenir a formação de novas pedras de oxalato de cálcio, é importante evitar alimentos ricos em oxalato como espinafre, morango, beterraba, chocolate, café, chá preto, cola, soja e oleaginosos como castanhas ou nozes.
Para eliminar as pequenas pedras nos rins e evitar que se forme outras é importante beber pelo menos 2,5L de água por dia e ter cuidados com a alimentação, como evitar o consumo exagerado de carnes e reduzir o consumo de sal.
Como diminuir o oxalato dos alimentos
Para diminuir a quantidade de oxalato dos alimentos é importante evitar comê-los crus, escaldando com água fervendo e dispensando a primeira água de cozimento do espinafre, da beterraba e do broto de bambu, por exemplo.
Apesar de na maioria dos casos os cristais de oxalato de cálcio não estarem associados a alterações graves, para evitar a sua formação é importante consumir bastante água durante o dia e ter uma alimentação adequada, de forma a não consumir quantidades acima do recomendado por dia de cálcio.
Como forma de reduzir os níveis de cálcio, o médico poderá indicar uso de soro na veia e remédios como diuréticos, calcitonina ou bifosfonatos, por exemplo.
30 curiosidades que você vai gostar
Portanto, é importante ficar atento aos maiores responsáveis pela perda de cálcio através da urina, fezes e suor: o sal, a cafeína, o tabaco, as bebidas alcoólicas e a falta de exercício físico. O cálcio dos ossos tende a dissolver-se na corrente sanguínea, depois passa pelos rins e é excretado através da urina.
O exame de cálcio urina, amostra isolada busca checar a urina do paciente para a presença de cálcio ou mesmo de cristais de oxalato de cálcio. A presença dessas substâncias na urina pode ser um indicador de que o indivíduo sofre de pedras nos rins, os chamados cálculos renais.
Os principais alimentos fontes de oxalato são o espinafre, ruibarbo, acelga, amaranto, batata doce, beterraba e cacau em pó desidratado. Alguns outros vegetais como as brássicas (couve, brócolis, repolho e folha de nabo) possuem melhor absorção de cálcio por não precisarem do oxalato para se proteger.
Como mostrado acima, figos secos, abacaxi e ameixas contêm quantidades relativamente altas de oxalato. Além disso, qualquer versão seca de frutas frescas ricas em oxalato (veja a próxima seção) também conterá altas concentrações. As framboesas são a fonte de fruta mais significativa do oxalato.
Como chama costelinha de porco em Portugal?
Quanto tempo um turista pode ficar em Israel?
Quais as consequências do latifúndio para um país?
Quais são as infrações leves de trânsito?
Porque não existe meio-tom entre mi é fá?
Quais são os 29 folguedos alagoanos?
O que vem a ser competência tributária?
Quando surgiu o conceito de meritocracia?
O que é melhor QLED ou Crystal UHD?
Como é feita a ureia agrícola?
Qual o chá caseiro para hemorroida?
Quantos anos dura o motor de uma geladeira?
Tem como transferir dinheiro de Portugal para o Brasil?