Argônio
Argônio puro é o gás de proteção mais popular, utilizado tanto para soldagem MIG quanto TIG, de ligas de alumínio. Misturas de argônio e hélio são a segunda mais empregada, e hélio puro é geralmente utilizada para aplicações especiais em TIG.
Usar tocha com corpo reto, não curvo. Usar bicos de contato retos para reduzir encavalamento e explosão do arco no diâmetro interno do bico de contato. Use conduítes não metálicos (Teflon/Nylon) na entrada e na saída. Os fabricantes de tocha possuem produtos específicos para soldagem de alumínio.
Embora a maioria opte pela solda TIG pelo seu maior controle na fusão de alumínio, a solda MIG pode também ser utilizada – com sucesso – para soldar alumínio.
Como não se utiliza gás, é necessário o uso de um arame especial, chamado de “Arame Tubular”. Este é conhecido também por “arame autoprotegido”. Lembre-se de verificar com seu fornecedor e na caixa do produto se este é o Arame Tubular auto protegido para soldar MIG sem gás.
Argônio
Na soldagem MIG/MAG de aço inoxidável é recomendado como gás de proteção o Argônio puro ou misturado com pequenas porcentagens de oxigênio ou dióxido de carbono [5]. O Argônio (Ar) é um gás inerte com baixo potencial de ionização, baixo potencial de oxidação e baixa condutividade térmica.
argônio O gás de proteção básico para soldagem MIG/MAG é o argônio (Ar). Hélio (He) pode ser adicionado para aumentar a penetração e fluidez da poça de fusão.
10 passos para fazer uma solda em alumínio
Antes de começarmos a dica de hoje é importante que você conheça as características metalúrgicas do alumínio. A soldagem do alumínio pelos processos MIG e TIG tem muitos mitos. É comum escutarmos a afirmação de que soldar alumínio é complicado demais.
A soldagem do alumínio pelos processos MIG e TIG tem muitos mitos. É comum escutarmos a afirmação de que soldar alumínio é complicado demais. Quando na realidade os cuidados não são muito diferentes da soldagem com aço carbono ou aço inoxidável.
Desta forma, a soldagem torna-se simples. Aqui vão as principais particularidades do alumínio e que o diferenciam de outros metais: O ponto de fusão do alumínio é de 660°C e o do aço carbono é de 1.371°C. Esta diferença faz com que soldas de chapas finas em alumínio sejam feitas em alta velocidade, nos processo MIG e TIG.
Como terminou a Guerra de Tróia?
Como foi o início de Van Gogh na pintura?
Como se formou a religiosidade brasileira?
Como foi o processo de construção de Fortaleza?
Qual a função dos registradores que ficam localizados dentro da CPU?
Como comer 1900 calorias por dia?
Como se lê 29 5 representação decimal?
Quantos são os números de 1 a 1000 em que aparece o dígito 9?
Como medir a potência de um aparelho?
Quanto tempo uma calopsita começa a botar?
Quantos litros cabem em um recipiente cujo volume e 2m³?
Como saber quanto de internet eu usei?
Quantas vezes ao dia tomar floratil?