Vectoeletronistagmografia (Exame da labirintite)
Vectoeletronistagmografia (exame da labirintite)
O exame clínico e uma boa anamnese ainda são os melhores meios de se diagnosticar as labirintopatias conhecidas como Labirintite. O exame subsidiário que mais auxilia no diagnóstico das disfunções Labirínticas é o Exame Otoneurológico.
O objetivo é identificar o nível de localização do distúrbio e o lado acometido, além de graduar a intensidade da doença. A tomografia computadorizada e a ressonância magnética de cabeça também podem contribuir com a investigação, uma vez que mostram alterações compatíveis com as labirintopatias."
A maior parte dos casos são decorrentes de uma infecção viral, que faz com que o labirinto fique inflamado. Diversos vírus podem causar a doença, mas geralmente ela inicia após uma infecção viral comum, como um resfriado ou uma gripe (contudo, existem outras causas).
18 curiosidades que você vai gostar
Recomendações para prevenir crises de labirintiteEvite ingerir álcool. ... Não fume;Controle os níveis de colesterol, triglicérides e a glicemia;Opte por uma dieta saudável que ajude a manter o peso adequado e equilibrado;Não deixe grandes intervalos entre uma refeição e outra;Pratique atividade física;
Segundo neurologistas, labirintite é rara e grave; cerca de 70% dos casos de vertigem são, na verdade, vertigem posicional paroxística benigna, ou VPPB. Muita gente quando sente tontura logo relaciona o problema com labirintite.
Os sintomas de uma crise de labirintite emocional são semelhantes aos de uma labirintite comum, sendo os principais:Náuseas e tonturas;Zumbido constante no ouvido;Dificuldade para ouvir ou perda momentânea da audição;Sensação de ouvido entupido;Desequilíbrio.
O exame é indolor, dura aproximadamente 45 minutos e são utilizados eletrodos de superfície no rosto do paciente, semelhantes aos eletrodos usados em eletrocardiogramas, conectados a um programa de computador, que analisará os sinais originados de movimentos oculares involuntários, denominados nistagmos.
Realizado tanto por otorrinolaringologistas como por fonoaudiólogos, o exame utiliza eletrodos fixados no paciente para captar sinais originados dos nistagmos.
O teste é realizado pela colocação de uma pequena sonda no conduto auditivo externo em uma das orelhas e um fone na outra. Através da sonda é injetada uma ligeira pressão no conduto auditivo externo, e pelo fone o paciente ouvirá estímulos sonoros.
Registro do Nistagmo Pendular
Exame indicado para pacientes com queixas de náuseas, tonturas e episódios de falta de equilíbrio. O teste é simples: o paciente deve acompanhar com os olhos – sem mover a cabeça – os movimentos de um pêndulo.
Para evitar que os sintomas da labirintite piorem durante as crises, tente o seguinte:Deite e descanse quando os sintomas se manifestarem.Retorne à atividade gradualmente.Evite mudanças de posição repentinas.Não tente ler quando os sintomas surgirem.Evite luzes fortes.
Aprenda a controlar a doençaProcure eliminar o cigarro, a cafeína e o álcool.Não fique muito tempo em jejum. Então, cuidado com as dietas radicais. ... Aumente a ingestão de água: beba pelo menos seis copos por dia.Repouse, mas sem exageros. Caminhe meia hora por dia.Evite os sucos de fruta industrializados.
Como reconhecer a labirintite? O sinal mais conhecido da labirintite é a vertigem, quando você sente que tudo ao seu redor está se movimentando. Porém, existem outros sintomas que pedem atenção: tonturas, náuseas, suor excessivo, perda da audição, desequilíbrio, zumbido.
Quando o labirinto está inflamado causa dor, ou seja, a labirintite não é só a tontura, pois se existe uma inflamação, existe dor no local, porém não é considerada uma dor de cabeça. Ou seja, o labirinto inflamado ou até mesmo as tonturas (vertigem posicional paroxística benigna) não causam dor de cabeça.
Uma alimentação boa para labirintite não deve incluir o consumo de:Balas, chocolates, bolos, biscoitos recheados, sorvetes, doces e outros alimentos ricos em açúcar;Pão, macarrão, tortas, salgados, salgadinhos e bolachas;Bebidas estimulantes, como o café, refrigerantes de cola e o chá mate;Bebidas alcoólicas;
Evite consumir alimentos com muito açúcar. O ideal é trocar doces por frutas, como: banana, laranja, mamão e abacaxi.
Para saborear uma sobremesa sem riscos, o jeito é apostar no consumo de frutas como banana, abacaxi, maçã e pera.
Uma crise de labirintite pode passar em alguns minutos, mas dependendo da intensidade da crise, os sintomas chegam a durar horas e até mesmo dias.
Podemos também classificar o nistagmo consoante a direção dos movimentos dos olhos. A classificação é efetuada tendo por base o plano dos movimentos e não a direção do olhar. Dizemos que estamos perante um nistagmo pendular se a velocidade do movimento dos olhos é a mesma em ambas as direções.
Este exame faz parte da rotina otoneurológica, que visa avaliar de forma minuciosa o paciente com alterações do sistema vestibular (equilíbrio), incluindo as doenças do labirinto, popularmente conhecidas como "labirintites".
O exame otoneurológico é feito com eletrodos que são colocados na região dos olhos e da testa, que avaliam, por exemplo, o movimento que eles fazem. Esses mesmos eletrodos acompanham o movimento dos olhos do paciente ao fazer certos movimentos, como virar a cabeça para os lados, por exemplo.
O Exame Impedanciometria serve para avaliar a membrana timpânica e os ossículos do ouvido médio, podendo identificar e/ou avaliar infecções, disfunção tubária e reflexos auditivos. É também um exame de rotina para cirurgia no ouvido e usado para confirmar resultados de audiometria.
A Imitanciometria ou Impedanciometria é uma parte da avaliação auditiva que analisa o ouvido médio, a cavidade timpânica. Consiste num pequeno dispositivo (sonda) que é introduzido na parte externa do canal auditivo e mede “a pressão” dentro desta cavidade, bem como os reflexos da musculatura interna do ouvido.
Como os esportes de rede e parede também são chamados?
O que os Epicureus e os estoicos tem em comum com Platão e Aristóteles?
Como os gatos de rua se protegem do frio?
Quais são as cinco categorias para classificar a comunicação não verbal?
Quais os efeitos dos Florais de Bach?
Qual a alimentação dos franceses?
O que é necessário para começar uma construção?
É correto chamar o juiz de doutor?
Qual a diferença entre inglês e britânico?
Como dizer que sou estagiário em inglês?